You are currently viewing Língua Portuguesa – O teatro polêmico de Nelson Rodrigues

Língua Portuguesa – O teatro polêmico de Nelson Rodrigues

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Picryl.com. Disponível em: <https://picryl.com/media/nelson-rodrigues-1971-b2a684 >. Acesso em: 27 de junho de 2022.

TEXTO DRAMÁTICO

O texto dramático é uma das manifestações artísticas mais completas, pois sua linguagem é evidenciada pelo dialogismo que dá vida aos personagens. Sabe-se também que o texto dramático é um dos mais antigos criados pela humanidade e sua temática é bastante variada, das  tragédias até às comédias o teatro é capaz de fazer um retrato vivo da humanidade.

Nelson Rodrigues

Na década de  quarenta o teatro polêmico de Nelson Rodrigues causou grande repercussão acerca dos temas abordados, com uma linguagem provocativa os seus textos teatrais são um reflexo dos longos anos em que exerceu a carreira de repórter policial. Sua primeira peça foi A Mulher sem Pecado (1941), mas foi com Vestido de Noiva (1943) que a consagração do sucesso aconteceu. A sua carreira  como teatrólogo foi duramente marcada pela crítica, ao explorar a vida cotidiana do subúrbio  com crimes e incestos. Desde o seu primeiro texto teatral Nelson Rodrigues foi considerado um imoral, no entanto em sua realidade era um devotado chefe de família, escandalizou a sociedade carioca e a imprensa na década cinquenta, pois seus textos exploravam o adultério e escândalos e por essa razão muitas de suas peças teatrais foram censuradas. Nelson Rodrigues faleceu no dia 21 de dezembro de 1980, no Rio de Janeiro a pouco mais de seis meses após a estreia de sua última peça: “A Serpente”. O conjunto de suas obras causava imensa comoção e simpatia pelo público, mas em virtude dos enredos instigantes suas peças foram duramente criticadas. Atualmente a crítica literária faz um caminho inverso pois Nelson Rodrigues é constantemente revisitado e elogiado em artigos e ensaios relacionados ao teatro.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O texto teatral é elaborado para ser encenado, muitas vezes a sua leitura é um exercício difícil, pois as trocas de fala dificultam sua interpretação. Enquanto apreciação, você já teve contato com alguma obra teatral? Como foi esta experiência?

Fonte: Flickr.com. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/esmtg/26900265303/>. Acesso em: 27 de junho de 2022.

QUESTÃO 2

Na década de quarenta, Nelson Rodrigues foi duramente criticado por seus temas eróticos e sensuais. Em sua opinião, se as obras de Nelson Rodrigues fossem divulgadas hoje, ele ainda sofreria muitas críticas?

Fonte: Flickr.com. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/anacarina/8440760221/ >. Acesso em: 27 de junho de 2022.

QUESTÃO 3

    Nelson Rodrigues foi um dramaturgo controverso. Suas tragédias causaram e ainda causam grande repercussão de público e crítica. Por que temas polêmicos causam tanta curiosidade?

QUESTÃO 4

Qual foi uma das principais razões para a censura das obras de Nelson Rodrigues?

(A) Temas religiosos

(B) Teor educacional

(C) Questionamento de valores morais

(D) Incentivo à política partidária

QUESTÃO 5

Qual tema controverso frequentemente abordado nas obras de Nelson Rodrigues causou censura?

(A) Ficção científica

(B) Relações familiares

(C) Esportes

(D) Política internacional

SAIBA MAIS

Com o objetivo de abordar o teatro polêmico de Nelson Rodrigues assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre este autor e teatrólogo brasileiro.

CANAL REGINA CACIA “O teatro polêmico de Nelson Rodrigues” disponível: https://www.youtube.com/watch?v=3COiC4TG9rw acesso em 27 de jun de 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-8a-serie/


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0617) Ler, analisar e apreciar textos literários, sobretudo aqueles relativos à literatura periférica e que valorizem as matrizes africanas e indígenas, além daqueles que já são socialmente reconhecidos e valorizados, relacionando-os com seu contexto de produção

(EJALP0618) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção

Referencial teórico: BOECHAT, W., Org. (1995). Mitos e Arquétipos do Homem Contemporâneo. Petrópolis: Vozes.

MOORE, R. e GILLETTE, D. (1993). Rei, Guerreiro, Mago, Amante: A redescoberta dos Arquétipos do Masculino. Rio de Janeiro: Campus.

RODRIGUES, N. (1981). Teatro Completo de Nelson Rodrigues, vol.2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.