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LÍNGUA PORTUGUESA – GRAFEMAS E FONEMAS (P e B)

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PORTUGUÊS, INTEGRADA COM HISTÓRIA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª E 2ª SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

O QUE SÃO GRAFEMAS E FONEMAS?

GRAFEMAS SÃO AS LETRAS OU COMBINAÇÕES DE LETRAS QUE USAMOS NA ESCRITA PARA REPRESENTAR OS SONS DA FALA. POR EXEMPLO, NA PALAVRA “CASA”, OS GRAFEMAS SÃO “C”, “A”, “S” E “A”, QUE REPRESENTAM OS SONS “K”, “A”, “S” E “A”. OS GRAFEMAS SÃO COMO AS PEÇAS DO JOGO DE PALAVRAS NA ESCRITA, AJUDANDO A FORMAR E REPRESENTAR OS SONS DAS PALAVRAS.

UM FONEMA É O SOM QUE FAZEMOS QUANDO PRONUNCIAMOS UMA LETRA OU UMA COMBINAÇÃO DE LETRAS EM UMA PALAVRA. POR EXEMPLO, QUANDO DIZEMOS “CASA”, O SOM DO “C” É UM FONEMA, ASSIM COMO O SOM DO “A” E DO “S”. OS FONEMAS SÃO OS ELEMENTOS SONOROS BÁSICOS QUE FORMAM AS PALAVRAS EM UMA LÍNGUA.

QUESTÃO 1

LEIA O TEXTO EM VOZ ALTA OBSERVANDO O SOM DAS LETRAS P E B

A VIDA

SÃO VÁRIAS FASES NA VIDA DE PEQUENINOS ATÉ ADULTOS.

QUANDO NASCEMOS, SOMOS BEBÊS CHEIOS DE ENERGIA E BEM CURIOSOS. AOS POUCOS, VAMOS APRENDENDO A FALAR, ANDAR E EXPLORAR O MUNDO.

COMO JOVENS, MUITAS MUDANÇAS, BUSCAMOS DESCOBRIR QUEM SOMOS E O QUE QUEREMOS. PODE SER BASTANTE CONFUSO, MAS É IMPORTANTE SEGUIR COM BRAVURA.

FINALMENTE, ADULTOS! PRECISAMOS TOMAR BOAS DECISÕES: QUAL PROFISSÃO, ONDE MORAR, FORMAR OU NÃO FAMÍLIA. MESMO ASSIM, HÁ BELAS COISAS NÃO MUDAM, NOSSOS VALORES, AMIGOS E FAMÍLIA.

OLHANDO PARA TRÁS, VEMOS QUE TANTO AS MUDANÇAS QUANTO ÀS COISAS QUE PERMANECEM SÃO PARTES IMPORTANTES DA NOSSA HISTÓRIA. É ASSIM QUE PODEMOS BUSCAR SENTIDO E ALEGRIA EM NOSSA JORNADA.


DEPOIS DE LER O TEXTO “A VIDA” COLETIVAMENTE:

(A) VOCÊ CONCORDA COM O TEXTO TRAZ REFERENTE A VIDA? POR QUE?

(B) QUAIS SÃO AS FASES DA VIDA APONTADAS NO TEXTO?

(C) HÁ PALAVRAS DESCONHECIDAS NO TEXTO? SE SIM BUSQUE AUXÍLIO NO DICIONÁRIO PARA CONHECER.

QUESTÃO 2

AINDA SOBRE O TEXTO “A VIDA”, DEPOIS DA LEITURA  COLETIVA

QUESTÃO 3

BUSQUE PALAVRAS COM P E B, RELACIONADAS AO TEXTO “A VIDA”

SE POSSÍVEL LEIA AS PALAVRAS ENCONTRADAS EM VOZ ALTA E FRENTE A UM ESPELHO.

QUESTÃO 4

AS LETRAS P E B POSSUEM QUANTOS FONEMAS
(A) APENAS UM ÚNICO
(B) VÁRIOS SONS
(C) SONS IGUAIS
(D) CADA UMA UM SOM

QUESTÃO 5

ALGUMAS LETRAS QUE POSSUEM UM ÚNICO FONEMA SÃO
(A) B, P, D, E F
(B) C, S, D, E G
(C) B, S, D, E G
(D) J, S, G, E F

SAIBA MAIS


AutoriaAriadiny Cândido Morais
FormaçãoPedagoga e Mestre em Educação.
Componentes CurricularesLíngua Portuguesa
Objetos de conhecimento:
Consciência fonológica: regularidades e irregularidades ortográficas na apropriação da escrita alfabética:  Relação grafema/fonema: Grafemas que correspondem apenas a um fonema: p/b, t/d, f/v 


As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado – presente): Formação da identidade do estudante, mudanças e permanências.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EJALP0149) Identificar as correspondências entre grafema/fonema, de modo a ler e escrever textos com sentido e significado.
(EJALP0150) Desenvolver a relação grafema/fonema as regularidades e irregularidades ortográficas.

(EJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do tempo histórico

Referencial:
GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023.

CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 15/03/2024.