You are currently viewing Lista de compras ajuda a economizar?!

Lista de compras ajuda a economizar?!

Olá! Você tem algum hábito que te ajuda a poupar dinheiro? Alguns hábitos simples podem facilitar e nos ajudar a economizar não só o dinheiro, mas também o tempo. Esse é o caso da elaboração de lista, pois ela nos ajuda na organização das nossas atividades. O hábito de elaborar listas contribui para economia doméstica porque evitam o desperdício de tempo, e principalmente, dinheiro.

Elaborar listas de compras é uma prática recomendável para evitar o desperdício ou compras desnecessárias. Ela proporciona o controle do consumo e dos gastos familiares e ajuda a fazer planos organizando a renda familiar de forma racional, ou seja, comprar o suficiente, sem exageros.


Atividade 1

Leia no link a seguir, o texto “Como montar sua lista de compras do mercado”

https://marcellasalomao.com/index.php/2019/07/30/lista-de-compras-do-mercado/


Atividade 2

Reflita: Você tem o hábito de fazer lista de compras para ir ao supermercado?  Ou para ir à feira?  Você considera importante fazer listas? Já esqueceu de comprar algum produto que precisava e comprou outro produto que não precisava?  Se tivesse uma lista isso teria acontecido? 

Responda em seu caderno: O que acontece quando compramos produtos desnecessários?


Atividade 3

Acesse o link a seguir e observe a lista de compras:


Atividade 4

A lista de compras traz 10 itens, especificando a quantidade a ser comprado, valor estimado unitário e total. Agora, responda em seu caderno:

  • Refaça a lista ordenando em ordem crescente de acordo com o preço unitário dos produtos, ou seja, do mais barato para o mais caro.
  • Refaça a lista colocando metade das quantidades listadas;
  • Quanto de dinheiro precisaria para comprar metade da lista?

Atividade 5

Baseado nos exemplos anteriores, agora é sua vez. Que tal tentar fazer sua lista de compras? Vamos lá, pode te ajudar a poupar tempo e dinheiro!


ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Portuguesa(EAJALP0417) Reconhecer a função social de textos em diferentes campos da vida.
(EAJALP0413) Ler e compreender textos verbais e não verbais, tais como: relatos de observação, fontes de informação, entre outros.
(EAJALP0418) Inferir informações implícitas nos textos lidos
Matemática(EAJAMA0402) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e decomposição e a reta numérica.
(EAJAMA0409) Resolver situações-problema de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero).
(EAJAMA0429) Ler e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos.