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Língua Portuguesa – Variedades linguísticas

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – Variedades linguísticas é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

As variedades linguísticas estão presentes em nossas relações sociais como por exemplo em uma conversa informal, em um recado deixado por um familiar, em uma troca de mensagens pelo WhatsApp, em uma postagem de rede social. A língua portuguesa é um instrumento vivo e sofre constantes modificações, por isso quando falamos em variação linguística devemos levar em conta os diferentes formatos que a língua encontrou para ser funcional entre seus falantes, afinal a língua sofre alterações de acordo com uma série de fatores como a região, o tempo, a classe social e o nível de escolaridade.    Quando aprendemos a falar aos poucos vamos produzindo o som de palavras com os nossos familiares, essas palavras ganham novas combinações e significados. Com o passar do tempo vamos aprimorando nosso vocabulário, mas é em contato com outras pessoas que as diversidades comunicativas aparecem, pois cada pessoa é única e sua relação com a língua também. Algumas pessoas fazem uso da linguagem formal, outras trazem marcas de regionalidade e outras de jargões e gírias. Essas diferenças no uso da língua constituem as variedades linguísticas.

As gírias são exemplos de variações linguística:

Mano!

Tá ligado?

Beleza?

Tô de boa!

Dá hora!

Zuado!

Os regionalismos são exemplos de variações linguística:

Oxente!

Uai!

Trem bão demais conta!

Barbaridade!

Vixe!

Sô cê vê! Oxe!

Expressões típicas também são variações linguísticas: mexerica, bergamota, tangerina (a fruta) macaxeira, mandioca, aipim (o tubérculo). A influência de várias culturas deixou na língua portuguesa marcas que acentuam a riqueza de vocabulário, tanto nas expressões como nas nomeações, sendo toda essa diversidade comunicativa vista como variação linguística.


QUESTÃO 1

A cultura do funk ou do hip hop traz uma gama infinita de expressões ou gírias que evidenciam as relações sociais entre seus falantes. Mencione aqui alguma variação linguística pertencente a estas culturas populares.

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/rap-hip-hop-dj-bon%c3%a9-registro-1542185> Acesso em: 11 de novembro de 2022.

QUESTÃO 2

Qual das alternativas apresenta não apresenta variedade linguística:

a) Trêm bão, né, sô?

b) Tô viciado no game

c) Obrigado pela visita.

d) Num consegui dá o recado.

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/festa-junina-s%c3%a3o-jo%c3%a3o-comemora%c3%a7%c3%a3o-1490376/> Acesso em: 11 de novembro de 2022.

QUESTÃO 3

 A variação linguística deve ser vista como um desvio da norma culta, no entanto o processo comunicativo deve ser respeitado. Levando em conta o seu conhecimento sobre a linguagem padrão, faça as correções abaixo.

a) Eu tô bão demais.

b) Cê tá sabendo da novidade?

c) Tamo junto

d) Bora alí?

e) Cadê a janta?

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/pessoas-diverso-multid%c3%a3o-personagem-6026674/> Acesso em: 11 de novembro de 2022.

SAIBA MAIS

Com intuito de abordar o assunto: Variedades linguísticas, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre este fenômeno linguístico.

CANAL REGINA CACIA “Variedades linguísticas”. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=vmrexo3D7L4> Acesso em: 11 nov 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJALP0756) Identificar as variedades da língua, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.    
Referencial teórico:   CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F.Lindley. Nova gramática do português contemporâneo.  5°ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 6. ed. São Paulo: Scipione, 1999.