You are currently viewing Matemática – A porcentagem e a proporcionalidade

Matemática – A porcentagem e a proporcionalidade

Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Porcentagem e Proporcionalidade

O que seria de nós sem a porcentagem?

Frequentemente nos deparamos com um problema em que há a necessidade de se calcular acréscimos, descontos, juros, multas, etc. e precisamos dela, a PORCENTAGEM. E o que fazer se não tivermos a nossa “amiga calculadora”?

canva.com/porcentagem

A proporcionalidade direta

A proporcionalidade está diretamente ligada com as grandezas. Mas o que é grandeza?

Grandeza é tudo aquilo que se pode medir ou calcular, então, porcentagem e valor em reais, são grandezas.

As grandezas porcentagem e valores em reais são diretamente proporcionais, pois ao aumentar uma delas, a outra também aumenta e, ao diminuir uma, a outra também diminui.

Lembrando que os aumentos devem ser calculados utilizando a multiplicação e a divisão.

Como calcular a porcentagem utilizando a proporcionalidade?

Já sabemos que:

  • 100% de um valor qualquer, por exemplo 200 reais, corresponde ao valor total, ou seja, 200 reais.
  • Então podemos afirmar que 50% de 200 reais equivalem a 100 reais, pois dividimos a porcentagem por 2 e devemos, também, dividir o valor em reais por 2. Grandezas diretamente proporcionais.

Sabendo disso, vamos calcular algumas porcentagens.

Calcular 100%, 50%, 25%, 75% e 10% de 600 reais.

Utilizando uma tabela, teremos:

E 10% de 600 reais, como você explica os resultados?

Desta forma, quando houver a necessidade de se calcular uma porcentagem e não tivermos uma calculadora em mãos, pode-se utilizar a proporção. Se os valores não forem exatos, pode-se fazer uma aproximação e decidir “comprar” ou “não comprar” o presente.

Atividade

Questão 01

20% de R$500,00 é igual a

(A) 50 reais.

(B) 75 reais.

(C) 100 reais.

(D) 150 reais.

Questão 02

Preencha a tabela abaixo utilizando a proporcionalidade para determinar o valor, em reais, de cada porcentagem.

Questão 03

Se 10% de R$80,00 é igual a 8 reais, então:

(A) 5% de R$80,00 é igual a 2 reais.

(B) 5% de R$80,00 é igual a 4 reais.

(C) 5% de R$80,00 é igual a 5 reais

(D) 5% de R$80,00 é igual a 15 reais

Questão 04

Indique as porcentagens de cada imagem a seguir, lembrando que:

canva.com/círculo

Saiba mais

Assista aos vídeos no canal do Prof. Hélio para saber um pouco mais sobre porcentagem.

canal do professor Hélio <YouTube>
AutoriaProfessor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática
Componente Curricular:Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAMA0417) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”.
ReferênciasSOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018.
GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018.
PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 6° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018.