You are currently viewing Língua Portuguesa – O texto poético e suas intertextualidades

Língua Portuguesa – O texto poético e suas intertextualidades

Olá, educando (a)!  Esta videoaula de Língua Portuguesa para a 8ª série da Eaja – foi veiculada na tv no dia 15/04/2021 (quinta-feira).  Aqui no portal conexão escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Poesia_Gon%C3%A7%C3%A1lves_Dias.JPG acessado em 22/02/2021

O texto poético além de suas características particulares, como a metrificação, a rima, o lirismo. Também pode apresentar ironia, duplo sentido e humor, quando temos releituras de poemas consagrados.

A releitura ou intertextualidade poética ocorre quando surge o aproveitamento integral ou partes de uma obra consagrada, seja por meio de paráfrase ou paródia. Entende-se intertextualidade como um texto que é pré(texto) ou pretexto para outro texto.


Assista a videoaula a seguir, com a temática: Leitura/O sujeito e seu lugar no mundo

Eaja | 8ª Série | Língua Portuguesa |O texto poético e suas intertextualidades| Professora Regina de Cácia Ramos

Intertextualidades poéticas por paráfrase ou paródia

A intertextualidade é trazer de volta um texto já conhecido dentro de um texto novo, alguns elementos (como estrutura, rimas, palavras) ou mensagens (como ideias ou conceitos) podem ser mantidos ou alterados.

Quando reescrevemos um texto e a mensagem é mantida, temos uma interpretação mais afinada consideramos:paráfrase. No entanto, quando reescrevemos um texto de forma subversiva, mantendo apenas a estrutura, alterando seu sentido original e acrescentando ironias e críticas temos a paródia. 

Atividade 1

Acesse o link abaixo para ler – 15 Paródias e/ou versões do poema “Canção do Exílio” de Gonçalves Dias

https://blogdojeffrossi.blogspot.com/2015/02/15-parodias-eou-versoes-do-poema-cancao.html


Agora assista ao vídeo – Canção do Exílio paródia

“Canção do Exílio paródia” – Canal: Giancarlo Hilário – Cultura popular e resistência – Link: https://www.youtube.com/watch?v=M681bcnfBKU

Atividade 2

Com base no que você assistiu no vídeo troque ideias com seus amigos e famílias sobre a paródia, sua finalidade e capacidade criativa de transformar a mensagem de um texto em novas e ideias, sua irreverência e criticidade. Observe também as relações sociais presentes dentro do novo contexto apresentando, tanto em época como estilo literário.

Atividade 3

Atividade integração com Geografia

Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/1599114 acessado em 22/02/2021

Observando a imagem, converse com seus amigos sobre a relação migratória das pessoas que buscam o exílio. Atualmente, assim como as aves as pessoas deixam sua terra natal em busca de qualidade de vida, como alimento, abrigo e trabalho. Reflita sobre as questões sociais e históricas que acarretam a migração de pessoas.


Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoLíngua Portuguesa
(EAJALP0718) Apreciar e compreender a função do eu lírico na poesia
(EAJALP0818) Compreender em textos multissemióticos os seguintes efeitos de sentido: humor, ironia, ambiguidade, etc
(EAJALP0720) Identificar o que está implícito, as inferências, os referentes comuns de uma cadeia de substituições lexicais.
Geografia
(EAJAGE0701) Compreender a funcionabilidade dos processos migratórios em diferentes contextos histórico-sociais.
(EAJAGE0702) Correlacionar os fluxos migratórios com as influências físico-naturais e as necessidades de sobrevivência dos homens.