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Língua Portuguesa – Linguagem não verbal

Olá!

O que você entendeu do texto do Garfield?! Comente com alguém da sua casa.

Leia com atenção:
A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.

Vejamos: um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete? Linguagem verbal!

Agora: o semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito? Linguagem não verbal!

A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.

Dizemos que a linguagem é mista, quando há um uso simultâneo da linguagem verbal e da não verbal para a construção da mensagem.


ATIVIDADE 1

Observe alguns exemplos:

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Cartão vermelho – denúncia de falta grave no futebol.
Charge do autor Tacho – exemplo de linguagem verbal (óxente, polo norte 2100) e não verbal (imagem: sol, cactus, pinguim).
Placas de trânsito – à frente “proibido andar de bicicleta”, atrás “quebra-molas”.
Símbolo que se coloca na porta para indicar “sanitário masculino”.
Imagem indicativa de “silêncio”.
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Placa indicando a velocidade máxima permitida.

A Interpretação de Textos

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No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal. A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia:

a) dificuldade de conexão entre as pessoas

b) aceleração da vida na contemporaneidade

c) desconhecimento das possibilidades de diálogo

d) desencontro de pensamentos sobre um assunto


Proponentes – Professores:Gláucia Ferreira Ramos
Instituição Educacional:Escola Municipal Renascer
CRE: Jarbas Jayme
EAJA –Série: 4ª Série
Componente Curricular:Língua Portuguesa                                                 
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALP0423) Reconhecer a forma, o conteúdo, o estilo e a função social dos gêneros. (EAJALP0471) Analisar os efeitos estilísticos, composicionais e temáticos dos gêneros. (EAJALP0401) Ler anedotas, piadas, cartuns, histórias em quadrinhos e tirinhas.
TemáticaLinguagem não verbal