Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Introdução
Já parou para pensar em como os triângulos estão presentes em tudo à nossa volta? Nas casas, nas pontes, nos telhados. Eles são figuras geométricas muito importantes e possuem propriedades bem interessantes. Hoje, vamos falar sobre duas delas: a condição para que um triângulo exista e a soma dos ângulos internos de um triângulo.
Imagem do canva.com/triângulo
A Condição de Existência de um Triângulo
Imagine que você tem três palitos de tamanhos diferentes. Será que você consegue juntar esses palitos e formar um triângulo? Nem sempre isso é possível! Para que um triângulo exista, os palitos (ou os lados do triângulo) precisam ter um tamanho especial.
A Condição (Regra)
Para formar um triângulo, a medida de qualquer lado deve ser menor que a soma das medidas dos outros dois lados
Exemplo 1
Imagine que você possui três palitos com comprimentos diferentes: um palito mede 3 cm, o segundo mede 5 cm, e o terceiro mede 9 cm. Agora, a pergunta que surge é: será que é possível organizar esses três palitos de forma a construir um triângulo?
A resposta é não!
Justificativa:
- O palito de medida 9cm não é menor do que a soma das medidas dos outros dois palitos, 3 cm e 5 cm.
Imagem do Autor produzida no Geogebra
Exemplo 2
A mesma questão para palitos com 3 cm, 5 cm e 7 cm?
A resposta é sim!
Justificativa:
- O palito de medida 3 cm é menor do que a soma das medidas dos outros dois palitos, 5 cm e 7 cm.
- O palito de medida 5cm é menor do que a soma das medidas dos outros dois palitos, 3 cm e 7 cm.
- O palito de medida 7 cm é menor do que a soma das medidas dos outros dois palitos, 3 cm e 5 cm.
Imagem do Autor produzida no Geogebra
A Soma dos Ângulos Internos de um Triângulo
Outro fato interessante sobre os triângulos é que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo sempre dá o mesmo resultado.
A Propriedade (Regra)
A soma das medidas dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre igual a 180 graus.
Imagem do Autor produzida no Geogebra
Exemplo
Em um triângulo, a soma dos ângulos internos é sempre 180º. Suponha que temos um triângulo, no qual dois dos seus ângulos internos já são conhecidos: o primeiro ângulo mede 48º e o segundo mede 79º. Sabendo disso, queremos descobrir qual é a medida do terceiro ângulo interno desse triângulo
Resolução:
Para resolver o problema, vamos utilizar a propriedade fundamental dos triângulos, que diz que a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º.
Temos dois ângulos conhecidos:
- O primeiro ângulo mede 48º.
- O segundo ângulo mede 79º.
Vamos somar esses dois ângulos: 48º+79º=127º
Agora, para encontrar a medida do terceiro ângulo, vamos subtrair essa soma de 180 graus: 180º−127º=53º
Portanto, a medida do terceiro ângulo interno desse triângulo é 53º.
Por que isso é importante?
Saber sobre a condição de existência de um triângulo e sobre a soma dos seus ângulos internos é importante por vários motivos:
- Na hora de construir uma casa, uma ponte ou qualquer outra estrutura, é fundamental saber quais medidas os lados de um triângulo podem ter para garantir que a construção seja estável.
- Muitas vezes, em problemas de matemática, precisamos encontrar medidas de ângulos ou de lados de triângulos.
- A geometria está presente em tudo ao nosso redor. Ao entender as propriedades dos triângulos, você estará dando um passo importante para compreender melhor o mundo à sua volta.
Em resumo
- Para que um triângulo exista: Cada lado precisa ser menor que a soma dos outros dois lados.
- A soma dos ângulos internos de um triângulo: Sempre dá 180 graus.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
QUESTÃO 01
Para que um triângulo exista, é necessário que
(A) a medida de cada lado seja igual à soma das medidas dos outros dois lados.
(B) a medida de cada lado seja menor que a soma das medidas dos outros dois lados.
(C) a soma das medidas de dois lados seja sempre menor que a medida do terceiro lado.
(D) a soma das medidas dos três lados seja igual a 180 graus.
QUESTÃO 02
A soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo qualquer é sempre igual a
(A) 90° .
(B) 180°.
(C) 270° .
(D) 360°.
QUESTÃO 03
Ana e Carlos estão desenhando um triângulo e decidiram nomear os vértices como A, B e C, formando o triângulo ABC. Ana mediu o ângulo no vértice A e descobriu que ele é de 50 graus. Carlos, usando um transferidor, mediu o ângulo no vértice B e encontrou 70 graus. Agora, eles querem saber qual é a medida do ângulo no vértice C para completar o triângulo ABC, sabendo que a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre 180 graus. Qual é a medida do ângulo C?
QUESTÃO 04
Imagine que você tem três pedaços de barbante com 5cm, 7cm e 12cm de comprimento e deseja formar um triângulo com eles. Para verificar se é possível construir um triângulo, é importante lembrar do princípio básico da desigualdade triangular, que diz que a soma das medidas de dois lados de um triângulo deve ser sempre maior que a medida do terceiro lado. Com isso em mente, será que esses três segmentos, de 5 cm, 7 cm e 12 cm, podem formar um triângulo?
SAIBA MAIS
Aprenda um pouco mais sobre este assunto nos vídeos do canal do Prof. Hélio
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática |
Componente curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0519) Reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados (desigualdade triangular) e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6° ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024. |