You are currently viewing Língua Portuguesa – O verbete, satélite de palavras

Língua Portuguesa – O verbete, satélite de palavras

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a estudantes da 5ª Série da Eaja.

Temática – Língua Portuguesa – O verbete, satélite de palavras. Disponível em: </pixabay.com/pt/photos>. Acesso em: 09 de Dezembro de 2021.

A aula de hoje abordará o gênero verbete, conhecido como conjunto de informações acerca de uma palavra, suas maiores esfera de circulação são os dicionários e as enciclopédias, no entanto pode aparecer em algumas literaturas como nota de esclarecimento. Além dos significados precisos de uma palavra, o verbete também aponta informações linguísticas, como a classe gramatical e a definição de gênero de uma determinada palavra.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – O verbete, satélite de palavras

LÍNGUA PORTUGUESA | 5ª SÉRIE | Eaja | PROF.ª: REGINA

O verbete, satélite de palavras

Hoje, iremos estudar o verbete e seu papel diante das pesquisas e buscas por sinônimos. O gênero verbete é uma modalidade textual que se caracteriza com uma linguagem clara e de natureza expositiva. A palavra verbete vem de verbo, o que se quer falar, enunciar, depor, demonstrar, denunciar, mostrar. O ato de se expressar tem a intenção de comunicar, de compartilhar com os outros novos pontos de vista. Os verbetes estão organizados por um título que indica o seu conteúdo, como um índice e em ordem alfabética, os verbetes devem começar com uma palavra que expresse de forma objetiva o tema, evitando o uso de artigos.

Além das informações significativas com relação ao vocabulário ou expressão, os verbetes também apresentam conceitos gramaticais que fazem referência a origem da palavra, como sua classe gramatical e suas marcas de número (singular ou plural) e suas marcas de gênero (masculino ou feminino); e para uma melhor sistemática os verbetes devem conter palavras-chave para viabilizar os mecanismos de busca e recuperação da informação para o leitor, tais recursos facilitam na retomada de pesquisas.

Em prática quando queremos saber o que significa uma palavra recorremos ao dicionário, lá no início da margem, em negrito e em ordem alfabética apresentasse a palavra e logo em seguida seus significados separados por vírgulas, a este conjunto de significados damos o nome de verbete.

A divisão de um verbete está estruturalmente colocada como uma unidade básica do dicionário – compõe-se de dois elementos essenciais: a entrada (ou cabeça) e o enunciado lexicográfico, ou seja a organização científica das ideias pra explicitar o sentido literal de uma palavra.

Alguns autores são renomados e consagrados no estudo da lexicografia (ciência que estuda os significados das palavras e seleção verbetes) Veja agora alguns grandes nomes em dicionários da Língua Portuguesa:

1888 – A. J. de Macedo Soares, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa.

1888 – Caldas Aulete, Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa; 3ª. ed. 1948, 4ª. ed. 1958.

1889 – Visconde de Beaurepaire Rohan, Dicionário de Vocábulos Brasileiros.

1900-1901 – Antonio Augusto Cortesão, Subsídios a um dicionário completo (histórico-etimológico) da Língua Portuguesa.

1906 – Anicedo dos Reis Gonçalves Viana, Apostilas aos Dicionários Portugueses.

1906 – Sebastião Rodolfo Dalgado, Glossário Luso-Asiático, 2 volumes.

1921 – Sebastião Rodolfo Dalgado, Influências do Vocabulário português em línguas asiáticas.

1932 e 1952 – Antenor Nascentes, Dicionário Etimológico, primeira parte, Nomes comuns. Dicionário Etimológico, segunda parte, Nomes próprios.

1940 – Francisco da Luz Rebelo Gonçalves, Vocabulário Ortográfico da Academia das Ciências.

1956-1959 – José Pedro Machado, Dicionário Etimológico, 2 volumes.

1982 – Antônio Geraldo da Cunha, Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa.

1986 – Aurélio Buarque de Holanda, Novo Dicionário da Língua Portuguesa.

2001 – Antônio Houaiss, Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

2002 – Francisco da Silva Borba, Dicionário de Usos do Português do Brasil.

Nota-se  a observação de haver exemplares e autores com datas anteriores a 1888 que abordam um vocabulário ainda marcado com o Português (idioma falado em Portugal com suas variações) e algumas variações e marcas latinas de expressão. No entanto ao estudar profundamente uma palavra e o seu verbete, deciframos não somente a língua, mas a linguagem do passado e suas perspectivas de futuro.

Atividades

Questão 01 – Atualmente as buscas por significados de palavras e novos verbetes podem ser feitas pela internet. Qual o site de buscas você tem usado? 

Questão 02 – Ao fazermos a consulta de um verbete, além de seus possíveis significados, também é possível conhecer a classe gramatical. Agora chegou a sua vez, selecione algumas palavras e faça a consulta e veja qual a classe gramatical foi predominante em sua seleção, verbos ou substantivos?


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJALP0467) Problematizar os efeitos da formatação e da diagramação específicas do gênero verbete (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidade).(EAJALP0411) Ler textos curtos de divulgação científica, tais como: verbete de enciclopédia (digital ou impresso), diagramas e tabelas de divulgação científica, entre outros. 
Referências:Origem, verbete disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Verbete acessado em 06/12/2021