Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
ORALIDADE E COMUNICAÇÃO
A ORALIDADE É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO FUNDAMENTAL NO COTIDIANO, POIS PERMITE QUE AS PESSOAS SE EXPRESSEM DE MANEIRA CLARA E EFICIENTE EM SITUAÇÕES INFORMAIS E/OU FORMAIS. É IMPORTANTE LEMBRAR QUE A ORALIDADE NÃO SE LIMITA AO USO DA LINGUAGEM FALADA, MAS INCLUI A EXPRESSÃO CORPORAL, GESTOS E ENTONAÇÃO DA VOZ.
ALÉM DISSO, É IMPORTANTE CONSIDERAR O CONTEXTO SOCIAL E CULTURAL EM QUE OCORRE A COMUNICAÇÃO, UMA VEZ QUE AS DIFERENTES SITUAÇÕES INFLUENCIARAM DIFERENTES NÍVEIS DE FORMALIDADE E USO DA LINGUAGEM. AINDA HOJE, EM MUITAS COMUNIDADES RURAIS E INDÍGENAS, A ORALIDADE É A PRINCIPAL FORMA DE TRANSMISSÃO DE SABERES, VALORES E CULTURA. A PRESERVAÇÃO DAS TRADIÇÕES DEPENDE DA CONTINUIDADE DA ORALIDADE COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO.
TEXTOS ORAIS SÃO AQUELES QUE SÃO FALADOS EM VEZ DE ESCRITOS, PODEM SER FORMAIS OU INFORMAIS E SÃO USADOS EM UMA VARIEDADE DE CONTEXTOS, INCLUINDO CONVERSAS, APRESENTAÇÕES, JORNAIS, PODCAST, DISCURSOS E PERFORMANCES TEATRAIS.
A LINGUAGEM USADA NOS TEXTOS ORAIS TENDE A SER MAIS COLOQUIAL E INFORMAL DO QUE A LINGUAGEM ESCRITA, GERALMENTE INCLUI ELEMENTOS NÃO-VERBAIS, COMO EXPRESSÕES EXPRESSIVAS E GESTOS, PARA TRANSMITIR SIGNIFICADO E EMOÇÃO.
A COMPREENSÃO E A PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS SÃO HABILIDADES IMPORTANTES EM MUITAS ÁREAS DA VIDA, INCLUINDO NEGÓCIOS, EDUCAÇÃO, ENTRETENIMENTO E COMUNICAÇÃO PESSOAL.
PARA FINALIZAR DEVE-SE EVIDENCIAR QUE A ORALIDADE NÃO DEVE SER VISTA COMO UMA FORMA INFERIOR DE COMUNICAÇÃO EM RELAÇÃO À ESCRITA. AMBAS SÃO IMPORTANTES E COMPLEMENTARES, E CADA UMA TEM SUAS CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES ESPECÍFICAS. O IMPORTANTE É QUE AS PESSOAS SAIBAM SE COMUNICAR DE FORMA CLARA E EFICAZ, SEJA ORALMENTE OU POR ESCRITO, PARA QUE POSSAM SE EXPRESSAR E SE FAZER COMPREENDIDOS.
AGORA É A SUA VEZ!
QUESTÃO 1
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE ORALIDADE E COMUNICAÇÃO.
(A) A ORALIDADE É UMA COMUNICAÇÃO ESTABELECIDA UNICAMENTE PELA VOZ
(B) A ORALIDADE CONTEMPLA A FALA, A EXPRESSÃO CORPORAL, GESTOS E ENTONAÇÃO DA VOZ.
(C) AS HISTÓRIAS PASSADAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO POR SÉCULOS NÃO DEPENDEM DA ORALIDADE
(D)CONVERSAS, APRESENTAÇÕES, JORNAIS, PODCAST, DISCURSOS E PERFORMANCES TEATRAIS NÃO DEPENDEM DA ORALIDADE.
QUESTÃO 2
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE ORALIDADE E COMUNICAÇÃO.
(A) A CULTURA E A REGIÃO NÃO INFLUENCIAM NA ORALIDADE
(B) A ORALIDADE É INFERIOR A ESCRITA
(C) A CULTURA E A REGIÃO DO SUJEITO INFLUENCIAM NAS EXPRESSÕES E SOTAQUES IMPRESSOS NA ORALIDADE
(D) COMUNICAR-SE DE FORMA OBJETIVA E EFICAZ NÃO SÃO REQUISITOS NA SOCIEDADE E NO MERCADO DE TRABALHO
QUESTÃO 3
SABEMOS QUE OS TEXTOS ORAIS SÃO HABILIDADES IMPORTANTES EM MUITAS ÁREAS DA VIDA, INCLUINDO NEGÓCIOS, EDUCAÇÃO, ENTRETENIMENTO E COMUNICAÇÃO PESSOAL. A DEPENDER DA INTENCIONALIDADE E AMBIENTE EM QUE ESTAMOS, A FORMA DA ORALIDADE MUDO.VEJA OS TRÊS VÍDEOS ABAIXO E ANALISE DIVERGÊNCIAS, TERMOS E LINGUAGEM USADOS EM CADA UM. DEPOIS RESPONDA, HÁ PARTICULARIDADES NA FALA E MODO DE SE EXPRESSAR DE ACORDO COM O LUGAR E A FUNÇÃO EXERCIDA?
QUESTÃO 4
EM GRUPO LEIAM AS NOTÍCIAS ABAIXO E DEPOIS INTERPRETEM COMO ACREDITAM QUE DEVEM SER APRESENTADAS AS NOTÍCIAS.
SERIAM COMO A MESMA ENTONAÇÃO E EXPRESSÃO? O DIFERENCIA
POR FIM, GRAVE COM O CELULAR AS ATUAÇÕES COMO JORNALISTAS E DIVULGUE O TRABALHO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR!
SAIBA MAIS
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em educação |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento: Produção de texto oral: áudio ou vídeo e situação comunicativa. Textos orais: entrevistas, notícias, debates, propagandas, relatos de experiências orais, entre outros. Características do texto oral: | (EJALP0140) Compreender características e ampliar o repertório na produção de textos orais que envolvam os recursos audiovisuais. (EJALP0141) Produzir textos em áudio e vídeo que abordam temas da vida cotidiana. (EJALP0142) Analisar e argumentar acerca da situação comunicativa e as características dos textos orais, envolvendo recursos audiovisuais. |
Referencial teórico: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023. |