ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE PORTUGUÊS, INTEGRADA COM HISTÓRIA, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª E 2ª SÉRIE) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
O QUE SÃO GRAFEMAS E FONEMAS?
GRAFEMAS SÃO AS LETRAS OU COMBINAÇÕES DE LETRAS QUE USAMOS NA ESCRITA PARA REPRESENTAR OS SONS DA FALA. POR EXEMPLO, NA PALAVRA “CASA”, OS GRAFEMAS SÃO “C”, “A”, “S” E “A”, QUE REPRESENTAM OS SONS “K”, “A”, “S” E “A”. OS GRAFEMAS SÃO COMO AS PEÇAS DO JOGO DE PALAVRAS NA ESCRITA, AJUDANDO A FORMAR E REPRESENTAR OS SONS DAS PALAVRAS.
UM FONEMA É O SOM QUE FAZEMOS QUANDO PRONUNCIAMOS UMA LETRA OU UMA COMBINAÇÃO DE LETRAS EM UMA PALAVRA. POR EXEMPLO, QUANDO DIZEMOS “CASA”, O SOM DO “C” É UM FONEMA, ASSIM COMO O SOM DO “A” E DO “S”. OS FONEMAS SÃO OS ELEMENTOS SONOROS BÁSICOS QUE FORMAM AS PALAVRAS EM UMA LÍNGUA.
QUESTÃO 1
LEIA O TEXTO EM VOZ ALTA OBSERVANDO O SOM DAS LETRAS P E B
A VIDA
SÃO VÁRIAS FASES NA VIDA DE PEQUENINOS ATÉ ADULTOS.
QUANDO NASCEMOS, SOMOS BEBÊS CHEIOS DE ENERGIA E BEM CURIOSOS. AOS POUCOS, VAMOS APRENDENDO A FALAR, ANDAR E EXPLORAR O MUNDO.
COMO JOVENS, MUITAS MUDANÇAS, BUSCAMOS DESCOBRIR QUEM SOMOS E O QUE QUEREMOS. PODE SER BASTANTE CONFUSO, MAS É IMPORTANTE SEGUIR COM BRAVURA.
FINALMENTE, ADULTOS! PRECISAMOS TOMAR BOAS DECISÕES: QUAL PROFISSÃO, ONDE MORAR, FORMAR OU NÃO FAMÍLIA. MESMO ASSIM, HÁ BELAS COISAS NÃO MUDAM, NOSSOS VALORES, AMIGOS E FAMÍLIA.
OLHANDO PARA TRÁS, VEMOS QUE TANTO AS MUDANÇAS QUANTO ÀS COISAS QUE PERMANECEM SÃO PARTES IMPORTANTES DA NOSSA HISTÓRIA. É ASSIM QUE PODEMOS BUSCAR SENTIDO E ALEGRIA EM NOSSA JORNADA.
DEPOIS DE LER O TEXTO “A VIDA” COLETIVAMENTE:
(A) VOCÊ CONCORDA COM O TEXTO TRAZ REFERENTE A VIDA? POR QUE?
(B) QUAIS SÃO AS FASES DA VIDA APONTADAS NO TEXTO?
(C) HÁ PALAVRAS DESCONHECIDAS NO TEXTO? SE SIM BUSQUE AUXÍLIO NO DICIONÁRIO PARA CONHECER.
QUESTÃO 2
AINDA SOBRE O TEXTO “A VIDA”, DEPOIS DA LEITURA COLETIVA
(A) CIRCULE DE AZUL AS PALAVRAS COM A LETRA P
(B) CIRCULE DE VERMELHO AS PALAVRAS COM B.
(C) FAÇA 2 LISTA UMA COM AS PALAVRAS CIRCULADAS NO TEXTO COM A LETRA P E OUTRA COM A LETRA B.
QUESTÃO 3
BUSQUE PALAVRAS COM P E B, RELACIONADAS AO TEXTO “A VIDA”
SE POSSÍVEL LEIA AS PALAVRAS ENCONTRADAS EM VOZ ALTA E FRENTE A UM ESPELHO.
QUESTÃO 4
AS LETRAS P E B POSSUEM QUANTOS FONEMAS
(A) APENAS UM ÚNICO
(B) VÁRIOS SONS
(C) SONS IGUAIS
(D) CADA UMA UM SOM
QUESTÃO 5
ALGUMAS LETRAS QUE POSSUEM UM ÚNICO FONEMA SÃO
(A) B, P, D, E F
(B) C, S, D, E G
(C) B, S, D, E G
(D) J, S, G, E F
SAIBA MAIS
Autoria | Ariadiny Cândido Morais |
Formação | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componentes Curriculares | Língua Portuguesa |
Objetos de conhecimento: Consciência fonológica: regularidades e irregularidades ortográficas na apropriação da escrita alfabética: Relação grafema/fonema: Grafemas que correspondem apenas a um fonema: p/b, t/d, f/v As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado – presente): Formação da identidade do estudante, mudanças e permanências. | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0149) Identificar as correspondências entre grafema/fonema, de modo a ler e escrever textos com sentido e significado. (EJALP0150) Desenvolver a relação grafema/fonema as regularidades e irregularidades ortográficas. (EJAHI0103) Perceber as permanências e as mudanças no transcorrer do tempo histórico |
Referencial: | GOIÂNIA. Secretária de Educação. Documento Curricular para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. 2023. CANVA, Plataforma online de design. Disponível em: www.canva.com. Acesso em: 15/03/2024. |