You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – POEMA VISUAL E POEMA DIGITAL

LÍNGUA PORTUGUESA – POEMA VISUAL E POEMA DIGITAL

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: GONÇALVES, Edmar. Breversos e algumas concretudes. 1ª ed. Brasília: AVÁ, 2018

Um poema visual é um tipo de poema que utiliza elementos visuais, como a tipografia, a disposição das palavras e imagens, cores e formas, para transmitir uma mensagem ou provocar uma emoção. Ao contrário dos poemas convencionais que são escritos apenas com palavras, os poemas visuais exploram a linguagem visual para criar uma experiência estética e sensorial única.

Os poemas visuais podem ser criados utilizando uma variedade de técnicas, incluindo a manipulação de palavras e letras, a sobreposição de imagens e textos, a utilização de espaços em branco e a escolha de fontes e cores específicas. Eles podem ser apresentados em diversos formatos, como em murais, pôsteres, livros de artistas, instalações e até as mesmas animações.

Um poema digital é uma forma de poesia que utiliza a tecnologia digital para criar, apresentar ou distribuir obras poéticas. A poesia digital combina recursos da literatura, das artes visuais, da música e da programação para criar experiências poéticas, interativas e imersivas, permitindo que o leitor participe ativamente da criação e da interpretação do poema.

Além disso, a poesia digital pode ser facilmente compartilhada e disseminada através da internet, tornando a poesia mais acessível e democrática.

Aperte o play para conhecer um poema digital

Fonte: poema digital criado por Ana Cristina

Os poetas digitais utilizam uma variedade de técnicas para criar poesia, incluindo animação, vídeo, som, hipertexto, realidade aumentada, inteligência artificial e outras tecnologias. A poesia digital pode ser apresentada em diversos formatos, como em sites, aplicativos, instalações interativas, vídeos e performances ao vivo.

Questão 1

O que diferencia um poema visual dos poemas convencionais?

A) Os poemas visuais usam apenas palavras

B) Os poemas visuais não evocam emoções

C) Os poemas visuais exploram elementos visuais para criar uma experiência estética e sensorial única

D) Os poemas visuais são apresentados apenas em formato de livro.

Questão 2

É hora de criar!

Pense em uma emoção ou situação que você sentiu durante a semana e crie um poema visual a partir desse sentimento.

Para criar o seu poema, você poderá usar imagens recortadas ou desenhadas, fotografias, letras de diferentes cores, formatos e tamanhos, bordados e tudo mais que a sua imaginação te sugerir.

Questão 3

Quais são algumas das técnicas utilizadas para criar poemas visuais?

A) A manipulação de palavras e letras, a sobreposição de imagens e textos, a utilização de espaços em branco.

B) A utilização apenas de imagens

C) A escolha de fontes e cores genéricas

D) A apresentação em formato de livro

Questão 4

Como o poema digital pode ser uma forma mais acessível e democrática de poesia em comparação com a poesia convencional?

Questão 5

Leia o poema visual e descubra qual é a vogal que está representada pelo símbolo *.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é poema-visual-4-e1682648966430.jpeg

Autoria:Ana Cristina Pereira Diniz
Formação:Pedagoga
Componentes curriculares:Língua Portuguesa e Arte
Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento:(EJALP0205) Ler e compreender textos literários e reconhecer suas características
(EJAAV0205) Desenvolver a capacidade de interpretar, simbolizar e valorizar o repertório imagético do cotidiano
Referencial teórico:●BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
●Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023.
●GONÇALVES, Edmar. Breversos e algumas concretudes. 1ª ed. Brasília: AVÁ, 2018