You are currently viewing Língua Portuguesa – Lendas indígenas

Língua Portuguesa – Lendas indígenas

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa para a 5ª série da Eaja é uma reapresentação da que foi exibida no dia 03 de março de 2021 – foi veiculada na TV no dia 19/03/2021 (sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Temática: Oralidade. Disponível em:  www.pixabay.com

Olá, pessoal! Espero que todos estejam bem, se cuidando e se protegendo!

Vocês sabiam que as lendas revelam a maneira pelas quais determinadas sociedades entendem e explicam o mundo?

– O gênero textual lenda apresenta grande circulação no ambiente escolar, na contemporaneidade em especial em eventos folclóricos.

– As lendas têm como objetivo justificar alguns elementos da natureza através de uma experiência vivenciada.

Gostaram do tema dessa videoaula?
Então, pegue seu material e não fique de fora !!!

Assista a videoaula a seguir, com a temática: Oralidade

Eaja | 5ª Série | Língua Portuguesa |Lendas indígenas| Link: https://www.youtube.com/watch?v=LjVhPwNh0TI&feature=youtu.be

Lendas indígenas e sua aproximação com a ecologia

Assim como os mitos, as lendas foram transmitidas oralmente de geração em geração. Com o intuito de preservar essa rica tradição muitos pesquisadores se dedicaram a registrar essas narrativas, um deles foi o antropólogo alemão Herbert Baldus (1899-1970), nos anos de 1920 ele visitou muitas comunidades indígenas brasileiras.

Você observou que a maioria das lendas brasileiras abordam a natureza como ambiente principal, pensando nesta reflexão, os índios brasileiros são considerados patronos do meio ambiente, por sua cultura e práticas sustentáveis.

Agora é com você!

Atividade 1

A origem dos rios Xingu e Amazonas também faz parte do imaginário indígena, leia a lenda abaixo e confira:

Dizem que antigamente era tudo seco. Na Floresta Amazônica não tinha água nem rio. A ave Juriti era a dona da água e a guardava em três tambores.

Certo dia, os três filhos de Cinaã estavam com sede e foram pedir água para o passarinho. Ele não deu e disse:

– Seu pai é Pajé muito grande, por que não dá água para vocês?

Eles voltaram para casa chorando muito. Cinaã perguntou porque estavam chorando e eles contaram. Cinaã disse para eles não irem mais lá que era perigoso, tinha peixe grande dentro dos tambores. Mas eles foram assim mesmo e quebraram os tambores. Quando a água saiu, Juriti virou bicho.

Os irmãos pularam longe, mas o peixe grande que estava lá dentro engoliu Rubiatá (um dos irmãos) , que ficou com as pernas para fora da boca do peixe. Os outros dois irmãos começaram a correr e foram fazendo rios e cachoeiras com a corrida. O peixe grande foi atrás levando água e fazendo o rio Xingu.

Continuaram a correr até chegar no Amazonas. Lá os irmãos pegaram Rubiatá, que estava morto. Cortaram suas pernas, pegaram o sangue e sopraram. Rubiatá virou gente novamente. Depois eles sopraram a água lá no Amazonas e o rio ficou muito largo.

Voltaram para casa e disseram que haviam quebrado os tambores e que teriam água por toda a vida para beber.

Esse texto está disponível no site: https://portalamazonia.com/amazonia-az/letra-l/lenda-dos-rios-xingu-e-amazonas

Agora acesse o link abaixo para assistir ao vídeo – Lendas e Histórias revela a Lenda do Rio Xingu e Amazônia

“Lendas e Histórias revela a Lenda do Rio Xingu e Amazônia” – Canal: Legislativo PI – Link: https://www.youtube.com/watch?v=xXOeRozObao

Atividade 2

Com base no que você assistiu no vídeo, troque ideias com seus amigos e famílias sobre a grandiosa de diversidade de assuntos que as lendas indígenas apresentam. Registre em seu caderno os temas abordados nas lendas indígenas. Observe a aproximação das lendas indígenas enquanto tradição dos assuntos relacionados ao meio ambiente.

Atividade 3

Atividade integração com Geografia

Observe a imagem, converse com seus amigos e familiares sobre a conscientização da preservação do meio ambiente, em especial dos rios da região amazônica.Temática: preservação do meio ambiente. Disponível em: pixabay.com

Temática: preservação do meio ambiente. Disponível em: pixabay.com

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJALP0547) Narrar e recontar histórias da tradição oral.
(EAJALP0462) Identificar e considerar as variedades linguísticas no contexto social.(EAJALP0465) Compreender, em narrativas, os efeitos do narrador, dos personagens, dos conflitos e do clima.Geografia
(EAJAGE0513) Trabalhar diferentes aspectos e maneiras de se utilizar os mapas, gráficos e outras representações cartográficas.