Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Geografia é destinada a estudantes da 3ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Você já sabe que as palavras são usadas para representar ideias, não é mesmo?
Nesta atividade você aprenderá que as palavras que representam ideias semelhantes são chamadas de sinônimos, e que as palavras que apresentam ideias que se opõem, são chamadas de antônimos. O sentido das palavras pode modificar de acordo com seu significado e contexto. Os sinônimos e antônimos podem ser substantivos, verbos, adjetivos, etc. A área da Língua Portuguesa que estuda sinônimo e antônimo é a Semântica.
Vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
Leia o trecho do poema O frio pode ser quente, de Jandira Mansur e identifique os antônimos.
Questão 2
Releia a última estrofe do poema e responda:
A) Se trocássemos a palavra “ruim” por “péssimo”, os versos ainda teriam o mesmo sentido?
B) Por que essa troca compromete a rima na estrofe?
C) Com base na resposta da questão B, porque saber sinônimo ajuda na hora de construir poemas?
Questão 3
As fotografias a seguir são de dois lugares históricos da cidade de Goiânia: Avenida Goiás e Cine Teatro Goiânia. Quais mudanças na paisagem da cidade você percebeu ao apreciar as fotografias? Em sua opinião, por qual motivo essas transformações ocorrem?
Questão 4
O bairro em que você mora tem passado por transformações? Imagine como a paisagem do lugar que você mora poderá estar daqui a 5 anos e escreva um pequeno parágrafo contando sobre as possíveis alterações que poderão ocorrer e como ele estará. Ah! Você pode também fazer um registro fotográfico.
Bom trabalho!
Acesse os materiais referentes a essa atividade ( slides e atividade 13 para impressão) clicando aqui : https://drive.google.com/drive/folders/1mN3yVikJhruEYBVavXI9Z-6KMeopugGN?usp=sharing
Saiba Mais
Para revisar o que foi trabalhado nesta atividade, assista ao vídeo a seguir.
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa e Ciências |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP02105) Entender palavras que representam aproximação e oposição de significados de forma contextualizada. (EAJAGE0208) Analisar e perceber as transformações espaciais, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. São Paulo: Editora Ática. Fonte: Livro – Coleção ALET – Língua Portuguesa – Kátia P. G. Sanches & Sebastião Andreu – 6ª Série – 1ª edição – São Paulo. Ediouro, 2002 – p. 160. |