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Língua Portuguesa – Metonímia e hipérbole

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


FONTE: Pixabay.com. Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/tatiana-onegin-letras-amor-poema-7676095/  Acesso em 31/08/2023.

METONÍMIA E HIPÉRBOLE

As figuras de linguagem são recursos ou estratégias utilizadas na linguagem para conferir maior expressividade, beleza, impacto e criatividade às comunicações verbais. Elas envolvem o uso não convencional das palavras. Conheça agora duas figuras de linguagem comumente usadas em músicas, em textos literários, em textos publicitários e claro, em expressões do dia a dia.

A metonímia

A metonímia, também considerada como uma figura de palavras, trata-se de uma figura de linguagem que consiste em substituir um termo por outro com o qual ele mantém uma relação de proximidade ou associação. Em vez de usar a palavra real que se refere a algo, usamos uma palavra relacionada para representar esse algo. É uma forma de expressão que se baseia na relação de interdependência entre os elementos envolvidos.

Exemplos:

“Estou lendo Shakespeare.”  Nesse caso, “Shakespeare” é usado para se referir às obras literárias escritas por William Shakespeare.

“As mãos no campo trabalham duro.” Nesse exemplo, “mãos” é usado para se referir aos trabalhadores em geral.

A hipérbole

A hipérbole, também considerada como uma figura de pensamento, trata-se de uma figura de linguagem que envolve o uso intencional de exagero para destaque a uma ideia ou a uma emoção. É uma forma de enfatizar uma afirmação através do aumento excessivo de seu significado, tornando-a mais impressionante do que seria em uma descrição literal. A hipérbole é frequentemente usada para criar impacto emocional ou humor nas expressões linguísticas.

Exemplos de hipérbole:

“Estou morrendo de fome.” Nesse exemplo, a pessoa não está realmente morrendo de fome, mas está usando a hipérbole para destacar sua fome intensa.

“Já te pedi isso um milhão de vezes!” Nesse caso, o uso de “um milhão de vezes” é exagerado para transmitir a ideia de que algo foi pedido muitas vezes.

Figuras de linguagem como metonímia e hipérbole são frequentemente usadas em diferentes discursos, desde que a intenção seja impactar o receptor de maneira mais profunda ou artística. Elas desempenham um papel importante na criação de imagens mentais vívidas, na ampliação das interpretações possíveis de uma mensagem e na construção de significados múltiplos.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Considerando os conceitos estudados sobre metonímia, identifique-as nas seguintes frases:

a) “Preciso comprar um novo par de tênis.”

b) “Os violinos e as flautas encantaram a plateia.”

c) “A França venceu o jogo.”

d) “O Hollywood adora fazer remakes.”

e) “Leia Machado de Assis para expandir seus horizontes.”

f)  “Vou pegar um copo de água.”

QUESTÃO 2

Complete as seguintes frases utilizando hipérbole:

a) “A bolsa estava tão pesada que parecia carregar __________.”

b) “O sorriso dele era tão grande que poderia iluminar __________.”

c) “Ela ficou tão assustada que seus olhos se abriram como __________.”

d) “Aquela festa estava tão animada que as pessoas dançavam como __________.”

e) “O cheiro da comida era tão delicioso que parecia __________.”

f) “O ônibus demorou quase ____________ para chegar ao destino. “

QUESTÃO 3

Retome os conceitos sobre hipérbole e marque a alternativa que melhor responde a pergunta. Qual é a definição de hipérbole?

(A) Troca de termos com base em associação.

(B) Uso de exagero intencional para enfatizar.

(C) Substituição de uma parte por um todo.

(D) Criação de imagens mentais vívidas.

QUESTÃO 4

Qual é o principal propósito da metonímia?

(A) Criar um efeito humorístico.

(B) Substituir termos por partes relacionadas.

(C) Criar imagens mentais realistas.

(D) Enfatizar uma ideia através de exagero.


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0423) Identificar os efeitos de sentido nos textos decorrentes de fenômenos léxico-semânticos, como as figuras de linguagem  
Referências bibliográficas:PRETI, D. (2008) Nas “entrelinhas” da gramática. In: Palma, D., Hackerott, M. S., Bastos, N. B., Faccina, R. L. S. (orgs) Homenagem: Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.  

RIBEIRO, João. (1933) Grammatica Portugueza. 22ª Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves.  

RIBEIRO, Júlio (1919) Grammatica Portugueza. 13ª Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

ROCHA LIMA, C. H. (1976) Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio.