You are currently viewing Língua Portuguesa: Textos multissemióticos

Língua Portuguesa: Textos multissemióticos

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Arte é destinada a estudantes do 2º período (3ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: “Memes na comunicação”, disponível em www.educamidia.org.br

NO NOSSO DIA A DIA, OS TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS SÃO BASTANTE COMUNS. EXEMPLOS DESSES TEXTOS INCLUEM PANFLETOS DE SUPERMERCADOS COM PROMOÇÕES, CARTAZES, POSTS PARA REDES SOCIAIS, MEMES E PLACAS INDICATIVAS. ESSE TIPO DE TEXTO COMBINA VÁRIAS LINGUAGENS: VERBAL (ORAL E ESCRITA), VISUAL (IMAGENS, ÍCONES E DESENHOS), SONORA, CORPORAL E DIGITAL. A MAIORIA DOS TEXTOS QUE ENCONTRAMOS NA SOCIEDADE POSSUI, NO MÍNIMO, A LINGUAGEM VERBAL E A VISUAL (FOTOS, ILUSTRAÇÕES, CORES).

ESSAS COMBINAÇÕES DE LINGUAGENS SÃO PODEROSAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO, POIS PERMITEM TRANSMITIR MENSAGENS DE MANEIRA MAIS COMPLETA E ENVOLVENTE. A INTEGRAÇÃO DE MÚLTIPLOS MODOS SEMIÓTICOS FACILITA A COMPREENSÃO E RETENÇÃO DA INFORMAÇÃO, TORNANDO A COMUNICAÇÃO MAIS EFICAZ.

POR EXEMPLO, UM POST NAS REDES SOCIAIS QUE UTILIZA UM TEXTO ATRATIVO COMBINADO COM UMA IMAGEM IMPACTANTE E UM VÍDEO EXPLICATIVO TEM MAIS CHANCES DE CAPTAR A ATENÇÃO DO PÚBLICO E COMUNICAR SUA MENSAGEM DE FORMA CLARA. NO AMBIENTE DIGITAL, O USO DE EMOJIS, GIFS E VÍDEOS CURTOS É UM EXEMPLO CLARO DE COMO OS TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS SE ADAPTARAM ÀS NOVAS TECNOLOGIAS, ENRIQUECENDO AS INTERAÇÕES ONLINE E PERMITINDO UMA COMUNICAÇÃO RÁPIDA E DINÂMICA.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

A IMAGEM DA ESQUERDA É UM POST PARA FACEBOOK E A DA DIREITA É UMA PINTURA DA ARTISTA PLÁSTICA TARSILA DO AMARAL, CUJO TÍTULO É AUTORRETRATO. ANALISE AS IMAGENS. QUAL DELAS É UM TEXTO MULTISSEMIÓTICO? POR QUÊ?   

Fontes: Imagem 1 – Canva Post para Facebook e Imagem 2 – https://www.gov.br/museus/pt-br/museus-ibram/mnba

QUESTÃO 2

RELACIONE OS ELEMENTOS VERBAIS QUE COMPÕEM O POST A SEGUIR.

Fonte: Imagem disponível em Canva

QUESTÃO 3

ANALISE O POST A SEGUIR E RESPONDA:

Fonte: Imagem disponível em Canva – Post para Facebook

A) O POST FOI CRIADO COM QUAL FINALIDADE?

B) EM SUA OPINIÃO, POSTS COM MENSAGENS COMO ESTA PODEM PROVOCAR QUAIS SENTIMENTOS NOS LEITORES?

QUESTÃO 4

APRECIE O GRAFITE…

Fonte: Acervo pessoal Ana Cristina

O GRAFITE É UM TIPO DE ARTE URBANA CARACTERIZADO PELA PRODUÇÃO DE DESENHOS EM LOCAIS PÚBLICOS COMO PAREDES, EDIFÍCIOS, RUAS, ETC. NESTE GRAFITE, O ARTISTA DMIC SULMEMO DESENHOU A CANTORA CARMEM MIRANDA. EM SUA OPINIÃO, O GRAFITE É UMA MANEIRA DE LEVAR A ARTE PARA MAIS PESSOAS? 

(A) O GRAFITE É UM DOS ELEMENTOS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA VISUAL.

(B) O GRAFITE É UM DOS ELEMENTOS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA DA MUSICA .

(C) O GRAFITE É UM DOS ELEMENTOS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA DO TEATRAL.

(D) O GRAFITE É UM DOS ELEMENTOS DA LINGUAGEM ARTÍSTICA DA DANÇA.

QUESTÃO 5

QUAIS SÃO ALGUMAS DAS LINGUAGENS COMBINADAS NOS TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS MENCIONADOS NO TEXTO? 

(A) VERBAL E SONORA.

(B) VISUAL E CORPORAL.

(C) VISUAL E DIGITAL. 

(D) VERBAL E VISUAL.

QUESTÃO 6

POR QUE A INTEGRAÇÃO DE MÚLTIPLOS MODOS SEMIÓTICOS É CONSIDERADA UMA PODEROSA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO? 

(A) PORQUE TORNA A COMUNICAÇÃO MAIS DIFÍCIL DE ENTENDER. 

(B) PORQUE LIMITA A CAPACIDADE DE RETENÇÃO DA INFORMAÇÃO. 

(C) PORQUE FACILITA A COMPREENSÃO E RETENÇÃO DA INFORMAÇÃO. 

(D) PORQUE TORNA A COMUNICAÇÃO MENOS ENVOLVENTE.

QUESTÃO 7

A PARTIR DO QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS E GRAFITE, EM SUA PRÓXIMA SAÍDA, ESCOLHA UM GRAFITE, FOTOGRAFE-O E CRIE UM POST PARA SUA REDE SOCIAL. COLOQUE EM PRÁTICA O SEU NOVO CONHECIMENTO, COMBINADO?


SABER MAIS

PARA SABER UM POUCO MAIS SOBRE OS TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS , ASSISTA AO VÍDEO DA PROFESSORA ANA CRISTINA.


Fonte: vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=bZPgM11YIPQ

Componentes CurricularesLíngua Portuguesa e Arte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EJALP0208) Analisar textos que circulam no campo da vida pública

EJAAV0212) Conhecer, explorar e experimentar, (fazendo uso sustentável de
materiais, técnicas e procedimentos), diferentes formas de expressão artística
(desenho, pintura, colagem, HQ, dobradura, escultura, modelagem, gravura, murais, instalação, vídeo, fotografia, performance, etc) refletindo sobre seus significados expressivos
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
https://novaescola.org.br/conteudo/16264/lingua-portuguesa-como-trabalhar-textos-multissemioticos
https://www.escrevendoofuturo.org.br/formacao/pergunte-a-olimpia/178/diferencas-e-aplicacoes-entre-multissemiotico-e-multimidiatico
https://www.gov.br/museus/pt-br/museus-ibram/mnba

Adequação:

Ariadiny Cândido Morais