Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Arte é destinada a estudantes da 3ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Os textos multissemióticos estão muito presentes em nosso cotidiano. Panfletos com promoções de supermercados, cartazes, posts para redes sociais, memes e placas indicativas são alguns exemplos de textos multissemióticos. Este tipo de texto é composto por várias linguagens: verbal (oral e escrita), visual (imagens, ícones e desenhos), sonora, corporal e digital. A maioria dos textos que circulam em nossa sociedade possuem no mínimo a linguagem verbal e a visual (fotos, ilustrações, cores).
Vamos responder algumas questões?
Questão 1
A imagem da esquerda é um post para Facebook e a da direita é uma pintura da artista plástica Tarsila do Amaral, cujo título é Autorretrato. Analise as imagens. Qual delas é um texto multissemiótico? Por quê?
Questão 2
Relacione os elementos verbais que compõem o post a seguir.
Questão 3
Analise o post a seguir e responda:
A) O post foi criado com qual finalidade?
B) Em sua opinião, posts com mensagens como esta podem provocar quais sentimentos nos leitores?
Questão 4
Aprecie o grafite…
O Grafite é um dos elementos da linguagem artística visual. É um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc. Neste grafite, o artista Dmic Sulmemo desenhou a cantora Carmem Miranda. Em sua opinião, o grafite é uma maneira de levar a arte para mais pessoas?
Questão 5
A partir do que você aprendeu sobre textos multissemióticos e grafite, em sua próxima saída, escolha um grafite, fotografe-o e crie um post para sua rede social. Coloque em prática o seu novo conhecimento, combinado?
Acesse os materiais referentes a essa atividade ( slides 9 e atividade 9 para impressão) clicando aqui : https://drive.google.com/drive/folders/1mN3yVikJhruEYBVavXI9Z-6KMeopugGN?usp=sharing
Para saber um pouco mais sobre os textos multissemióticos , assista ao vídeo da professora Ana Cristina.
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa e Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0231) Ler gêneros multissemióticos reconhecendo suas linguagens. (EAJAAR0206) Reconhecer e interagir com os diferentes elementos da linguagem artística visual: pintura, gravura, murais, grafite, cinema, fotografia, arte digital, instalações, interpretando-os e ampliando o repertório pessoal e coletivo. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. https://novaescola.org.br/conteudo/16264/lingua-portuguesa-como-trabalhar-textos-multissemioticos https://www.escrevendoofuturo.org.br/formacao/pergunte-a-olimpia/178/diferencas-e-aplicacoes-entre-multissemiotico-e-multimidiatico https://www.gov.br/museus/pt-br/museus-ibram/mnba |