Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 5º Período (6ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Ângulos Complementares e Suplementares
Antes uma breve revisão sobre ângulos.
Observe a imagem
A imagem é uma parte da região, de um campo de futebol, onde os atletas cobram o escanteio. Nela podemos perceber que o “cantinho” é o encontro de duas linhas, a lateral e a linha do fundo do campo.
Imagem: canva.com.br/ângulo
Em Matemática, essa imagem é um exemplo de ÂNGULO.
Podemos então definir ângulo como sendo a medida da região, interna ou externa, formada por duas semirretas (as linhas do campo) de mesma origem. Essa medida é representada por um valor cuja unidade é o GRAU. Quanto maior for essa medida, maior será o ângulo.
O principal instrumento para se medir ângulos é o TRANSFERIDOR.
Representação geometricamente de um ângulo
A imagem representa um ângulo, onde:
- AÔB = nome do ângulo.
- OA e OB (semirretas) são os lados do ângulo.
- O ponto O é o vértice do ângulo AÔB
Imagem do autor feita Geogebra
Classificação dos ângulos
Podemos classificar os ângulos de acordo com sua medida:
- Reto: com medida igual a 90°.
- Raso: ângulo com medida igual a 180°.
- Agudo: ângulo com medida menor do que 90°.
- Obtuso: ângulo com medida entre 90° e 180°.
Veja as imagens:
Agora podemos definir ângulos complementares e suplementares.
Ângulos Complementares e Suplementares
A definição de ângulos complementares e suplementares está relacionada com a soma de dois ângulos.
Se a soma entre dois ângulos for igual a 90°, dizemos que esses dois ângulos são complementares.
Se essa soma for igual a 180° dizemos que eles são suplementares.
Veja os exemplos:
Para finalizar, o que é complemento e suplemento de um ângulo?
O complemento e o suplemento de um ângulo é a medida que falta para completar, respectivamente, 90° e 180°.
Por exemplo, o complemento de um ângulo de medida igual 60° é 30° e o suplemento de um ângulo de medida igual a 70° é 110°.
Ficamos por aqui.
Agora vamos para as atividades
QUESTÃO 01
Classifique os ângulos abaixo de acordo com sua medida.
QUESTÃO 02
Os ângulos AÔB e CÔD são complementares. Neste caso, a soma desses ângulos é igual a
(A) 80°.
(B) 90°.
(C) 180°.
(D) 360°.
QUESTÃO 03
Na figura abaixo, o ângulo MÔN é reto, então podemos afirmar do ângulo LÔN é igual a
Imagens produzidas no site canva.com.br
(A) 20°.
(B) 30°.
(C) 40°.
(D) 50°.
QUESTÃO 04
Observe as figuras abaixo e indique a medida, aproximada, dos ângulos indicados pelas letras a, b, c e d.
SAIBA MAIS
Assista o vídeo no canal do prof. Hélio e aprenda um pouco mais sobre ângulos.
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática |
Componente Curricular | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Conteúdos. | (EJAMA0516) Reconhecer ângulos complementares e suplementares. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 7° ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 7° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 7° e 8º ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018. |