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LÍNGUA PORTUGUESA: SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

FONTE: https://www.canva.com/design/DAFwS62kKdY/0I2dISdQogpO2GqcZbNNMA/edit

SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS

A LÍNGUA QUE FALAMOS NOS PERMITE EXPRESSAR NOSSAS IDEIAS, EMOÇÕES E INTERAGIR COM O MUNDO AO NOSSO REDOR. 
TEMOS À NOSSA DISPOSIÇÃO MILHARES DE PALAVRAS QUE PODEM SER UTILIZADAS PARA DEMONSTRAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OBJETOS, PESSOAS E SENTIMENTOS, POR EXEMPLO.

SINÔNIMOS SÃO PALAVRAS DIFERENTES QUE POSSUEM SIGNIFICADOS, SEMELHANTES OU IGUAIS. 

UTILIZA-SE O SINÔNIMO PARA REPRESENTAR UMA MESMA IDEIA DE DIFERENTES MANEIRAS, SEM MUDAR O QUE SE QUER DIZER.  

EXEMPLO

MARIA É UMA PESSOA MUITO FELIZ. MAS, EM VEZ DE SEMPRE DIZER QUE MARIA ESTÁ “FELIZ”, PODE-SE DIZER QUE ELA ESTÁ “CONTENTE” OU “ALEGRE”. AS PALAVRAS – FELIZ, CONTENTE E ALEGRE – TÊM SIGNIFICADOS MUITO PARECIDOS. 

ANTÔNIMOS SÃO PALAVRAS UTILIZADAS PARA REPRESENTAR IDEIAS E SIGNIFICADOS OPOSTOS.

EXEMPLOS

TRISTE É O OPOSTO DE FELIZ

A NOITE É O OPOSTO DO DIA

O FRIO É O OPOSTO DO CALOR 

SABER UTILIZAR OS SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS EVITA A REPETIÇÃO DE PALAVRAS, DEIXA SEU TEXTO OU FALA MAIS INTERESSANTE E DEMONSTRA SEU CONHECIMENTO SOBRE A LÍNGUA QUE VOCÊ FALA.


QUESTÃO 1

A ALTERNATIVA QUE APRESENTA SINÔNIMOS DA PALAVRA “ALEGRE” É:

A) TRISTE, INFELIZ
B) CONTENTE, FELIZ
C) SOLENE, GRAVE
D) SOTURNO, SOMBRIO


QUESTÃO 2

A LÍNGUA QUE FALAMOS É VIVA! ELA SE MODIFICA SEGUINDO O TEMPO E AS TRANSFORMAÇÕES DA SOCIEDADE. COMO VOCÊ JÁ APRENDEU, AS PALAVRAS POSSUEM SIGNIFICADOS E DEVEM SER UTILIZADAS PARA PROMOVER O RESPEITO E A INCLUSÃO DAS PESSOAS E NÃO O CONTRÁRIO.

LEIA A MENSAGEM O CHEFE DE SEÇÃO MANDOU NO GRUPO DE TRABALHO FALANDO SOBRE O RESPEITO E ACOLHIMENTO, E ENCONTRE PALAVRAS QUE REPRESENTAM IDEIAS SEMELHANTES.

FONTE: https://www.canva.com/design/DAFwTiiHQq0/6gWPszQ0Hg8QuEkXXgmHOA/edit

QUESTÃO 3

AS PALAVRAS “CLARO” E “ESCURO”, SÃO CONSIDERADAS:

A) SINÔNIMOS
B) ANTÔNIMOS
C) VERBOS
D) ARTIGOS


QUESTÃO 4

DURANTE AS REUNIÕES DE TRABALHO, VOCÊ PERCEBE QUE SEU COLEGA ESTÁ USANDO REPETIDAMENTE A PALAVRA “COMPLICADO” QUANDO SE REFERE AO NOVO PROJETO DA EMPRESA. COMO VOCÊ PODERIA SUGERIR, DE FORMA RESPEITOSA, QUE ELE UTILIZE OUTROS TERMOS (SINÔNIMOS) PARA JUSTIFICAR SUAS PREOCUPAÇÕES? E COMO VOCÊ DEMONSTRARIA UMA VISÃO OPOSTA SOBRE O PROJETO, QUE PALAVRAS VOCÊ USARIA PARA AJUDÁ-LO?


QUESTÃO 5


AUTORIA:ANA CRISTINA PEREIRA DINIZ
FORMAÇÃO:PEDAGOGIA
COMPONENTES:LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:(EJALP0168) Entender nas palavras a aproximação e oposição de significados de forma contextualizada    
(EJACI0116) Identificar a diversidade na vivência das relações sociais do cotidiano e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a estas diferenças
REFERÊNCIAS:Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023.
Goiânia. Alfabetização na EJA: Orientações pedagógicas para o 1º período.