Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
MODALIZAÇÃO AFETIVA
A modalização afetiva é um recurso linguístico usado para expressar emoções, sentimentos, atitudes ou julgamentos em relação ao conteúdo de uma mensagem. Trata-se de uma forma de o emissor comunicar sua posição subjetiva em relação ao que está dizendo, de modo a influenciar a interpretação ou a reação do interlocutor. A modalização afetiva é marcada pelo uso de:
Adjetivos: que expressam julgamentos positivos ou negativos.
Exemplos: “Que dia maravilhoso!” (positiva)
“Esse trânsito é insuportável!” (negativa).
Interjeições e exclamações: que transmitem surpresa, alegria, indignação, entre outros sentimentos.
Exemplos: “Uau, que incrível!”
“Ah, que absurdo!”
Estruturas comparativas ou metáforas: que realçam emoções por meio de comparações ou figuras de linguagem.
Exemplo: “Seu sorriso ilumina meu dia como o sol pela manhã.”
Mudanças na entonação ou na estrutura sintática: que são colocados (em contextos orais). O tom da fala ou pausas podem reforçar emoções.
Exemplo: “Eu não acredito que isso aconteceu!” (com ênfase e tom elevado).
Em alguns contextos os advérbios que podem funcionar como modalizadores afetivos, pois expressam emoções, atitudes ou juízos de valor, revelando a opinião ou o estado emocional do falante em relação ao que está sendo dito. Observe alguns exemplos:
Felizmente – Expressa satisfação ou alívio.
Exemplo: Felizmente, tudo deu certo no final.
Curiosamente – Indica surpresa ou interesse.
Exemplo: Curiosamente, ele chegou antes do esperado.
Estranhamente – Transmite estranhamento ou perplexidade.
Exemplo: Estranhamente, ela não respondeu à mensagem.
A modalização afetiva desempenha um papel essencial na comunicação humana, pois cria empatia, aproxima pessoas e reforça o impacto da mensagem. Compreender e utilizar a modalização afetiva é uma habilidade valiosa tanto em contextos pessoais quanto profissionais, pois permite estabelecer conexões mais empáticas, transmitir emoções com maior clareza e adequar a comunicação às diversas situações, promovendo relações mais significativas.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Leia o trecho abaixo e identifique os modalizadores afetivos presentes. Explique como eles contribuem para expressar as emoções ou atitudes do autor em relação ao conteúdo apresentado.
“Infelizmente, perdemos o prazo do projeto. Certamente, isso trará consequências desagradáveis.”
QUESTÃO 2
Escolha um texto literário ou jornalístico e identifique os modalizadores afetivos utilizados. Explique como esses modalizadores ajudam a construir o tom emocional do texto e a opinião do autor sobre o tema tratado.
QUESTÃO 3
Explique o conceito de modalização afetiva e sua importância para a comunicação interpessoal. Em sua resposta, inclua exemplos de palavras ou expressões que desempenham esse papel.
QUESTÃO 4
O que caracteriza a modalização afetiva em um texto é
(A) o uso de elementos linguísticos para expressar emoção ou opinião.
(B) a ausência total de subjetividade na construção do enunciado.
(C) a organização lógica das ideias no texto, sem interferência do autor.
(D) a utilização de termos técnicos para garantir precisão científica.
QUESTÃO 5
É um exemplo de modalizador afetivo o advérbio
(A) longe.
(B) rapidamente.
(C) infelizmente.
(D) sempre.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0528) Identificar e compreender em diferentes gêneros textuais/discursivos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de estratégias de modalização |
Referências: | ALMEIDA, João de. A categoria modalidade. Ponta Grossa: Uniletras, 1988. CASTILHO, A. T.; CASTILHO, C. M. M de. Advérbios modalizadores. In: ILARI, Rodolfo (Org.). Gramática do português falado. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1993. v. II.” MATEUS, Maria Helena Mira; BRITO, Ana Maria; DUARTE, Inês Silva; FARIA, Isabel Hub. Gramática da língua portuguesa. Coimbra: Almedina, 1983. |