You are currently viewing Língua Portuguesa – O gênero lírico e o emprego de variações linguísticas

Língua Portuguesa – O gênero lírico e o emprego de variações linguísticas

Olá, educando (a)!  Esta videoaula de Língua Portuguesa para a 7ª série da Eaja – foi veiculada na tv no dia 15/04/2021 (quinta-feira).  Aqui no portal conexão escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Quando falamos em gênero lírico associamos automaticamente elementos como rima, métrica e ritmo. Configuramos em nossa mente a poesia com sua leveza e sensibilidade.

Muitas poesias por sua diversa riqueza cultural e por sua altíssima carga rítmica acabaram se tornando músicas algumas advindas da cultura popular como as cantigas de rodas, os cancioneiros e os cordéis.

Assista a videoaula a seguir, com a temática: Leitura/Arte-Música

Eaja | 7ª Série | Língua Portuguesa |Leitura/Arte-Música| Professora Regina de Cácia Ramos

Elementos poéticos e variações linguísticas

A linguagem poética é caracterizada pela subjetividade, ou seja, a sensibilidade de quem compõe, muitas vezes busca momentos vividos num passado distante, lugares de acolhida, sentimentos inesquecíveis, paisagens e até mesmo animais como é o caso da canção: Cuitelinho de Paulo Vanzolini, gravada originalmente em 1974 por Nara Leão.

Atividade 1

Acesse o link abaixo para ler – A origem da música: Cuitelinho

Acesse o link abaixo para assistir ao vídeo – Cuitelinho com Diana Pequeno, edição Moacir Silveira

“CUITELINHO com DIANA PEQUENO” – Canal: Moacir Silveira – Link: https://www.youtube.com/watch?v=x5rC8LXr2Ww

Atividade 2

Com base no que você assistiu no vídeo troque ideias com seus amigos e famílias sobre as palavras escolhidas pelo compositor para ressaltar seus sentimentos, bem como as variações linguísticas: faia, atrapaia, trabaia, estas expressões regionais do falar sertanejo engradecem ou empobrecem a música.

Atividade 3

Atividade integração com Arte

Observando a imagem, converse com seus amigos sobre a escolha vocabular de cuitelinho ao invés de beija- flor. E claro seus possíveis significados tanto para a música que aponta uma experiência de saudade e a imagem de um passarinho tão sutil e rápido.

Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoLíngua Portuguesa
(EAJALP0736) Produzir textos poéticos utilizando rima, métrica e ritmo.
(EAJALP0642) Observar as marcas da norma-padrão e coloquialidade, de acordo com as condições de produção do gênero textual.
Arte
(EAJAAR0759) Conceituar, elaborar e aplicar as formas de registro convencional e não convencional em repertórios.
(EAJAAR0760) Selecionar e praticar as figuras musicais com seus respectivos valores por meio da leitura métrica.