You are currently viewing Língua Portuguesa – Situação comunicativa e seus elementos

Língua Portuguesa – Situação comunicativa e seus elementos

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


FONTE: Pixabay.com. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/silhueta-cabe%C3%A7a-estante-saber-1632912/ Acesso em 14/11/2023.

SITUAÇÃO COMUNICATIVA E SEUS ELEMENTOS

O ato de falar pode ser algo muito natural e espontâneo, mas sua concretização está cercada de realizações complexas que por várias vezes passam despercebidas. Ouvir e falar é uma troca de informações que exige muito do nosso cérebro, e quando esta permuta acontece temos o que a linguística chama de situação comunicativa.

    A situação comunicativa refere-se ao contexto em que a comunicação ocorre, levando em conta todos os elementos que influenciam a troca de mensagens entre as pessoas, incluindo o ambiente, o propósito da comunicação, os participantes e seus papéis. Em outras palavras, a situação comunicativa é o conjunto de circunstâncias que molda a forma como a comunicação é realizada e compreendida. Veja agora o conceito dos elementos que norteiam a situação comunicativa:

Os participantes:

São as pessoas que estão envolvidas na comunicação, divididas em emissor (quem envia a mensagem) e o receptor (quem recebe a mensagem).

O propósito:

 É o motivo pelo qual a comunicação está ocorrendo. Pode ser informativo, persuasivo, expressivo, entre outros.

O canal de Comunicação:

É o meio pelo qual a mensagem é transmitida, como fala, escrita, gestos, símbolos ou expressões faciais.

O código:

É o conjunto de símbolos e regras que são usados para criar e interpretar a mensagem. Isso pode incluir a linguagem verbal, em síntese todos os recursos da língua, sua expressividade e vocabulário

O contexto:

É o ambiente físico e social em que a comunicação está ocorrendo: ambientes familiares, ambientes profissionais e/ou acadêmicos. Isso pode influenciar o teor das mensagens, bem como sua formalidade.

 É importante ressaltar que apesar de todas as particularidades de uma situação comunicativa há complexidades quando a comunicação não verbal desempenha seu papel e complementa a oralidade. Gestos, expressões faciais, postura corporal e outros sinais não verbais podem transmitir mensagens importantes além das palavras faladas ou escritas, eles podem denotar situações implícitas que não são expostas pelo discurso.   Enquanto interação as situações comunicativas estão decisivamente presentes nos gêneros textuais, do mais simples como uma mensagem de WhatsApp ao mais elaborado como um texto jornalístico, destacando as pontes de ligação entre o emissor e o receptor e acima de tudo evidenciando a finalidade da mensagem.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Cada pessoa possui seu estilo único de comunicação, que é moldado por uma combinação de fatores, incluindo personalidade. Levando em consideração os conceitos sobre a situação comunicativa, descreva como é sua atitude de falar, mais calma ou mais rápida? Mais objetiva ou mais detalhista? Justifique.

QUESTÃO 2

As relações interpessoais influenciam a forma como as pessoas se comunicam em um ambiente de grupo. Muitas vezes uma situação comunicativa pode se tornar cheia de complexidades, mencione alguns exemplos que podem prejudicar uma situação comunicativa.

QUESTÃO 3

O que pode ser considerado um ruído na comunicação?

(A) Uso apropriado de linguagem formal

(B) Gestos ou expressões

(C) Distrações e interferências

(D) Escuta desatenta

QUESTÃO 4

Em que situação comunicativa a formalidade pode ser mais apropriada?

(A) Conversa casual entre amigos

(B) Relato de uma experiência pessoal

(C) E-mail profissional

(D) Mensagem de texto

QUESTÃO 5

Qual elemento da situação comunicativa é considerado como o motivo:

(A) emissor

(B) receptor

(C) código

(D) propósito


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0607) Ler e compreender diferentes textos, – selecionando procedimentos e estratégias de leitura (seleção, antecipação, inferência e verificação) adequada a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes   (EJALP0608) Ler, interpretar e analisar textos de diferentes gêneros textuais/discursivos, levando em conta a situação comunicativa (interlocutores, finalidade ou propósito, circulação, linguagem, organização, estrutura, tema do texto, suporte e contexto de circulação)
Referências bibliográficas:JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. 23.ed. São Paulo: Cultrix, 2008  

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.  

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 6. ed. ampl. São Paulo: Cortez, 2013.  

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.