You are currently viewing Língua Portuguesa – Patrimônio Cultural: Cora Coralina e Poemas

Língua Portuguesa – Patrimônio Cultural: Cora Coralina e Poemas

Esta proposta de atividade de Português, integrada com Arte, é destinada aos estudantes do 3º período (4ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Cidade de Goiás: Ponte da Lapa com casa de Cora Coralina, Antônio Ricardo Gomes de Souza, 2014. Disponível em: <commons.wikimedia.org/wiki/File:Ponte_da_Lapa_com_casa_de_Cora_Coralina_em_destaque.jpg>

Patrimônio cultural

Conhecer e dominar nosso patrimônio cultural e as riquezas encontradas nas leituras literárias e poemas é descobrir por que esses tesouros são tão importantes e como podemos nos conectar com eles e com nossos ancestrais de maneira significativa.

O que é o patrimônio cultural?

O patrimônio cultural abrange tanto os aspectos materiais quanto imateriais da cultura, incluindo monumentos, tradições, festas, músicas, danças e muito mais. Ao pesquisar e interagir com o patrimônio cultural, estamos valorizando a diversidade, a criatividade e a identidade dos diferentes grupos culturais que compõem nossa sociedade. É uma forma de honrar nossas raízes, compreender nossa história e fortalecer nossa identidade.

Textos da tradição oral, cantigas regionais e nacionais, poemas, músicas, quadros, esculturas são como jóias preciosas que carregam consigo as vozes e os sentimentos de nossos antepassados, transmitindo valores, emoções e conhecimentos ao longo das gerações.

Não basta apenas apreciar, também podemos nos tornar parte dessa tradição ao declamar poemas com ritmo, postura e interpretação adequadas ao texto. Ao recitar um poema, estamos dando vida às palavras, expressando emoções e transmitindo mensagens de forma vívida e envolvente. É uma experiência que não apenas nos permite explorar nossa criatividade, mas também nos ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, expressão e interpretação.

Ao explorar nossa cultura e seu patrimônio, mergulhar nas leituras literárias e poemas, estamos enriquecendo nossas mentes, mas também fortalecendo nossa conexão com nossa história, nossa cultura e uns com os outros. Vamos descobrir os tesouros que nos aguardam e celebrar a beleza e a diversidade do nosso mundo.

Que possamos continuar a valorizar e preservar esse rico legado para as gerações futuras, garantindo que nosso patrimônio cultural e literário continue a brilhar como uma estrela guia em nosso caminho.

Questão 1

O patrimônio cultural abrange,

(A) somente os aspectos materiais da cultura.
(B) somente aspectos festas e danças.
(C) aspectos materiais e imateriais da cultura.
(D) apenas aspectos tradicionais regionais.

Questão 2

Declamar poemas é uma prática valorizada,

(A) porque é uma tradição ultrapassada.
(B) apenas para desenvolver a leitura.
(C) para expressar emoções e mensagens.
(D) pois não possui valor na educação.

Questão 3

Ainda sobre a leitura, interpretação e apreciação de poemas, vamos acompanhar com a professora e Atriz Ivone o poema abaixo de Cora Coralina?
Atenção: observe a interpretação e figurino.

Vídeo: Cora Coralina – Vintém de cobre:

Poema do Livro Vintém de Cobre:

Questão 4

Agora, que já recordamos quem é Cora Coralina e que acompanhamos a interpretação de um de seus poemas, vamos conhecer outra obra?

Vamos fazer uma primeira leitura (em grupo) do poema Becos de Goiás de Cora, para perceber as possíveis emoções e planejar uma leitura interpretativa adequada e para ele.

Atenção: caso haja palavras ou expressões desconhecidas pesquise seus significados.

Questão 5

Vamos ler interpretando com emoções Becos de Goiás?

Ainda em grupo e em voz alta, releia de modo a expressar emoções e pausas adequadas contidas nessa obra, como planejado na questão anterior

Caso a linguagem do poema esteja de difícil compreensão, segue uma releitura livre e simplista do mesmo, para compreensão e declamação do original.

Dica:

Questão 6

Vamos refletir sobre a experiência?

(A) para planejar e ler em voz alta, você enfrentou alguma dificuldade ou desafio?
(B) houve alguma palavra ou expressão desconhecida? qual? Descobriu o significado?
(C) qual é sua avaliação em relação a experiência de declamar um poema? compartilhe com os colegas.
(D) nas obras de Cora que trabalhamos hoje, foi possível perceber elementos da cultura goiana?

Para Saber mais

Visite o Site do Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: www.museucoracoralina.com.br/site/

AutoriaAriadiny Cândido Morais
FormaçãoPedagoga e Mestre em Educação.
Componentes CurricularesLíngua Portuguesa
Objetos de conhecimento:
Matrizes estéticas e culturais: […]
Análise e reflexão das inter-relações de matrizes estéticas e culturais presentes em festas, danças, canções, histórias de diferentes grupos culturais  Estudo e argumentação sobre o patrimônio cultural material e imaterial local, regional e nacional.

Formação do sujeito leitor (literário):   Poemas visuais, concretos e ciberpoemas,  Texto literário e não literário

Contação de história e declamação de poemas:  Declamação de poemas
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EJAAV0312) Pesquisar e interagir com o patrimônio cultural, material e imaterial da cultura local, regional e nacional, identificando e respeitando a diversidade, a criatividade e identidade dos diferentes grupos culturais

(EJALP0305) Apreciar textos da tradição oral (cantigas regionais e nacionais, poemas, letras de músicas, dentre outros)

(EJALP0340) Declamar poemas de acordo com ritmo, postura e interpretação adequadas ao texto
Referencial:CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 15/03/2024.
CORALINA. Cora. Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. Ofertas de Aninha (Aos moços). 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p.145.
BRASIL. IBGE Goiânia. Disponível em: cidades.ibge.gov.br/brasil/go/historico. Acesso em: 15/03/2024.
GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023