You are currently viewing Língua Portuguesa – Relações fonema – grafema

Língua Portuguesa – Relações fonema – grafema

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

FONTE: Pixabay.com. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/cubos-de-madeira-abc-cubos-letras-473703/ Acesso em 07/11/2023.

RELAÇÕES FONEMA – GRAFEMA

Seguir as normas ortográficas durante o processo de escrita é algo indispensável para uma boa compreensão textual, no entanto transcrever uma palavra em seus ajustes sonoros e gráficos é algo tortuoso, saber a letra exata que corresponde a pronúncia muitas vezes pode gerar erros ou dúvidas por isso é fundamental estudar as relações conceituais entre fonema – grafema. Veja agora como esta relação está estabelecida dentro da língua portuguesa.

As relações fonema – grafema são essenciais para a produção de palavras escritas em um sistema alfabético, como o português. Essas relações são a associação entre os sons da fala (fonemas) e os símbolos gráficos (grafemas) que representam esses sons na escrita de uma língua. Conheça agora de forma detalhada a diferença entre som e letra, ou mesmo, entre fonemas e grafemas.

Fonemas

Os fonemas são os sons distintivos que compõem a fala de uma língua. Por exemplo, em português, as palavras “sapo” e “sapato” têm o mesmo som inicial /s/, representando um fonema. Sendo assim o fonema uma abstração do som, por isso e não está associado diretamente a um símbolo gráfico.

Grafemas

Os grafemas são os símbolos gráficos (letras ou combinações de letras) que representam os fonemas na escrita. Na língua portuguesa, temos 26 letras no alfabeto, mas em compensação temos registrados 31 fonemas, o que pode levar a algumas complexidades nas relações fonema – grafema.

Analisando de forma ortográfica, as relações fonema – grafema podem ser delicadas, pois uma mesma letra ou combinação de letras pode representar diferentes sons em contextos diferentes. Por exemplo, a letra “c” em “casa” representa o fonema /k/,, mas em “cidade” representa o fonema /s/. Outro exemplo é o caso da palavra taxi, correlacionando a pronúncia temos a letra “x” sendo representada por dois fonemas /ks/. No entanto o contrário também pode acontecer, como o exemplo do dígrafo “ch” da palavra chuva que é representando por apenas um fonema /ʧ/.

Resumindo, o grafema é um símbolo gráfico utilizado na escrita, enquanto o fonema é a unidade sonora distintiva da fala. A relação entre grafemas e fonemas pode variar dentro do plano escrito, o que pode tornar a aprendizagem da ortografia uma tarefa desafiadora.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Qual das seguintes palavras têm uma correspondência irregular entre grafemas e fonemas?

(A) “telefone”

(B) “chave”