You are currently viewing Língua Portuguesa: Sinônimos e Antônimos

Língua Portuguesa: Sinônimos e Antônimos

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Geografia é destinada a estudantes da 3ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Você já sabe que as palavras são usadas para representar ideias, não é mesmo?

Nesta atividade você aprenderá que as palavras que representam ideias semelhantes são chamadas de sinônimos, e que as palavras que apresentam ideias que se opõem, são chamadas de antônimos. O sentido das palavras pode modificar de acordo com seu significado e contexto. Osinônimos e antônimos podem ser substantivos, verbos, adjetivos, etc. A área da Língua Portuguesa que estuda sinônimo e antônimo é a Semântica.

Vamos responder algumas questões?

Fonte: figura 1 – foto acervo pessoal Veruska Bettiiol – registro da exposição fotográfica Batismo de Goiânia e figura 2 – Eugenio Hansen, OFS, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons ( grande hotel atua)

QUESTÃO 1

Leia o trecho do poema O frio pode ser quente, de Jandira Mansur e identifique os antônimos.

Fonte: https://armazemdetexto.blogspot.com/2022/05/poema-o-frio-pode-ser-quente-jandira.html

Questão 2

Releia a última estrofe do poema e responda:

Fonte: https://armazemdetexto.blogspot.com/2022/05/poema-o-frio-pode-ser-quente-jandira.html

A) Se trocássemos a palavra “ruim” por “péssimo”, os versos ainda teriam o mesmo sentido?

B) Por que essa troca compromete a rima na estrofe?

C) Com base na resposta da questão B, porque saber sinônimo ajuda na hora de construir poemas?

Questão 3

As fotografias a seguir são de dois lugares históricos da cidade de Goiânia: Avenida Goiás e Cine Teatro Goiânia. Quais mudanças na paisagem da cidade você percebeu ao apreciar as fotografias? Em sua opinião, por qual motivo essas transformações ocorrem?

Fonte: figura 1 – foto acervo pessoal Veruska Bettiiol – registro da exposição fotográfica Batismo de Goiânia e figura 2 – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Goiania_avenida_goias.jpg
Fonte: figura 1 – foto acervo pessoal Veruska Bettiiol – registro da exposição fotográfica Batismo de Goiânia e figura 2 -https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Teatro_Goi%C3%A2nia_9.jpg

Questão 4

O bairro em que você mora tem passado por transformações? Imagine como a paisagem do lugar que você mora poderá estar daqui a 5 anos e escreva um pequeno parágrafo contando sobre as possíveis alterações que poderão ocorrer e como ele estará. Ah! Você pode também fazer um registro fotográfico.

Bom trabalho!


Acesse os materiais referentes a essa atividade ( slides e atividade 13 para impressão) clicando aqui : https://drive.google.com/drive/folders/1mN3yVikJhruEYBVavXI9Z-6KMeopugGN?usp=sharing


 Saiba Mais

Para revisar o que foi trabalhado nesta atividade, assista ao vídeo a seguir.

Fonte: vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=yWqsv3AOUgk

Componentes CurricularesLíngua Portuguesa e Ciências
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP02105) Entender palavras que representam aproximação e oposição de significados de forma contextualizada.
(EAJAGE0208) Analisar e perceber as transformações espaciais, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.

ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
São Paulo: Editora Ática.
Fonte: Livro – Coleção ALET – Língua Portuguesa – Kátia P. G. Sanches & Sebastião Andreu – 6ª Série – 1ª edição – São Paulo. Ediouro, 2002 – p. 160.