ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
NARRATIVAS EM PRIMEIRA E TERCEIRA PESSOA
A NARRATIVA É UMA MANEIRA DE CONTAR HISTÓRIAS. EM SUA ESTRUTURA ENCONTRA-SE: NARRADORES, ENREDO, PERSONAGENS, CENÁRIOS E CONFLITOS. ESTES ELEMENTOS SÃO USADOS PARA CRIAR UMA REPRESENTAÇÃO DOS EVENTOS, AGUÇANDO A IMAGINAÇÃO E A COMPREENSÃO DO LEITOR.
1. NARRADOR EM PRIMEIRA PESSOA:
O NARRADOR EM PRIMEIRA PESSOA É UM PERSONAGEM DA HISTÓRIA QUE RELATA OS ACONTECIMENTOS SOB SEU PONTO DE VISTA PESSOAL. ELE UTILIZA PRONOMES COMO “EU” E “MEU”.
EXEMPLO:
“EU ESTAVA PENSANDO NOS GERAIS, E NOS MUNDOS, E O SENHOR CHEGOU.” RIOBALDO EM “GRANDE SERTÃO: VEREDAS” DE GUIMARÃES ROSA
2. NARRADOR EM TERCEIRA PESSOA:
O NARRADOR EM TERCEIRA PESSOA É UM OBSERVADOR EXTERNO QUE NARRA A HISTÓRIA USANDO PRONOMES COMO “ELE”, “ELA” E “ELES”.
EXEMPLO: “GABRIELA NASCEU NO SERTÃO DA BAHIA, NA FAZENDA DE ILHÉUS.” GABRIELA EM “GABRIELA, CRAVO E CANELA” DE JORGE AMADO
COISAS PARA PENSAR AO LER UMA NARRATIVA
QUANDO A GENTE OLHA O JEITO QUE A HISTÓRIA É CONTADA PELOS NARRADORES EM PRIMEIRA E TERCEIRA PESSOA, É IMPORTANTE PENSAR SOBRE ALGUMAS COISAS:
QUEM ESTÁ CONTANDO: É PRECISO SABER QUEM É A PESSOA QUE ESTÁ CONTANDO A HISTÓRIA. ISSO AJUDA A ENTENDER COMO ELA VÊ AS COISAS E POR QUE AS CONTA DESSE JEITO.
COMO SABE AS COISAS QUE ESTÁ CONTANDO: TAMBÉM É PRECISO PENSAR EM COMO ESSA PESSOA SABE DAS COISAS QUE ACONTECEM NA HISTÓRIA. ISSO AJUDA A SABER O QUANTO DE INFORMAÇÕES A HISTÓRIA TEM.
COMO A GENTE SE SENTE: A MANEIRA COMO A HISTÓRIA É CONTADA AFETA COMO O LEITOR SE SENTE QUANDO LÊ. ISSO MUDA A FORMA COMO SE PERCEBE OS PERSONAGENS E A HISTÓRIA.
SENTIMENTOS IMPORTANTES: ALÉM DISSO, COMO A PESSOA CONTA A HISTÓRIA FAZ O LEITOR TER DETERMINADOS SENTIMENTOS. ELE PODE SE ENVOLVER COM OS PERSONAGENS E COM O QUE ACONTECE NA HISTÓRIA.
ENTÃO, QUANDO LER UMA HISTÓRIA, LEMBRE-SE DE PENSAR NESSAS COISAS PARA ENTENDER MELHOR COMO A HISTÓRIA É CONTADA, COMO ISSO FAZ SENTIDO POR VOCÊ E O COMO VOCÊ SE SENTE AO LER O TEXTO.
QUESTÃO 1
A DIFERENÇA PRINCIPAL ENTRE O NARRADOR EM PRIMEIRA PESSOA E O NARRADOR EM TERCEIRA PESSOA É
A) O NARRADOR EM PRIMEIRA PESSOA NARRA COMO UM OBSERVADOR EXTERNO.
B) O NARRADOR EM PRIMEIRA PESSOA UTILIZA PRONOMES COMO “ELE” E “ELA”.
C) O NARRADOR EM PRIMEIRA PESSOA É UM PERSONAGEM DA HISTÓRIA.
D) O NARRADOR EM PRIMEIRA PESSOA RELATA OS EVENTOS SEM ENVOLVIMENTO EMOCIONAL.
QUESTÃO 2
UM DOS ELEMENTOS QUE COMPÕE A ESTRUTURA DE UMA NARRATIVA É
A) OBSERVADORES EXTERNOS.
B) EVENTOS DESORDENADOS.
C) PERGUNTAS SEM RESPOSTAS.
D) CONFLITOS E ENREDO.
QUESTÃO 3
LEIA A MINICRÔNICA E RESPONDA:
-QUEM ESTÁ CONTANDO A HISTÓRIA?
-O NARRADOR ESTÁ EM PRIMEIRA OU TERCEIRA PESSOA?
-COMO ELA SABE SOBRE AS COISAS QUE ESTÁ CONTANDO?
-COMO VOCÊ SE SENTIU AO LER A NARRATIVA?
QUESTÃO 4
ALÉM DAS SITUAÇÕES ENGRAÇADAS, O QUE A PROTAGONISTA DA CRÔNICA CONSEGUE PERCEBER NOS MEMBROS DA FAMÍLIA?
QUESTÃO 5
COMO A PESSOA QUE ESTÁ CONTANDO A HISTÓRIA SE SENTE QUANDO ELA PERCEBE QUE TAMBÉM TEM SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS?
Autoria: | Ana Cristina Pereira Diniz |
Formação: | Pedagoga |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento: | (EJALP0248) Problematizar as narrativas em primeira e terceira |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Goiânia. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, 2023. |
Revisão – 2024: | Ariadiny Cândido Morais |