You are currently viewing Língua Portuguesa – Metáfora e metonímia visuais.

Língua Portuguesa – Metáfora e metonímia visuais.

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 8ª Série da Eaja.

Temática – Língua Portuguesa – Metáfora e metonímia visuais. Disponível em: <https://www.pxfuel.com/pt/free-photo-qjmxi>. Acesso em: 11 de Agosto de 2021.

A aula de hoje abordará o processo de criação dos poéticos e publicitários. O laboratório textual da Língua Portuguesa é vasto, mas quando usamos a sugestividade a fonte é inesgotável. As figuras de linguagem são recursos primordiais para abrilhantar um texto, tornando-o inovador e significativo, abrindo espaço para inferências e múltiplos sentidos. Vamos aprender juntos que a conotação, além de dar novos horizontes para o texto, também está presente nas imagens.


Assista a videoaula abaixo, com a temática –  Metáfora e metonímia visuais.

8ª SÉRIE | Eaja |LÍNGUA PORTUGUESA| PROF.ª: REGINA

Metáfora e metonímia visuais

Hoje, iremos estudar e analisar as figuras de linguagens, metáfora e metonímia, elas consistem no emprego de palavras em sentido figurado, isto é, em um sentido diferente daquele em que convencionalmente são empregadas.

As figuras de linguagem são normalmente usadas para tornar mais expressivo o que queremos dizer. Empregadas tanto na língua escrita como na língua falada, ampliam o significado de uma palavra, suprem a falta de termos adequados, criam significados diferentes. 

A metáfora – definição

É a figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra em um sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo este um novo sentido resultante de uma relação de semelhança e aproximação entre os termos. Exemplos:

Ela vive em outro planeta.

Foi um leão durante o jogo.

Sua alma é um livro fechado.

 A metonímia – definição

É a figura de linguagem que consiste na substituição de uma palavra por outra em razão de haver entre elas uma relação de interdependência, de inclusão, de implicação. A metonímia ocorre com várias situações, veja alguns exemplos:

O nome do autor: Sempre ouvia Roberto Carlos. (a música)

O continente: Ele comeu dois pratos no almoço. (o alimento)

A marca: Você quer um chiclete? (goma de mascar)

Reconhecidas pela literatura e claro pela linguagem popular, a metáfora e a metonímia também podem ser visuais. No caso dos sistemas de pictogramas, costumam empregar a metonímia como recurso de para orientar usuários de guias turísticos, terminais de transportes, postos rodoviários, assim talheres representam um restaurante, uma cama representa um hotel, uma bomba de combustível representa um posto de abastecimento. 

Com relação a metáfora o emprego visual é reservado à mídia, em capas ou encartes de revistas, fotografias sugestivas regem a internet promovendo um mundo de sensações e sabores. A metáfora visual ocorre quando associamos a imagem as palavras, como o caso da palavra férias que pode sugerir inúmeras imagens quando pensamos em descanso ou lazer: os pés cruzados em uma rede, uma cadeira em frente a praia, uma vara de pescar presa em uma canoa. Atualmente as metáforas visuais aparecem isoladas na própria imagem, sendo ela a responsável pelos sentidos sem a pretensão do texto, concluímos que, ao longo do tempo, os anunciantes perceberam que os consumidores estão se tornando mais competentes para entender e interpretar metáforas visuais em anúncios.

ATIVIDADES

Questão 1 – O processo de criação de metáforas exige muito do autor e do leitor, muitas vezes confundida pela comparação a metáfora passa despercebida, para melhor fazer esta distinção assista ao vídeo: Figuras de linguagem: metáfora e comparação. Acesse o link: <https://www.youtube.com/watch?v=gnKZ-DFCtps&t=188s>. Após o vídeo você irá notar que as palavras se aproximam por suas relações de semelhança e sugestão.

Questão 2 – Você já deve ter observado que boa parte das placas de trânsito apontam informações importantes, tanto para sinalização como para indicação. Tomando como ponto de partida as placas indicativas que formam metonímias visuais, cite algumas placas de trânsito que também podem formar metonímias visuais, como a faixa de pedestre, animais na pista, pista com declive e tantas outras. Vamos lá, chegou a sua vez!


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:LÍNGUA PORTUGUESA  
(EAJALP0834) Usar de recursos linguísticos de acordo com a necessidade discursiva.   
(EAJALP0818) Compreender em textos multissemióticos os seguintes efeitos de sentido: humor, ironia, ambiguidade etc.
(EAJALP0736) Produzir textos poéticos utilizando rima, métrica e ritmo.