You are currently viewing Língua Portuguesa: Narrativas em primeira e terceira pessoa

Língua Portuguesa: Narrativas em primeira e terceira pessoa

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Acervo pessoal Ana Cristina Diniz – gerada por Midjourney

Narrativas em primeira e terceira pessoa

narrativa é uma maneira de contar histórias. Em sua estrutura encontra-se: narradores, enredo, personagens, cenários e conflitos. Estes elementos são usados para criar uma representação dos eventos, aguçando a imaginação e a compreensão do leitor.

1. Narrador em Primeira Pessoa:

O narrador em primeira pessoa é um personagem da história que relata os acontecimentos sob seu ponto de vista pessoal. Ele utiliza pronomes como “eu” e “meu”.

Exemplo:

“Eu estava pensando nos gerais, e nos mundos, e o senhor chegou.” Riobaldo em “Grande Sertão: Veredas” de Guimarães Rosa

2. Narrador em Terceira Pessoa:

O narrador em terceira pessoa é um observador externo que narra a história usando pronomes como “ele”, “ela” e “eles”.

Exemplo: “Gabriela nasceu no sertão da Bahia, na fazenda de Ilhéus.” Gabriela em “Gabriela, Cravo e Canela” de Jorge Amado

Coisas para pensar ao ler uma narrativa

Quando a gente olha o jeito que a história é contada pelos narradores em primeira e terceira pessoa, é importante pensar sobre algumas coisas:

Quem está contando: É preciso saber quem é a pessoa que está contando a história. Isso ajuda a entender como ela vê as coisas e por que  as conta desse jeito.

Como sabe as coisas que está contando: Também é preciso pensar em como essa pessoa sabe das coisas que acontecem na história. Isso ajuda a saber o quanto de informações a história tem.

Como a gente se sente: A maneira como a história é contada afeta como o leitor se sente quando lê. Isso muda a forma como se percebe os personagens e a história.

Sentimentos importantes: Além disso, como a pessoa conta a história faz o leitor ter determinados sentimentos. Ele pode se envolver com os personagens e com o que acontece na história.

Então, quando ler uma história, lembre-se de pensar nessas coisas para entender melhor como a história é contada, como isso faz sentido por você e o como você se sente ao ler o texto.

QUESTÃO 1

A diferença principal entre o narrador em primeira pessoa e o narrador em terceira pessoa é:

A) O narrador em primeira pessoa narra como um observador externo.

B) O narrador em primeira pessoa utiliza pronomes como “ele” e “ela”.

C) O narrador em primeira pessoa é um personagem da história.

D) O narrador em primeira pessoa relata os eventos sem envolvimento emocional.

QUESTÃO 2

Um dos elementos que compõe a estrutura de uma narrativa é:

A) Observadores externos.

B) Eventos desordenados.

C) Perguntas sem respostas.

D) Conflitos e enredo.

QUESTÃO 3

Leia a minicrônica e responda:

Fonte: texto criado para o Portal Conexão Escola – SME/Goiânia

-Quem está contando a história?

-O narrador está em primeira ou terceira pessoa?

-Como ela sabe sobre as coisas que está contando?

-Como você se sentiu ao ler a narrativa?

QUESTÃO 4

Além das situações engraçadas, o que a protagonista da crônica consegue perceber nos membros da família?

QUESTÃO 5

Como a pessoa que está contando a história se sente quando ela percebe que também tem suas próprias histórias e experiências?

Autoria:Ana Cristina Pereira Diniz
Formação:Pedagoga
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento:(EJALP0248) Problematizar as narrativas em primeira e terceira
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023.