You are currently viewing Língua Portuguesa – Organização de ideias em parágrafos

Língua Portuguesa – Organização de ideias em parágrafos

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

FONTE: Pixabay.com. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/livro-pilha-biblioteca-2852903/ Acesso em 22/05/2023.

ORGANIZAÇÃO DE IDEIAS EM PARÁGRAFOS

Organizar um texto em parágrafos é uma técnica importante para tornar a leitura mais clara e agradável, além de facilitar a compreensão do conteúdo. Observe agora algumas dicas básicas sobre como organizar um texto em parágrafos:

1. Divida o texto em tópicos: antes de começar a escrever, pense sobre os principais tópicos que você quer abordar. Cada tópico pode se tornar um parágrafo.

2. Comece com uma frase introdutória: cada parágrafo deve começar com uma frase introdutória que apresente o tópico que será abordado.

3. Desenvolva seus argumentos: depois de apresentar o tópico, é importante desenvolver seus argumentos de forma clara e organizada. Mantenha-se focado em um único argumento por parágrafo.

4. Use conectores: para manter a coesão do texto, é importante usar conectores adequados para ligar os parágrafos. Alguns exemplos de conectores são: além disso, por outro lado, em conclusão, por isso, etc.

5. Finalize com uma conclusão: no final do texto, é importante fazer uma conclusão que resuma os principais pontos abordados. Isso ajuda a dar um fechamento adequado ao texto.

É válido salientar que, mesmo seguindo essas dicas, o tamanho e a quantidade de parágrafos podem variar de acordo com o tipo de texto e com o objetivo da escrita. O importante é manter a clareza e a organização do conteúdo para que o leitor possa entender facilmente o que está sendo dito.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Leia o seguinte texto e identifique quantos parágrafos ele tem aproximadamente.

“A pandemia de COVID-19 tem afetado profundamente a vida das pessoas em todo o mundo. Além das consequências para a saúde, a pandemia também teve um impacto significativo na economia global. As empresas foram forçadas a fechar, muitos trabalhadores perderam seus empregos e a renda de muitos outros foi reduzida. Além disso, a pandemia também teve um impacto emocional, com muitas pessoas sofrendo com o isolamento social e a incerteza sobre o futuro.”

QUESTÃO 2

Pensando em seus aspectos formais e conceituais, qual a importância dos parágrafos na construção de um texto?

QUESTÃO 3

Os parágrafos são importantes porque:

(A) dividem o texto em partes menores, facilitando a leitura e a compreensão do conteúdo.

(B) acrescentam informações desnecessárias ao texto.

(C) tornam o texto mais confuso e difícil de entender.

(D) adicionam palavras-chave para melhorar a indexação do texto pelos mecanismos de busca.

QUESTÃO 4

Leia o seguinte enunciado e escolha a alternativa que melhor completa a frase:

A falta de parágrafos pode prejudicar a compreensão do texto porque…

(A) torna o texto mais fácil de ler e entender.

(B) dificulta a identificação das ideias principais do texto.

(C) ajuda o leitor a se concentrar nas informações mais importantes.

(D) torna o texto mais curto e objetivo.

Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0425) Compreender a organização de ideias e sua divisão em parágrafos, objetivando a coerência do texto
Referências bibliográficas:CAVALCANTE, Monica Magalhães; FILHO, Valdir Custódio; Mariza Angélica Paiva, BRITO. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014. (coleção trabalhando com a escola)

CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, C. T. A. Português: linguagem: literatura, gramática e redação, v.3: 2º grau. São Paulo: Atual, 1990.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.   COSTA VAL, Maria das Graças. Redação e textualidade. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.