You are currently viewing Língua Portuguesa: Textos do campo jornalístico -Cartum

Língua Portuguesa: Textos do campo jornalístico -Cartum

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Arte é destinada a estudantes da 3ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O Cartum é um gênero textual do campo jornalístico, encontrado em revistas, jornais e na internet, animados ou não, que são produzidos para ilustrar, por meio da sátira e do humor, situações cotidianas, atemporais. O cartunista é o profissional responsável por criar os cartuns.

O cartum pode apresentar personagens, conter ou não legendas e balão de fala. 

Vamos responder algumas questões?

Questão 1

Qual é o tema abordado no cartum?

Fonte: https://diogoprofessor.blogspot.com/2020/12/atividade-sobre-cartum-com-tematica.html – acesso em 17/11/2022

Questão 2

Analise o cartum e indique qual a finalidade desse gênero textual.

Fonte: https://ensinarhoje.com/interpretacao-de-cartum-com-respostas/ – acessado em 17/11/2022

A) Incentivar que as pessoas frequentem restaurantes.

B) Demonstrar que o garçom é muito esperto.

C) Divertir o leitor com uma situação incomum.

D) Demonstrar que o cliente sempre tem razão.

Questão 3

No cartum da questão 2 você há a presença de qual linguagem?

A) Verbal

B) Não verbal

Questão 4

Em sua opinião, a ausência de palavras no cartum da questão 2 compromete a compreensão da mensagem?

Questão 5

Nessa atividade você aprendeu sobre o gênero textual cartum. O quadro abaixo traz mais informações para ampliar seus conhecimento. A partir do que aprendeu, produza um cartum que aborde o tema diferença salarial entre homens e mulheres.

Fonte: Imagem criada utilizando o Canva

Acesse os materiais referentes a essa atividade ( slides e atividade 15 para impressão) clicando aqui : https://drive.google.com/drive/folders/1mN3yVikJhruEYBVavXI9Z-6KMeopugGN?usp=sharing


Saiba Mais

Quer rever o conteúdo dessa atividade? Assista ao vídeo a seguir.


Componentes curricularesLíngua Portuguesa e Arte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0231) Ler gêneros multissemióticos reconhecendo suas linguagens.
(EAJAAR0204) Utilizar técnicas artísticas para produzir narrativas visuais nos processos de pesquisa, investigação, experimentação e comunicação de ideias, sensações e poéticas pessoais.

ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.