You are currently viewing Língua Portuguesa: Textos multissemióticos

Língua Portuguesa: Textos multissemióticos

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Arte é destinada a estudantes da 3ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Os textos multissemióticos estão muito presentes em nosso cotidiano. Panfletos com promoções de supermercados, cartazes, posts para redes sociais, memes e placas indicativas são alguns exemplos de textos multissemióticos. Este tipo de texto é composto por várias linguagens: verbal (oral e escrita), visual (imagens, ícones e desenhos), sonora, corporal e digital. A maioria dos textos que circulam em nossa sociedade possuem no mínimo a linguagem verbal e a visual (fotos, ilustrações, cores).

Vamos responder algumas questões?

Fonte: “Memes na comunicação”, disponível em www.educamidia.org.br

Questão 1

A imagem da esquerda é um post para Facebook e a da direita é uma pintura da artista plástica Tarsila do Amaral, cujo título é Autorretrato. Analise as imagens. Qual delas é um texto multissemiótico? Por quê?

Fontes: Imagem 1 – Canva Post para Facebook e Imagem 2 – https://www.gov.br/museus/pt-br/museus-ibram/mnba

Questão 2

Relacione os elementos verbais que compõem o post a seguir.

Fonte: Imagem disponível em Canva

Questão 3

Analise o post a seguir e responda:

Fonte: Imagem disponível em Canva – Post para Facebook

A) O post foi criado com qual finalidade?

B) Em sua opinião, posts com mensagens como esta podem provocar quais sentimentos nos leitores?

Questão 4

Aprecie o grafite…

Fonte: Acervo pessoal Ana Cristina

O Grafite é um dos elementos da linguagem artística visual. É um tipo de arte urbana caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc. Neste grafite, o artista Dmic Sulmemo desenhou a cantora Carmem Miranda. Em sua opinião, o grafite é uma maneira de levar a arte para mais pessoas?

Questão 5

A partir do que você aprendeu sobre textos multissemióticos e grafite, em sua próxima saída, escolha um grafite, fotografe-o e crie um post para sua rede social. Coloque em prática o seu novo conhecimento, combinado?


Acesse os materiais referentes a essa atividade ( slides 9 e atividade 9 para impressão) clicando aqui : https://drive.google.com/drive/folders/1mN3yVikJhruEYBVavXI9Z-6KMeopugGN?usp=sharing


Para saber um pouco mais sobre os textos multissemióticos , assista ao vídeo da professora Ana Cristina.


Fonte: vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=bZPgM11YIPQ
Componentes CurricularesLíngua Portuguesa e Arte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0231) Ler gêneros multissemióticos reconhecendo suas linguagens.
(EAJAAR0206) Reconhecer e interagir com os diferentes elementos da linguagem artística visual: pintura, gravura, murais, grafite, cinema, fotografia, arte digital, instalações, interpretando-os e ampliando o repertório pessoal e coletivo.

ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
https://novaescola.org.br/conteudo/16264/lingua-portuguesa-como-trabalhar-textos-multissemioticos
https://www.escrevendoofuturo.org.br/formacao/pergunte-a-olimpia/178/diferencas-e-aplicacoes-entre-multissemiotico-e-multimidiatico
https://www.gov.br/museus/pt-br/museus-ibram/mnba