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LÍNGUA PORTUGUESA – ORALIDADE E COMUNICAÇÃO

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ORALIDADE E COMUNICAÇÃO

A ORALIDADE É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO FUNDAMENTAL NO COTIDIANO, POIS PERMITE QUE AS PESSOAS SE EXPRESSEM DE MANEIRA CLARA E EFICIENTE EM SITUAÇÕES INFORMAIS E/OU FORMAIS. É IMPORTANTE LEMBRAR QUE A ORALIDADE NÃO SE LIMITA AO USO DA LINGUAGEM FALADA, MAS INCLUI A EXPRESSÃO CORPORAL, GESTOS E ENTONAÇÃO DA VOZ.

ALÉM DISSO, É IMPORTANTE CONSIDERAR O CONTEXTO SOCIAL E CULTURAL EM QUE OCORRE A COMUNICAÇÃO, UMA VEZ QUE AS DIFERENTES SITUAÇÕES INFLUENCIARAM DIFERENTES NÍVEIS DE FORMALIDADE E USO DA LINGUAGEM. AINDA HOJE, EM MUITAS COMUNIDADES RURAIS E INDÍGENAS, A ORALIDADE É A PRINCIPAL FORMA DE TRANSMISSÃO DE SABERES, VALORES E CULTURA. A PRESERVAÇÃO DAS TRADIÇÕES DEPENDE DA CONTINUIDADE DA ORALIDADE COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO. 

TEXTOS ORAIS SÃO AQUELES QUE SÃO FALADOS EM VEZ DE ESCRITOS, PODEM SER FORMAIS OU INFORMAIS E SÃO USADOS ​​EM UMA VARIEDADE DE CONTEXTOS, INCLUINDO CONVERSAS, APRESENTAÇÕES, JORNAIS, PODCAST, DISCURSOS E PERFORMANCES TEATRAIS. 

A LINGUAGEM USADA NOS TEXTOS ORAIS TENDE A SER MAIS COLOQUIAL E INFORMAL DO QUE A LINGUAGEM ESCRITA, GERALMENTE INCLUI ELEMENTOS NÃO-VERBAIS, COMO EXPRESSÕES EXPRESSIVAS E GESTOS, PARA TRANSMITIR SIGNIFICADO E EMOÇÃO. 

A COMPREENSÃO E A PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS SÃO HABILIDADES IMPORTANTES EM MUITAS ÁREAS DA VIDA, INCLUINDO NEGÓCIOS, EDUCAÇÃO, ENTRETENIMENTO E COMUNICAÇÃO PESSOAL.

PARA FINALIZAR DEVE-SE EVIDENCIAR QUE A ORALIDADE NÃO DEVE SER VISTA COMO UMA FORMA INFERIOR DE COMUNICAÇÃO EM RELAÇÃO À ESCRITA. AMBAS SÃO IMPORTANTES E COMPLEMENTARES, E CADA UMA TEM SUAS CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES ESPECÍFICAS. O IMPORTANTE É QUE AS PESSOAS SAIBAM SE COMUNICAR DE FORMA CLARA E EFICAZ, SEJA ORALMENTE OU POR ESCRITO, PARA QUE POSSAM SE EXPRESSAR E SE FAZER COMPREENDIDOS.

AGORA É A SUA VEZ!

QUESTÃO 1

 MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE ORALIDADE E COMUNICAÇÃO.

(A) A ORALIDADE É UMA COMUNICAÇÃO ESTABELECIDA UNICAMENTE PELA VOZ

(B) A ORALIDADE CONTEMPLA A FALA, A EXPRESSÃO CORPORAL, GESTOS E ENTONAÇÃO DA VOZ.

(C) AS HISTÓRIAS PASSADAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO POR SÉCULOS NÃO DEPENDEM DA ORALIDADE

(D)CONVERSAS, APRESENTAÇÕES, JORNAIS, PODCAST, DISCURSOS E PERFORMANCES TEATRAIS NÃO DEPENDEM DA ORALIDADE.

QUESTÃO 2

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE ORALIDADE E COMUNICAÇÃO.

(A) A CULTURA E A REGIÃO NÃO INFLUENCIAM NA ORALIDADE

(B) A ORALIDADE É INFERIOR A ESCRITA

(C) A CULTURA E A REGIÃO DO SUJEITO INFLUENCIAM NAS EXPRESSÕES E SOTAQUES IMPRESSOS NA ORALIDADE

(D) COMUNICAR-SE DE FORMA OBJETIVA E EFICAZ NÃO SÃO REQUISITOS NA SOCIEDADE E NO MERCADO DE TRABALHO

QUESTÃO 3

SABEMOS QUE OS TEXTOS ORAIS SÃO HABILIDADES IMPORTANTES EM MUITAS ÁREAS DA VIDA, INCLUINDO NEGÓCIOS, EDUCAÇÃO, ENTRETENIMENTO E COMUNICAÇÃO PESSOAL. A DEPENDER DA INTENCIONALIDADE E AMBIENTE EM QUE ESTAMOS, A FORMA DA ORALIDADE MUDO.VEJA OS TRÊS VÍDEOS ABAIXO E ANALISE DIVERGÊNCIAS, TERMOS E LINGUAGEM USADOS EM CADA UM. DEPOIS RESPONDA, HÁ PARTICULARIDADES NA FALA E MODO DE SE EXPRESSAR DE ACORDO COM O LUGAR E A FUNÇÃO EXERCIDA?

POPCULTPULPTÊVÊ – CENTRAL DO BRASIL (1998) COM FERNANDA MONTENEGRO | PESSOAS DITAM CARTAS PARA DORA | CENA DO FILME 5. DISPONÍVEL EM: WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=Z0RFGYNWZVE 

https://www.youtube.com/watch?v=YCNwmxY9ozI
Mãe. Poesia com rapadura. Bráulio Bessa. Encontro Fátima Bernardes. Feliz Dia das Mães Adriano Síndrome de Down e família. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YCNwmxY9ozI

TRECHO DO FILME “A GLÓRIA E A GRAÇA” | COPRODUÇÃO CANAL BRASIL. DISPONÍVEL EM: WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=RUPPRAXYWX0

QUESTÃO 4

EM GRUPO LEIAM AS NOTÍCIAS ABAIXO E DEPOIS INTERPRETEM COMO ACREDITAM QUE DEVEM SER APRESENTADAS AS NOTÍCIAS.

SERIAM COMO A MESMA ENTONAÇÃO E EXPRESSÃO? O DIFERENCIA

POR FIM, GRAVE COM O CELULAR AS ATUAÇÕES COMO JORNALISTAS E DIVULGUE O TRABALHO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR!

SAIBA MAIS

Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – Gêneros discursivos orais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iVJVsrLi0Lw&t=45s
Imagem construída no Canva

Autoria: Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em educação
Componente CurricularLíngua Portuguesa 
Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento:
Produção de texto oral: áudio ou vídeo e situação comunicativa.
Textos orais: entrevistas, notícias, debates, propagandas, relatos de experiências orais, entre outros. Características do texto oral:
(EJALP0140) Compreender características e ampliar o repertório na produção de textos orais que envolvam os recursos audiovisuais.
(EJALP0141) Produzir textos em áudio e vídeo que abordam temas da vida cotidiana.
(EJALP0142) Analisar e argumentar acerca da situação comunicativa e as características dos textos orais, envolvendo recursos audiovisuais.
Referencial teórico:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023.