You are currently viewing Língua Portuguesa – Gênero textual folheto

Língua Portuguesa – Gênero textual folheto

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – Gênero textual folheto é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O folheto

O folheto é um meio de divulgação de um produto, uma ideia ou mesmo um serviço exposto em papel. Pode exibir promoções de supermercados, divulgar eventos ou serviços como internet ou TV a cabo. Os folhetos são documentos em papel informativos usados ​​por pessoas para compartilhar alguns materiais promocionais, incentivando o leitor a consumi-los. Apresenta uma linguagem apelativa e enquanto gêneros informativos, os folhetos fazem uso da imagem combinado com a escrita, são por excelência um claro exemplo de um texto multimodal. Como fonte de comunicação e divulgação, os folhetos existem há um bom tempo, criado com o surgimento da imprensa no século XVI. Na verdade, as primeiras impressões eram breves cartilhas que continham informação limitada sobre temas distintos, por muitos anos os folhetos foram a única forma de propagação de bem ou ideia, uma vez que os meios de comunicação eram escassos e inacessíveis para boa parte da população.

Características do folheto:

São textos leves e curtos.

Textos acompanhados de imagens.

São capazes de estimular.

Fazem uso da linguagem apelativa.

Visto como textos de divulgação impressa.

Atualmente os folhetos precisam ser bastante atraentes e claro, conter promoções imbatíveis, no entanto, diante de um tempo tão cheio de tecnologias, os folhetos ganharam uma versão digital que pode ser compartilhada e atingir um número maior de pessoas e sem resíduos de papel.


QUESTÃO 1

Agora chegou a sua vez, imagine que você é um próspero comerciante e agora precisa elaborar um esboço de um folheto para divulgar sua mercadoria. Leve em conta o produto que pretende comercializar e o público que seu folheto irá atingir.

Fonte: Publicdomainvectors.org. Disponível em: <https://publicdomainvectors.org/pt/vetorial-gratis/Ilustra%C3%A7%C3%A3o-em-vetor-de-m%C3%A3o-com-folheto/24046.html> Acesso em: 29 de novembro de 2022.

QUESTÃO 2

Sabemos que o folheto é uma modalidade textual muito tradicional e que por muito tempo era uma fonte viva de informação. Comente aqui as principais características do gênero folheto.

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/livreto-panfleto-glasgow-esc%c3%b3cia-448251/> Acesso em: 30 de novembro de 2022.

QUESTÃO 3

Em uma época de grande concorrência e competitividade comercial, os folhetos ganharam uma versão digital, tomando como base nesta inovação responda, qual a versão do gênero folheto você prefere, a imprensa ou a digital? Justifique.

Fonte: Pixabay.com. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/internet-contente-portal-procurar-315132/> Acesso em: 30 de novembro de 2022.

SAIBA MAIS

Com o objetivo de abordar o assunto: gênero textual folheto, assista ao vídeo que menciona algumas particularidades sobre este recurso de comunicação.

CANAL REGINA CACIA “Gênero textual folheto”. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=eyoxmZnBCB8> Acesso em: 30 nov 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJALP0703) Comparar variados anúncios, folhetos e propagandas publicitárias.  
 (EAJALP0704) Compreender a crítica e o humor de tirinhas, charges e memes.  
Referencial teórico:  MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, [1946] 2008.

PAIVA, V. L. M. O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. 2008. Disponível em: https://www.veramenezes.com/techist.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.

VILELA, M.; KOCH, I. V. Gramática da língua portuguesa. Coimbra: Almedina, 2001. DOI: https://doi.org/10.5628/rpcd.01.03.03.