You are currently viewing Língua Portuguesas: RECEITA: gênero da vida cotidiana.

Língua Portuguesas: RECEITA: gênero da vida cotidiana.

Esta proposta de atividade de Português, integrada com Matemática, é destinada aos estudantes do 3º período (4ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem construída no Canva. Disponível em: www.canva.com.

A Receita: um texto para fazer comidas deliciosas

Você já deve ter visto uma receita antes. Em geral ela é como um manual que detalha como fazer uma comida gostosa e é usada todos os dias por milhares de pessoas ao redor do mundo. 

As receitas começam com uma lista de ingredientes. Esses são os materiais que você precisa com suas quantidades para fazer a comida. Pode ser farinha, ovos, açúcar e muitos outros. Depois, a receita diz o que fazer com esses ingredientes no Modo de Preparo. É como seguir passos em um jogo.

Se você está fazendo um bolo, a receita dirá a quantidade e ordem para misturar os ingredientes como: farinha, ovos e açúcar em uma tigela… Depois, talvez diga para colocar a mistura em uma forma e assar no forno. Com tudo, elas também podem ser adaptadas de acordo com as necessidade ou situação como trocar açúcar por adoçante ou algum tipo de leite. Se você não gosta de um ingrediente, também pode trocá-lo por outro. Isso é chamado de “improvisar”.

Qualquer pessoa pode usar receitas, cozinheiros profissionais, crianças ou adultos. Elas podem ser encontradas em livros, sites de culinária e até mesmo em aplicativos de celular. Então, da próxima vez que você quiser fazer algo gostoso para comer, encontre uma receita e comece a cozinhar! É uma maneira divertida de experimentar novos sabores e surpreender seus amigos e familiares com suas habilidades culinárias.

Questão 1

Observe o texto abaixo e responda,

Imagem de receita construída no Canva. Disponível em: www.canva.com.

(A) crie um título para o texto.
(B) para que serve este tipo de texto em sua opinião?

Questão 2

Qual o gênero do texto trabalhado na questão anterior
(A) Carta Pessoal
(B) Receita
(C) Fatura
(D) Bilhete

Questão 3

São elementos de uma receita
(A) introdução e conclusão
(B) ingredientes e conclusão
(C) ingredientes e modo de preparo
(D) modo de preparo e modo de vender

Questão 4

Vamos pensar as quantidades da Receita?

(A) retire do texto todos os números em ordem crescente.
(B) reescreva dobrando os ingredientes para fazer 40 porções.
(C) agora reescreva os ingredientes pela metade, ou seja, para fazer 10 porções.

Questão 5

Vamos responder às palavras cruzadas, relacionadas ao texto da Questão 1?

Saber Mais

Criado em: EDUCOLORIR. Gerador de Palavras Cruzadas.  www.educolorir.com. Acesso em: 25/03/2024

AutoriaAriadiny Cândido Morais
FormaçãoPedagoga e Mestre em Educação.
Componentes CurricularesLíngua Portuguesa
Objetos de conhecimento:
Formação de leitor: apreciação de textos:  Regras de jogos e receita  


Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (até seis ordens):  Números naturais  Ordenação e comparação  Composição e decomposição
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EJALP0304) Entender boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros da vida cotidiana.


(EJAMA0301) Ler, escrever, compor, decompor, comparar e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal 
Referencial:CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 25/03/2024.

EDUCOLORIR. Gerador de Palavras Cruzadas.  www.educolorir.com. Acesso em: 25/03/2024

GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023.