You are currently viewing Língua Portuguesa | Gênero textual – Textos instrucionais: receita; patrimônio material e imaterial.

Língua Portuguesa | Gênero textual – Textos instrucionais: receita; patrimônio material e imaterial.

OLÁ! ESTA AULA DE  LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS EDUCANDOS DA 3ª SÉRIE DA EAJA.

NA VIDEOAULA DE HOJE VAMOS VIAJAR NO CONHECIMENTO DE UMA FORMA DELICIOSA! CONHECEREMOS O GÊNERO TEXTUAL – TEXTO INSTRUCIONAL ATRAVÉS DA RECEITA DA FEIJOADA! VOCÊ APRENDERÁ QUE A FEIJOADA É UM PATRIMÔNIO CULTURAL E AINDA APRENDERÁ UMA RECEITA BASTANTE SABOROSA! 

Acervo pessoal da professora Lucyana. 

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA –  GÊNERO TEXTUAL – TEXTOS INSTRUCIONAIS: RECEITA; PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL.

3ª Série – Eaja – Língua Portuguesa e História – Aula 12

NA VIDEOAULA DE HOJE, VIMOS QUE OS GÊNEROS TEXTUAIS POSSUEM DIFERENTES CARACTERÍSTICAS E, APRENDEREMOS A RECONHECER UM TIPO DE TEXTO CHAMADO DE TEXTO INSTRUCIONAL, QUE TEM COMO PRINCIPAL CARACTÉRISCA A INFORMAÇÃO, OU SEJA, ESTE TEXTO TEM A FUNÇÃO DE INSTRUIR/ENSINAR O LEITOR A FAZER ALGO. DENTRO DOS TEXTOS INSTRUCIONAIS DESCOBRIMOS TAMBÉM A FORTE PRESENÇA DOS VERBOS IMPERATIVOS, QUE SÃO OS VERBOS QUE EXPRESSAM UMA ORDEM, PEDIDO, DESEJO, SÚPLICA, CONSELHO, CONVITE, SUGESTÃO, ORIENTAÇÃO, ALERTA OU AVISO. NOSSA VIDEOAULA ESTAVA RELACIONADA TAMBÉM COM AS RECEITAS, E HOJE O TIPO DE TEXTO INSTRUCIONAL DESTACADO FOI A RECEITA CULINÁRIA DA FEIJOADA. COMO NOSSA VIDEOAULA DE HOJE ESTAVA MUITO RICA EM DETALHES, DISCUTIMOS TAMBÉM SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL, QUE EXPRESSA A CULTURA E AS CARACTERÍSTICAS DE UM DETERMINADO GRUPO OU REGIÃO E ESTÁ DIVIDIDO EM DOIS TIPOS: MATERIAL E IMATERIAL. A CULTURA MATERIALSENDO COMPOSTA POR ELEMENTOS CONCRETOS, COMO CONSTRUÇÕES E OBJETOS ARTÍSTICOS. E JÁ A CULTURA IMATERIAL É RELACIONADA A ELEMENTOS ABSTRATOS, COMO HÁBITOS E RITUAIS.

E QUE TAL SE VOCÊ APRENDER A RECEITA DE UMA FEIJOADA MARAVILHOSA? BASTA ASSISTIR AO VÍDEO ABAIXO DA FEIJOADA DA DONA LOURDES.

https://youtu.be/-y_84wPAGDA

ATIVIDADE 1

HOJE TRABALHAMOS A RECEITA DA FEIJOADA. TENHO CERTEZA QUE VOCÊ CONHECE ALGUMA RECEITA. QUE TAL ESCREVÊ-LA EM SEU CADERNO E DEPOIS COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS E FAMILIARES? NÃO SE ESQUEÇA DE RETOMAR AS CARACTERÍSTICAS DESTE GÊNERO TEXTUAL PARA ESCREVÊ-LA. 

ATIVIDADE 2

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NA IMPORTÂNCIA DE PRESERVAMOS OS PATRIMÔNIOS CULTURAIS A FIM DE MANTERMOS NOSSA HISTÓRIA VIVA? HOJE VOCÊ CONHECEU E IDENTIFICOU AS DIFERENÇAS ENTRE OS PATRIMÔNIOS CULTURAIS MATERIAIS E IMATERIAIS. ESCREVA I PARA CULTURA IMATERIAL E M PARA CULTURA MATERIAL ACORDO COM O QUE VOCÊ APRENDEU: 

(  ) MERCADO MUNICIPAL DE GOIÁS

(  ) PROCISSÃO DO FOGARÉU

(  ) MONUMENTO “ÀS TRÊS RAÇAS”

(  ) CATIRA

(  ) AS BONECAS KARAJÁ

(  ) A FESTA JUNINA 


RELEMBRANDO!!!

1.CONHECEMOS O GÊNERO TEXTUAL: TEXTOS INSTRUCIONAIS E O SEU CONCEITO;

2.IDENTIFICAMOS AS CARACTERÍSTICAS DE UMA RECEITA;

3.APRECIAMOS A RECEITA DA FEIJOADA CARIOCA;

4.RECONHECEMOS E DIFERENCIAMOS OS PATRIMÔNIOS CULTURAIS MATERIAIS E IMATERIAIS;

Referencial

Adaptado de: SOUZA, Cassia Garcia de; MENEGHELLO, Marinez; PASSOS, Angela. É Bom Aprender – edição renovada: volume 1: Educação de Jovens e Adultos – alfabetização. 1. ed. São Paulo: FTD, 2013.
Língua Portuguesa(EAJALP0301) Ler Textos Injuntivos, Instrucionais (Receitas E Instruções) E Multissemióticos. 
(EAJALP0247) Produzir Texto De Forma Autônoma, Considerando O Tema E A Linguagem Adequada Ao Gênero Textual.
História(EAJAHI0307) Compreender O Que É Patrimônio Histórico-cultural, Material E Imaterial, E As Razões Pelas Quais São Reconhecidos.