You are currently viewing Língua Portuguesa: Investigando as práticas de higiene no preparo dos alimentos

Língua Portuguesa: Investigando as práticas de higiene no preparo dos alimentos

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Ciências é destinada a estudantes da 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

AS DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS (DTA) SÃO PROVOCADAS PELO CONSUMO DE ALIMENTOS CONTAMINADOS COM BACTÉRIAS, PARASITAS, VÍRUS E SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS. A CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS OCORRE DESDE A PLANTAÇÃO, ATÉ A CHEGADA DO ALIMENTO À MESA.

OS SINTOMAS MAIS COMUNS DESSAS DOENÇAS SÃO VÔMITOS E DIARRÉIAS, PORÉM A PESSOA DOENTE PODE SENTIR DOR DE CABEÇA, FEBRE, ALTERAÇÃO NA VISÃO ENTRE OUTROS SINTOMAS. GERALMENTE, ESSAS DOENÇAS NÃO DEIXAM SEQUELAS EM PESSOAS SAUDÁVEIS, PORÉM IDOSOS, CRIANÇAS E MULHERES GRÁVIDAS, PODEM TER SEQUELAS MAIS GRAVES.

HÁ LEIS QUE ESTABELECEM AS REGRAS QUE DEVEM SER OBEDECIDAS PELOS ESTABELECIMENTOS POR BARES E RESTAURANTES. A FISCALIZAÇÃO E O ACOMPANHEMENTO DE TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS FAZEM PARTE SÃO AÇÕES DIÁRIAS DESTES ESTABELECIMENTOS.

Fonte: Canva Fotos

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

O QUESTIONÁRIO É UM INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, QUE PODE CONTER UM NÚMERO GRANDE OU PEQUENO DE QUESTÕES, APRESENTADAS POR ESCRITO (IMPRESSO OU DIGITAL). UM QUESTIONÁRIO TEM POR OBJETIVO OFERECER INFORMAÇÕES E OPINIÕES SOBRE DETERMINADO ASSUNTO AO PESQUISADOR. VEJA O QUESTIONÁRIO A SEGUIR E RESPONDA:

Fonte: Canva Educacional

A) EM SUA OPINIÃO, QUAL É A FINALIDADE DO QUESTIONÁRIO ACIMA?

B) AS PALAVRAS DO QUESTIONÁRIO FORAM BEM ESCOLHIDAS?

C) VOCÊ IDENTIFICOU PARA QUAL PÚBLICO O QUESTIONÁRIO FOI CRIADO?

D) A MANEIRA COMO AS PERGUNTAS FORAM FEITAS OFERECERÃO RESPOSTAS SEGURAS PARA O PESQUISADOR?

QUESTÃO 2

O QUESTIONÁRIO ACIMA POSSUI DOIS TIPO DE QUESTÕES, QUESTÕES FECHADAS ( O ENTREVISTADO MARCA SIM OU NÃO) E UMA QUESTÃO ABERTA ( O ENTREVISTADO ESCREVE A SUA OPINIÃO). PARA VOCÊ, É IMPORTANTE QUE UM QUESTIONÁRIO TENHA ESSES DOIS TIPOS DE QUESTÕES? POR QUÊ?

QUESTÃO 3

ÀS VEZES, O ENTREVISTADO NÃO DESEJA ESCOLHER ENTRE AS OPÇÕES DE RESPOSTA QUE FORAM FORNECIDAS PELO CRIADOR DA PESQUISA. EM SUA OPINIÃO, TER O TÓPICO “OUTRA” AJUDA?

QUESTÃO 4

ATUALMENTE, OS QUESTIONÁRIOS ON-LINE TÊM SIDO MUITO UTILIZADOS EM PESQUISAS PARA SABER A OPINIÃO DO CONSUMIDOR. VOCÊ JÁ PREENCHEU ALGUM QUESTIONÁRIO ON-LINE? O QUE ACHOU DA EXPERIÊNCIA?

QUESTÃO 5

DAS OPÇÕES A SEGUIR, QUAL DELAS INDICA A DESVANTAGEM DO USO DO QUESTIONÁRIO.

A) O QUESTIONÁRIO É UMA FORMA BARATA DE COLETAR INFORMAÇÕES.

B) O QUESTIONÁRIO OFERECE RESPOSTAS RÁPIDAS.

C) ALGUMAS QUESTÕES PODEM NÃO SER RESPONDIDAS.

D) O QUESTIONÁRIO É UM RECURSO PRÁTICO.

QUESTÃO 6

VEJA ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA O PREPARO DE HORTALIÇAS, FRUTAS E LEGUMES.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/alimentos/manuais-guias-e-orientacoes/cartilha-boas-praticas-para-servicos-de-alimentacao.pdf

ACESSE OS MATERIAIS REFERENTES A ESSA ATIVIDADE ( SLIDE E ATIVIDADE 27) CILCANDO AQUI:  https://drive.google.com/drive/folders/15qC_G7cCaBE_u8btzKFaIc3qK6dDowvF?usp=sharing


SAIBA MAIS

ACESSE O VÍDEO REVER O QUE FOI EXPLICADO SOBRE QUESTIONÁRIOS.

Fonte: vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=kIK_bsHBGc0


Componentes curricularesLíngua Portuguesa e Ciências
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0259) Produzir diferentes gêneros do campo de estudos e pesquisa.  
(EAJACI0106) Identificar a importância dos hábitos de higiene do corpo humano e da higiene dos alimentos para a manutenção da saúde individual e coletiva.

ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
https://sanityconsultoria.com/manipulacao-de-alimentos-principais-perguntas-e-respostas/
https://rockcontent.com/br/blog/questionario-de-pesquisa/

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/alimentos/manuais-guias-e-orientacoes/cartilha-boas-praticas-para-servicos-de-alimentacao.pdf