You are currently viewing Língua Portuguesa – Processos de formação de palavras e seus novos sentidos.

Língua Portuguesa – Processos de formação de palavras e seus novos sentidos.

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 8ª Série da Eaja.

Temática – Língua Portuguesa – Processos de formação de palavras e seus novos sentidos. Disponível em: <https://www.flickr.com>. Acesso em: 26 de Junho de 2021.

A aula de hoje abordará o processo de formação das palavras em nosso idioma. De onde vêm as palavras de nossa língua? Como elas são formadas? Como podemos formar novas palavras com novos significados?


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – Processos de formação de palavras e seus novos sentidos.

8ª SÉRIE | Eaja |LÍNGUA PORTUGUESA| PROF.ª: Regina

Processos de formação de palavras e seus novos sentidos.

Hoje, iremos estudar e analisar a formação das palavras que compõem o léxico da nossa língua, elas são formadas principalmente por dois processos morfológicos:

Derivação, neste processo as palavras passam pelo acréscimo ou exclusão de alguma parte. Com o uso de prefixos, sufixos, ou ambos. Exemplo:

Anoitecer – A – prefixo (noite: radical) – cer – sufixo

Selecionamos a poesia concreta que surgiu no final da década de 1950 para representar os conceitos de formação de palavras por meio de derivação, observe:

                                                     F o r m a

                                                  R e f o r m a

                                                 D i s f o r m a

                                               T r a n s f o r m a

                                                 C o n f o r m a

                                                   I n f o r m a

                                                      F o r m a

Disponível em: http://popportugues.blogspot.com/2016/09/atividades-com-estrutura-e-formacao-de.html– acessado em 04/06/2021

O poema concreto de autoria de José Lino Grünewald explora a disposição e os sons das palavras para demonstrar que o acréscimo de prefixos diferentes no mesma palavra pode mudar o seu significado, veja que a palavra forma, pode apresentar outras “formas” de ser compreendida de acordo com o seu prefixo.

Composição, neste processo temos duas etapas:

Justaposição – Duas ou mais palavras se juntam e não sofrem alteração. Exemplo:

guarda + roupa = guarda-roupa

Aglutinação – Uma ou mais palavras aglutinadas sofrem alteração. Exemplo:

filho + de + algo = fidalgo

No processo de composição também temos:

Neologismo

O neologismo é um processo de formação de palavras em que são criados novos termos para suprir alguma lacuna de significação. Podemos citar como exemplo a palavra “internetês”, que se refere à linguagem da internet.

Por ser um processo de criação, as gírias também são consideradas como neologismos, colocando o falante pertencente a um determinado grupo (surfista, internauta, etc).

Hibridismo

O hibridismo também é um processo de formação de palavras. Esses termos são formados com elementos de idiomas diferentes, por exemplo, “sociologia” (do latim, “sócio” e do grego “logia”). Sendo assim um palavra formada por línguas distintas com apenas um significado.

Selecionamos a poesia de Manuel Bandeira para ilustrar o processo de formação de palavras, de maneira lírica e inovadora o autor fala sobre seus sentimentos.

Neologismo

Beijo pouco, falo menos ainda.

Mas invento palavras

Que traduzem a ternura mais funda

E mais cotidiana.

Inventei, por exemplo, a verbo teadorar.

Intransitivo:

Teadoro, Teodora.

(BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1970)

Observe que o poeta de maneira criativa transformou o nome da mulher amada em um verbo, que na verdade se assemelha a junção de um verbo e um pronome, no caso teodorar, Teodora, ao invés de (te + adorar). Os sons e a construção das palavras despertam a afetividade e a sugestividade simultaneamente.

Atividade

ATIVIDADE 1

O processo de formação de palavras é de fato inovador e criativo, por ser a língua portuguesa um instrumento vivo de significados históricos. Para saber mais assista ao vídeo: Formação de palavras: derivação x composição

Formação de palavras: derivação x composição – Khan Academy Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IzieOOQGzqk>. Acesso em 28 de Junho de 2021.

Após o vídeo você irá notar que as palavras se aproximam por seus significados e seus elementos primitivos de formação.

ATIVIDADE 2

Para conhecer mais sobre o processo de formação das palavras acesse o link: https://www.portugues.com.br/gramatica/processos-formacao-palavras-.html

Troque ideias com seus familiares a respeito do processo de criação de novas palavras, em especial dos neologismos, leve em consideração a poesia de Manuel Bandeira – Neologismos, você irá observar que criar novas palavras é uma brincadeira genial e muito divertida, vamos lá?

ATIVIDADE 3 – Integração com Geografia

Você já deve ter observado que todo processo evolutivo do léxico da língua portuguesa tem a contribuição de outros povos, faça uma breve vocabulário de palavras de origem africana, árabe e tupi, você irá notar que boa parte de nossas palavras são formadas por empréstimos linguísticos.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:LÍNGUA PORTUGUESA 
(EAJALP0834) Usar de recursos linguísticos de acordo com a necessidade discursiva.  
(EAJALP0743) Apropriar-se de regras de uso do hífen e de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição) em produções de textos.
GEOGRAFIA
(EAJAGE0701) Compreender a funcionabilidade dos processos migratórios em diferentes contextos histórico-sociais.
Referências:José Lino Grünewald recita poesia concreta. Site Pop Portugues. Disponível em: http://popportugues.blogspot.com/2016/09/atividades-com-estrutura-e-formacao-de.html– acessado em 04/06/2021
Manoel Bandeira recita “Neologismo”. Site Armazém do texto. Disponível em: https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/01/poema-neologismo-manuel-bandeira-com.html – acessado em 04/06/2021
BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1970