You are currently viewing Língua Portuguesa – Retrato – Cecília Meireles

Língua Portuguesa – Retrato – Cecília Meireles

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


RETRATO – CECÍLIA MEIRELES

Cecília Meireles é uma das maiores vozes poéticas da literatura brasileira, seu lirismo é tomado por um sentimento intimista e ao mesmo tempo libertário. Fez parte da Segunda Geração Modernista, mas sua linguagem poética ainda apontava características simbolistas que evidenciaram temas como a passagem do tempo, a transitoriedade da vida, a natureza, a criação poética, a melancolia, a solidão, as perdas amorosas e o existencialismo. Conheça agora uns de seus poemas mais emblemáticos ” Retrato” que aborda uma grande preocupação humana, a efemeridade da vida.

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
Tão paradas e frias e mortas;
Eu não tinha este coração
Que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
– Em que espelho ficou perdida
a minha face?

Composto por dezesseis versos, o poema retrato evidencia com grande pesar e melancolia a passagem do tempo ora refletida do espelho para o corpo ora refletida do espelho para alma. O eu lírico se depara com as transformações do rosto, dos olhos, dos lábios, das mãos e constata com tristeza que já não é mais possível entender tamanha mudança ou ao menos saber em que época as transformações aconteceram.

O processo de adjetivação acentua a carga das mudanças como calmo, triste, vazios, amargo, frias e mortas; pois na segunda estrofe o eu lírico deixa claro que não tinha esta aparência, que aos poucos vai se mostrando indefinida e ao mesmo tempo certa. Tomado pela fragilidade ao término do poema, o eu confessional se questiona no último verso como uma tentativa de reversão ou retomada do passado, em busca de uma face que se perdeu no espelho do tempo.

Ao longo de sua vida, Cecília Meireles recebeu diversos prêmios e honrarias em reconhecimento ao seu talento literário. Sua contribuição para a cultura brasileira é amplamente celebrada, e sua obra continua a ser respeitada e apreciada por sua profundidade emocional, beleza poética e relevância atemporal.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Qual tema é comumente abordado nas poesias de Cecília Meireles?

(A) Amor romântico

(B) Efemeridade da vida

(C) Política e revolução

(D) Mitologia grega

QUESTÃO 2

Leia o poema em voz alta e procure refletir sobre suas imagens. Você consegue imaginar um homem ou uma mulher em frente ao espelho? Justifique sua resposta.

QUESTÃO 3

No poema “Retrato” podemos explorar temas como as mudanças físicas, o autoconhecimento e o impacto do tempo em nossas vidas. Comente qual desses temas chama mais a sua atenção e por quê?

QUESTÃO 4

 “Eu não tinha este rosto de hoje,

Assim calmo, assim triste, assim magro,

Nem estes olhos tão vazios,

Nem o lábio amargo.”

Analisando os versos acima podemos constatar o sentimento de:

(A) euforia

(B) contemplação

(C) entusiasmo

(D) melancolia

QUESTÃO 5

O que o eu lírico quer dizer ao afirmar “Eu não tinha este coração / Que nem se mostra”?

(A) Ele agora é mais reservado em suas emoções.

(B) Ele não tem mais sentimentos.

(C) Ele costumava ser mais corajoso.

(D) Ele nunca teve um coração verdadeiro.


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0515) Compreender a importância da leitura de livros literários e outras produções culturais que rompam com seu universo de expectativas, representem um desafio em relação a suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura.
(EJALP0516) Desenvolver o hábito da leitura e análise, segundo suas próprias intenções e necessidades, ampliando seu repertório de leitor.
Referências bibliográficas:BOSI, Alfredo. Em torno da poesia de Cecília Meireles. In: GOUVÊA, Leila V.B. (Org.). Ensaios sobre Cecília Meireles. São Paulo: Humanitas-Fapesp, 2007.  

GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. 2.ed. São Paulo: Ática, 1985.  

GOUVEIA, Margarida Maia. As viagens de Cecília Meireles. In: GOUVÊA, Leila V.B. (Org.). Ensaios sobre Cecília Meireles. São Paulo: Humanitas-Fapesp, 2007.  

MEIRELES, Cecília. Viagem in: SECCHIN, Antonio Carlos. Poesia completa. Volume I. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.