You are currently viewing Língua Portuguesa – Ideal de moça – Cora Coralina

Língua Portuguesa – Ideal de moça – Cora Coralina

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

FONTE: Pixabay.com. Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/cart%c3%a3o-postal-galinhas-fran%c3%a7a-1348470/. Acesso em 27/04/2023.

Ideal de moça – Cora Coralina

Cora Coralina é uma das mais importantes escritoras brasileiras, conhecida por sua poesia e prosa sensível e cheia de lirismo, que retrata a vida simples e cotidiana das pessoas do interior do Brasil. Ela escreveu muitos contos que abordam os valores de uma sociedade conservadora e cheia de estigmas com relação a figura da mulher. O conto Ideal de moça é um delicado exemplo da sua singularidade e preocupação com os mais desvalidos.

Ideal de moça narra a história de uma jovem chamada de “Totinha” que ficara órfã de seus pais e acabou sendo criada por sua madrinha. A mãe de Totinha não teve grandes honrarias e recebeu enterro simples, porém muito prestativa a madrinha cuidara muito bem de sua afilhada Totinha e a manteve por anos no colégio.     Com o passar do tempo veio o casamento, sem muito saber de seu marido casou-se, teve sua casa e seus filhos, mas sem muitas explicações o marido a deixou. Para criar seus filhos, Totinha trabalhou muito, lavava roupas, fazia serviços domésticos e limpava tripas no rio. O narrador se aproxima de Totinha, pois observa seu esforço e a procura para sabe se ela tem algum sonho. Quão grande é sua surpresa, pois o sonho de Totinha era ter um desmaio em público, pois a própria  confessa ter presenciado o desmaio de uma moça que participava do coro em seus tempos de mocidade. O conto Ideal de moça é um exemplo especial da refinada escrita de Cora Coralina, sua singularidade ao tratar dos problemas sociais enfrentados pelas mulheres no século passado, o abandono, a fragilidade e as cobranças matrimoniais. Cora Coralina se apropria dos relatos humildes e promove uma reflexão sobre os sonhos íntimos, aqueles que são roubados pelo destino.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O início da narrativa Ideal de moça é severamente marcado pela morte. Mencione qual o familiar da protagonista torna-se ausente em detrimento da morte?

QUESTÃO 2

Totinha foi uma moça dedicada e muita trabalhadeira, aprendeu as lições escolares e os afazeres domésticos, extremo esforço a espera de um:

(A) testamento

(B) casamento