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Matemática – Análise de Gráficos e Tabelas: testes diversos preparatórios para a Prova Brasil

Olá! Esta aula de Matemática é destinada a educandos da 8ª Série da Eaja.

Gráfico Crescimento Finança – Imagens grátis no Pixabay

Nesta aula iremos resolver e propor questões sobre gráficos e tabelas aplicadas em concursos e avaliações do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Assista à videoaula do professor Hélio sobre essa temática.

ANÁLISE DE GRÁFICOS E TABELAS | AULA 9 | 8ª SÉRIE – EAJA | MATEMÁTICA

Análise de Gráficos

Os gráficos são importantes para analisar comportamentos, metas, recursos e desempenho de uma empresa, de um projeto ou até mesmo de um governo. Na área econômica, eles ajudam nos balanços financeiros, na aplicação de recursos ou na cotação de moedas e produtos. Na mídia, são muito comuns para ilustrar ou complementar a informação tratada.

Nesta atividade iremos abordar 3 tipos de gráficos: gráfico de setor circular, gráfico de barras ou colunas e gráfico de linha.

Gráfico de setor circular: formado por fatias que somadas compõe 100% do círculo. Existe uma relação de proporcionalidade entre cada fatia com o círculo.

Gráfico de barras ou colunas: compara dados entre várias categorias e entre itens individuais.

Gráfico de linhas: compara dados lineares ao longo do tempo, ou seja, mostra a evolução de uma ou mais variáveis ao longo do tempo.

Imagens disponíveis em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 9° ano, pp 182, 183, e 184

Problemas Resolvidos

  1. Uma empresa de exportação de alimentos (soja, café e milho) apresentou o seguinte gráfico de colunas empilhadas
Imagens disponíveis em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 9° ano, p 186.

a) Explique o significado de cada parte colorida de cada coluna.

Resposta esperada: As partes coloridas representam o tipo de alimento (soja, café e milho) exportados por ano desta empresa.

b) É possível identificar se a arrecadação pela exportação de algum dos três produtos sempre aumentou de um ano para outro? Que produto foi esse? 

Resposta esperada: Sim, o milho.

c) Em que ano a exportação de cada um dos produtos teve a maior arrecadação?

Resposta esperada: Soja 2017, café 2018 e milho 2019

d) Em que ano a soja foi responsável por mais da metade da arrecadação da exportação? 

Resposta esperada: 2017 

2. (OBM) Os resultados de uma pesquisa das cores de cabelo de 1 200 pessoas são mostrados no gráfico abaixo. Quantas dessas pessoas possuem o cabelo loiro?

Imagens disponíveis em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 9° ano, p 192

Resposta esperada: Observando o gráfico a cor do cabelo com maior porcentagem é o castanho, logo devemos calclar 30% de 1200. Conforme o estudado em aulas anteriores, 30% de 1200 é igual a 1200:100×30= 12×30=360 pessoas.

  1. A professora de Matemática do 9ª ano de uma escola apresentou o gráfico a seguir para seus alunos analisarem.
Imagens disponíveis em: PNLD Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 9° ano, p 193.

a) Em qual turma há mais meninos? Quantos são? 

Resposta esperada: 9A, 25 meninos.

b) Quantos alunos tem a turma com a menor quantidade de alunos?

Resposta esperada: Primero devemos somar: 9A = 25 + 18 = 43, 9B =  20+15=35 e 9C = 18 + 22 = 40. Portanto a turma com a menor quantidade de alunos é o 9B com 35 alunos.

  1. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) realiza uma pesquisa mensal do valor da Cesta Básica de Alimentos em diversos municípios do Brasil. Observe o gráfico.
Imagem disponível em: PNLD Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 9º ano, p 173.

Com base nessas informações, responda às questões a seguir.

a) Em qual desses anos o valor da cesta básica no mês de janeiro foi maior? 

Resposta esperada: No ano de 2016

b) Qual é a diferença entre o valor da cesta básica no mês de janeiro dos anos 2015 e 2018? 

Resposta esperada: Devemos subtrair 417,73 – 348,30 = 69,43. A diferença é de R$69,43

c) Qual foi o porcentual de aumento do valor da cesta básica no mês de janeiro de 2016 em relação a janeiro de 2015?

Resposta esperada: Devemos fazer o seguinte cálculo: [(438,42 – 348,30)/348,30]x100  = 25,87%  

5. A tabela mostra o número de carros vendidos em certa concessionária no primeiro trimestre do ano.    

Pergunta-se:

a) Quantos carros foram vendidos do tipo X?

Resposta esperada: Devemos somar 15+23+12=50 carros.

b) Qual foi o melhor mês de venda?

Resposta esperada: Janeiro 15+16 = 31 carros, Fevereiro 23+18=41 carros e Março 12+20=32 carros. Logo a resposta será Fevereiro.

c) Quantos carros foram vendidos do tipo Y?

Resposta esperada: Devemos somar 16+18+20=54 carros.

d) Qual o mês que foram vendidos mais carros? Qual tipo?

Resposta esperada: Mês de março, 20 carros do tipo Y

PROBLEMAS PROPOSTOS

1. A inflação é o aumento sucessivo de preços de bens, produtos e serviços em uma região durante um período. Existem diferentes índices para indicar a inflação, sendo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) um dos mais utilizados. Observe o gráfico.

Imagem disponível em: PNLD Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 9º ano, p 173.

a Nesse período, em qual ano a inflação foi menor? 

b) Em qual ano a inflação foi maior: 2014 ou 2016? O que isso indica? 

c) Rafaela e Jorge trabalham em uma empresa e nos anos de 2016 e 2017 tiveram dois reajustes salariais referentes à inflação do ano correspondente, medido pelo IPCA. Sabendo que antes desses reajustes o salário de Rafaela era R$ 4 030,00 e de Jorge, R$ 2 318,00, determine com uma calculadora o salário de cada um deles após esses reajustes.

2. (PROEB). O gráfico a seguir, apresenta o valor da contribuição em reais, e o número de pessoas que contribuíram para uma feira de ciências. De acordo com os dados apresentados nesse gráfico, qual foi o total arrecadado para essa feira?

3. (PROEB). Uma casa de lanches faz a promoção do dia, mostrada no quadro a seguir. Sabendo que Dora comprou um produto de cada um que aparece na tabela, quanto ela pagou pela compra?

Ficamos por aqui. Não esqueçam de acessar os vídeos do canal do Prof. Hélio para aprender um pouco mais. Link: (4) Professor Helio Roberto da Rocha – YouTube 


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAMA0835) Análise de gráficos e tabelas divulgados pela mídia: elementos que podem induzir a erros de leitura ou de interpretação: Análise crítica e interpretação de diferentes gráficos: barras, colunas, linhas, setores, etc. 
Referências:Giovanni Júnior, José Ruy – A conquista da matemática: 9o ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
Souza, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 9º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).