You are currently viewing Língua Portuguesa e História – Nomes e histórias da vida

Língua Portuguesa e História – Nomes e histórias da vida

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa e História é destinada a educandos da 3ª Série da Eaja.

NESTA AULA DE HOJE, IREMOS  COMPREENDER A IMPORTÂNCIA QUE TEM O NOME PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE CADA INDIVÍDUO. VAMOS VER TAMBÉM QUE CADA INDIVÍDUO É ÚNICO E POSSUI PARTICULARIDADES, SONHOS, NECESSIDADES E CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS. O NOME É UMA DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE CADA PESSOA, CONTA UMA HISTÓRIA, MAS ALÉM DELE TEMOS DIVERSOS ASPECTOS QUE FAZEM DAS PESSOAS INDIVÍDUOS ÚNICOS. QUER CONHECER MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO? ENTÃO VAMOS LÁ!



https://cdn.pixabay.com/photo/2013/07/12/15/36/fingerprint-150159_960_720.png 

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA NOMES E HISTÓRIAS DA VIDA.

3ª Série – Eaja – Língua Portuguesa e História – Aula 11

NA VIDEAULA ACIMA, A PROFESSORA LUCYANA DESTACOU QUE DOCUMENTOS PESSOAIS É UM DIREITO DE TODAS AS PESSOAS. TODO CIDADÃO DEVE POSSUIR OS DOCUMENTOS PESSOAIS QUE SÃO DE CADASTRAMENTO OBRIGATÓRIO PARA QUE SE POSSA SER TIDO COMO CIDADÃO NA SOCIEDADE EM QUE VIVE. RESSALTOU TAMBÉM QUE É COM ELES QUE TEMOS NOSSA IDENTIFICAÇÃO E ACESSO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS, TAL COMO O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, O SUS, REDES DE ENSINO, BEM COMO A IDENTIFICAÇÃO VIA RG, CPF, ETC. MOSTROU TAMBÉM QUE OS DOCUMENTOS PESSOAIS SÃO EXIGIDOS SEMPRE QUE É PRECISO SE IDENTIFICAR; PARA FAZER VESTIBULARES, MATRÍCULAS, NA HORA DE ABRIR UMA CONTA EM UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA, DE VIAJAR, ETC. E POR ISSO É VITAL A IMPORTÂNCIA DOS DOCUMENTOS PESSOAIS. OU SEJA, A FALTA DE DOCUMENTOS É UMA SITUAÇÃO GRAVE.

ATIVIDADE 1

AGORA LEIA E OBSERVE NA IMAGEM ABAIXO COMO AS PESSOAS RETRATADAS SE APRESENTAM:

Adaptado de: SOUZA, Cassia Garcia de; MENEGHELLO, Marinez; PASSOS, Angela. É Bom Aprender – edição renovada: volume 1: Educação de Jovens e Adultos – alfabetização. 1. ed. São Paulo: FTD, 2013. 

NESTA IMAGEM AS PESSOAS SE APRESENTAM COM APELIDOS CARINHOSOS PELOS QUAIS SÃO CONHECIDOS NO MEIO ONDE CONVIVEM. HÁ PESSOAS QUE SÃO MUITO CONHECIDAS PELA SUA PROFISSÃO E A MESMA, ACABA SE INCORPORANDO AO NOME (EX. ZÉ BORRACHEIRO, MARINA DA FARMÁCIA, GERALDO SAPATEIRO…), MAS É IMPORTANTE DESTACAR QUE OS APELIDOS UTILIZADOS DE FORMA PEJORATIVA, NÃO SÃO AGRADÁVEIS PODENDO, INCLUSIVE, TER DE RESPONDER JUDICIALMENTE. 

PENSE SOBRE AS QUESTÕES ABAIXO E RESPONDA:

  1. VOCÊ ACHA QUE APELIDOS SÃO SEMPRE DIVERTIDOS PARA QUEM OS INVENTA? E PARA QUEM RECEBE O APELIDO? 
  2. HÁ APELIDOS QUE SÃO USADOS COMO FORMA DE CARINHO, AMIZADE? QUAIS SÃO ELES? E QUAIS APELIDOS PODEM GERAR MÁGOAS, DESCONFORTO, DISCRIMINAÇÃO, INIMIZADE? 
  3. ESTE TIPO DE APELIDO PODE INTERFERIR NA APRENDIZAGEM E NO CONVÍVIO COM OS OUTROS? POR QUÊ? 

ATIVIDADE 2

AGORA UTILIZANDO SUA CARTEIRA DE IDENTIDADE, OBSERVE OS DADOS PEDIDOS ABAIXO PARA PREENCHER A TABELA.

NOME:ppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppppp
DATA DE NASCIMENTO:
NATURALIDADE:
FILIAÇÃO:
ÓRGÃO EXPEDIDOR:
DATA DE EXPEDIÇÃO:
NÚMERO DO REGISTRO:

ATIVIDADE 3

PENSE E ESCREVA NA TABELA ABAIXO TRÊS SUBSTANTIVOS QUE NOMEIAM:


RELEMBRANDO!!!

  1. REFLETIMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO NOME E SUA HISTÓRIA.
  2. DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DOS DOCUMENTOS PESSOAIS PARA A IDENTIFICAÇÃO E REGISTRO DOS INDIVÍDUOS;
  3. RECONHECEMOS E DISTINGUIMOS OS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS E COMUNS.

Referencial BibliográficoAdaptado de: SOUZA, Cassia Garcia de; MENEGHELLO, Marinez; PASSOS, Angela. É Bom Aprender – edição renovada: volume 1: Educação de Jovens e Adultos – alfabetização. 1. ed. São Paulo: FTD, 2013. 

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua Portuguesa(EAJALP0277) Reconhecer e utilizar a linguagem em diversas situações sociais.
EAJALP02103) Compreender e utilizar na produção textual a função dos nomes próprios e comuns.
História(EAJAHI0205) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. 
EAJAHI0211) Desenvolver práticas de escrita da história a partir do manuseio e interpretação dos documentos pessoais, escolares e comunitários.