Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Porcentagem e Proporcionalidade
O que seria de nós sem a porcentagem?
Frequentemente nos deparamos com um problema em que há a necessidade de se calcular acréscimos, descontos, juros, multas, etc. e precisamos dela, a PORCENTAGEM. E o que fazer se não tivermos a nossa “amiga calculadora”?
canva.com/porcentagem
A proporcionalidade direta
A proporcionalidade está diretamente ligada com as grandezas. Mas o que é grandeza?
Grandeza é tudo aquilo que se pode medir ou calcular, então, porcentagem e valor em reais, são grandezas.
As grandezas porcentagem e valores em reais são diretamente proporcionais, pois ao aumentar uma delas, a outra também aumenta e, ao diminuir uma, a outra também diminui.
Lembrando que os aumentos devem ser calculados utilizando a multiplicação e a divisão.
Como calcular a porcentagem utilizando a proporcionalidade?
Já sabemos que:
- 100% de um valor qualquer, por exemplo 200 reais, corresponde ao valor total, ou seja, 200 reais.
- Então podemos afirmar que 50% de 200 reais equivalem a 100 reais, pois dividimos a porcentagem por 2 e devemos, também, dividir o valor em reais por 2. Grandezas diretamente proporcionais.
Sabendo disso, vamos calcular algumas porcentagens.
Calcular 100%, 50%, 25%, 75% e 10% de 600 reais.
Utilizando uma tabela, teremos:
E 10% de 600 reais, como você explica os resultados?
Desta forma, quando houver a necessidade de se calcular uma porcentagem e não tivermos uma calculadora em mãos, pode-se utilizar a proporção. Se os valores não forem exatos, pode-se fazer uma aproximação e decidir “comprar” ou “não comprar” o presente.
Atividade
Questão 01
20% de R$500,00 é igual a
(A) 50 reais.
(B) 75 reais.
(C) 100 reais.
(D) 150 reais.
Questão 02
Preencha a tabela abaixo utilizando a proporcionalidade para determinar o valor, em reais, de cada porcentagem.
Questão 03
Se 10% de R$80,00 é igual a 8 reais, então:
(A) 5% de R$80,00 é igual a 2 reais.
(B) 5% de R$80,00 é igual a 4 reais.
(C) 5% de R$80,00 é igual a 5 reais
(D) 5% de R$80,00 é igual a 15 reais
Questão 04
Indique as porcentagens de cada imagem a seguir, lembrando que:
canva.com/círculo
Saiba mais
Assista aos vídeos no canal do Prof. Hélio para saber um pouco mais sobre porcentagem.
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática |
Componente Curricular: | Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAMA0417) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ano: ensino fundamental: anos finais / Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. PATARO, Patricia Moreno Matemática essencial 6° ano: ensino fundamental, anos finais / Patricia Moreno Pataro, Rodrigo Balestri. – 1. ed. – São Paulo: Scipione, 2018. |