You are currently viewing Língua Portuguesa – O preconceito linguístico

Língua Portuguesa – O preconceito linguístico

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

FONTE: Pixabay.com. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/sertania-carro-antigo-ford-caminh%C3%A3o-4457512/Acesso em 26/10/2023.

O PRECONCEITO LINGUÍSTICO

A Língua Portuguesa exerce um grande fascínio quando o falante demonstra conhecer suas regras e em especial o seu vocabulário, no entanto quando o contrário acontece o falante pode ser excluído, ou seja, deixar de pronunciar corretamente uma palavra, não fazer adequadamente uma concordância verbal ou mesmo ter um sotaque pode ser motivo para correções e críticas, gerando assim o preconceito linguístico.

O preconceito linguístico é a atitude negativa ou estereotipada que algumas pessoas têm em relação a certas formas de falar. Isso pode ocorrer quando um grupo de pessoas é julgado com base na sua maneira de se expressar, seja por diferenças regionais, sociais, étnicas ou culturais. Veja agora as possíveis manifestações de preconceito linguístico:

1.Desvalorização de sotaques regionais

Em nosso país, certos sotaques ou dialetos são estigmatizados. Por exemplo, o sotaque nordestino muitas vezes é alvo de preconceito e duras críticas, sendo associado a estereótipos negativos, visto como pessoa de pouca inteligência ou mesmo preguiçosa.

2.Correção gramatical excessiva

Corrigir constantemente a gramática ou a pronúncia de alguém, mesmo quando a mensagem é clara e compreensível, pode ser um sinal de preconceito linguístico, além de ser extremamente constrangedor para quem está falando.

3.Associação de linguagem com inteligência

Pressupor que alguém é menos inteligente ou educado com base na forma como fala é uma forma de preconceito linguístico. Isso pode ser exemplificado ao assumir que uma pessoa que fala um dialeto ou uma variação regional é menos educada do que alguém que fala o “padrão”. Como são os casos de concordância e regionalismo:

“Nós fez o que podia.”

“Ocê pode fica que num atrapaia”

4.Desvalorização de línguas minoritárias

Em muitos casos, línguas faladas por minorias étnicas ou culturais são desvalorizadas em comparação com a língua dominante. Isso pode levar à perda de identidade cultural e linguística, como é o caso dos povos ribeirinhos, povos indígenas e comunidade kalunga.

5.Exclusão social

Em ambientes onde prevalece um certo padrão linguístico, como em empresas e escolas, pessoas que falam de maneira diferente podem ser excluídas socialmente, o que pode ter sérias consequências para o seu bem-estar e autoestima, cabendo inclusive penalidades pois no Brasil o preconceito linguístico é crime, de acordo com a Lei 7.716 o preconceito linguístico denominado de discriminação e procedência nacional, são avaliados como crimes.

É importante reconhecer e combater atitudes de descriminação pela língua, promovendo a valorização da diversidade linguística e cultural do nosso país, respeitando o que há de mais espontâneo na essência humana a expressividade de fala. A diversidade linguística é um reflexo da riqueza patrimonial e étnica da nossa sociedade. Cada língua e dialeto carrega consigo séculos de história, tradição e conhecimento.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Você já leu algum livro ou mesmo assistiu a um filme em que a personagem enfrenta situações de preconceito linguístico? Comente um pouco sobre o desenrolar desta história e como se sobressaiu a personagem.

QUESTÃO 2

Certamente você já deve ter visitado alguma cidade do interior. Durante esta visita, observou se as pessoas desta cidadezinha se comunicavam de maneira diferente? Constatou se elas usavam algum dialeto ou sotaque? Fale sobre esta experiência.

QUESTÃO 3

O que é preconceito linguístico?

(A) A preferência por uma língua sobre outra.

(B) A atitude negativa ou estereotipada em relação a certas formas de falar.

(C) A habilidade de falar várias línguas fluentemente.

(D) A habilidade de falar vários dialetos.

QUESTÃO 4

Por que o preconceito linguístico é prejudicial para a sociedade?

(A) Porque promove a diversidade linguística.

(B) Porque restringe oportunidades e marginaliza grupos de pessoas.

(C) Porque torna a comunicação mais eficiente.

(D) Porque torna a linguagem mais dinâmica.

QUESTÃO 5

O que significa estigmatizar um sotaque?

(A) Associar estereótipos negativos a um determinado modo de falar.

(B) Valorizar um sotaque em detrimento de outro.

(C) Aceitar todas as formas de sotaques igualmente.

(D) Aceitar todas as formas de dialetos igualmente.

Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0644) Analisar diferenças e semelhanças entre fala e escrita, respeitando as esferas discursivas, a situação comunicativa, a intencionalidade comunicativa e os interlocutores em questão.
(EJALP0645) Respeitar e valorizar as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos locais e regionais ou de diferentes culturas, rejeitando preconceitos linguísticos
Referências bibliográficas:ANTUNES, Irandé. Aula de português _ encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso_ por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

___________. Preconceito Linguístico_ o que é como se faz? São Paulo: Edições Loyola, 1999.