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Língua Portuguesa – Lendas indígenas

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 03/03/2021 (quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Temática: lendas indígenas. Disponível em: pixabay.com

Olá, pessoal! Espero que todos estejam bem, se cuidando e se protegendo!

Vocês sabiam que as lendas revelam a maneira pelas quais determinadas sociedades entendem e explicam o mundo?

 – O gênero textual lenda apresenta grande circulação no ambiente escolar, na contemporaneidade em especial em eventos folclóricos.

As lendas têm como objetivo justificar alguns elementos da natureza através de uma experiência vivenciada.

Gostaram do tema dessa videoaula?
Então, pegue seu material e não fique de fora !!!

Assista a videoaula a seguir, com a temática: Oralidade


Eaja | 5ª Série | Língua Portuguesa |Lendas indígenas| Link: https://www.youtube.com/watch?v=LjVhPwNh0TI&feature=youtu.be

Lendas indígenas e sua aproximação com a ecologia

Assim como os mitos, as lendas foram transmitidas oralmente de geração em geração. Com o intuito de preservar essa rica tradição muitos pesquisadores se dedicaram a registrar essas narrativas, um deles foi o antropólogo alemão Herbert Baldus (1899-1970), nos anos de 1920 ele visitou muitas comunidades indígenas brasileiras.

Você observou que a maioria das lendas brasileiras abordam a natureza como ambiente principal, pensando nesta reflexão, os índios brasileiros são considerados patronos do meio ambiente, por sua cultura e práticas sustentáveis. 

Agora é com você!

Atividade 1

A origem dos rios Xingu e Amazonas também faz parte do imaginário indígena, leia a lenda abaixo e confira:

Dizem que antigamente era tudo seco. Na Floresta Amazônica não tinha água nem rio. A ave Juriti era a dona da água e a guardava em três tambores.

Certo dia, os três filhos de Cinaã estavam com sede e foram pedir água para o passarinho. Ele não deu e disse:

– Seu pai é Pajé muito grande, por que não dá água para vocês?

Eles voltaram para casa chorando muito. Cinaã perguntou porque estavam chorando e eles contaram. Cinaã disse para eles não irem mais lá que era perigoso, tinha peixe grande dentro dos tambores. Mas eles foram assim mesmo e quebraram os tambores. Quando a água saiu, Juriti virou bicho.

Os irmãos pularam longe, mas o peixe grande que estava lá dentro engoliu Rubiatá (um dos irmãos) , que ficou com as pernas para fora da boca do peixe. Os outros dois irmãos começaram a correr e foram fazendo rios e cachoeiras com a corrida. O peixe grande foi atrás levando água e fazendo o rio Xingu.

Continuaram a correr até chegar no Amazonas. Lá os irmãos pegaram Rubiatá, que estava morto. Cortaram suas pernas, pegaram o sangue e sopraram. Rubiatá virou gente novamente. Depois eles sopraram a água lá no Amazonas e o rio ficou muito largo.

Voltaram para casa e disseram que haviam quebrado os tambores e que teriam água por toda a vida para beber.

Esse texto está disponível no site: https://portalamazonia.com/amazonia-az/letra-l/lenda-dos-rios-xingu-e-amazonas

Agora acesse o link abaixo para assistir ao vídeo – Lendas e Histórias revela a Lenda do Rio Xingu e Amazônia


“Lendas e Histórias revela a Lenda do Rio Xingu e Amazônia” – Canal: Legislativo PI – Link: https://www.youtube.com/watch?v=xXOeRozObao

Atividade 2

Com base no que você assistiu no vídeo, troque ideias com seus amigos e famílias sobre a grandiosa de diversidade de assuntos que as lendas indígenas apresentam. Registre em seu caderno os temas abordados nas lendas indígenas. Observe a aproximação das lendas indígenas enquanto tradição dos assuntos relacionados ao meio ambiente.

Atividade 3

Atividade integração com Geografia

Observe a imagem, converse com seus amigos e familiares sobre a conscientização da preservação do meio ambiente, em especial dos rios da região amazônica.

Temática: preservação do meio ambiente. Disponível em: pixabay.com

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALP0547) Narrar e recontar histórias da tradição oral.
(EAJALP0462) Identificar e considerar as variedades linguísticas no contexto social.(EAJALP0465) Compreender, em narrativas, os efeitos do narrador, dos personagens, dos conflitos e do clima.Geografia
(EAJAGE0513) Trabalhar diferentes aspectos e maneiras de se utilizar os mapas, gráficos e outras representações cartográficas.