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Língua Portuguesa – Gênero dramático e suas marcas textuais

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a educandos da 7ª Série da Eaja.

Temática – Língua Portuguesa – Gênero dramático e suas marcas textuais. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Oedipe_conduit_par_Antigone.jpg>. Acesso em: 01 de Dezembro de 2021.

A aula de hoje abordará o gênero dramático, suas características marcantes e suas adaptações textuais. Atualmente a teledramaturgia e o cinema fazem uso de textos adaptados da literatura e o gênero dramático é uma fonte inesgotável de temas e recursos que podem ser perfeitamente adequados a qualquer contexto televisivo, afinal como sabiamente diz a máxima popular:  ”a vida imita a arte “ e aos conceitos literários a arte inspira-se na vida.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – Gênero dramático e suas marcas textuais

LÍNGUA PORTUGUESA | 7ª SÉRIE | Eaja | PROF.ª: REGINA

Gênero dramático e suas marcas textuais

Hoje, iremos estudar o gênero dramático e suas características marcantes, bem como sua origem e importância teatral e cinematográfica. Por fazer parte dos três grandes gêneros literários o gênero dramático tem sua origem ligada a antiguidade grego romana, originados na Grécia antiga, os textos pertencentes ao gênero teatral eram criados para encenação pública como forma de culto aos deuses, os principais autores do teatro grego são Sófocles, Eurípedes e Ésquilo; estes referidos autores ainda têm suas obras revisitadas e adaptadas para o cinema e o teatro como as grandes tragédias de simbolização humana.

O principal objetivo do texto teatral era despertar emoções na plateia, uma vez que encenados o contexto era diversificado e os temas falam sobre guerras, incestos, crimes bárbaros, política e até mesmo críticas em forma de sátira. As emoções despertadas pelo gênero dramático dá-se o nome de “catarse”, expressão usada pela literatura quando o enredo atinge o auge de sua emotividade.

Principais características do gênero dramático

-Texto feito para encenação com turnos de fala

– Presença do diálogo entre as personagens

– Ausência da voz enunciativa, ou seja não há narrador

– Predomínio do discurso em segunda pessoa

– Presença da linguagem corporal e gestual, a expressividade em cena

– A composição de um espaço cénico, o cenário.

Apesar da composição ter vistas teatrais, muitas obras dramáticas tomaram as telas do cinema como “Otelo de William Shakespeare” e “Édipo Rei de Sófocles”, são consideradas como exemplos máximo da catarse, sentimentos como dor, morte e a traição se confundem como a própria essência humana, seus personagens muitas vezes adaptados, são colocados a versão dos nossos próprios erros, dentre eles um erro muito recorrente do ser humano: o desconhecimento, ou seja, ser o último a saber dos fatos.

A tragédia e a comédia são exemplos extremos e opostos do gênero dramático: a tragédia é um texto dramático que promove a catarse e a emotividade, enquanto a comédia promove a sátira e o riso, são modalidades consagradas pela literatura e acima de tudo pelo gosto popular.

Vejamos agora um trecho da renomada obra de Sófocles, Édipo Rei, como exemplo máximo do sofrimento tão característico do gênero dramático:

(…)

Entra CREONTE

CREONTE

Não venho aqui para te insultar, Édipo, nem para censurar teus erros de outrora. Mas vós, tebanos, se não respeitamos a hierarquia dos homens, ao menos em consideração pela chama sagrada de Hélio, que anima a natureza, não deveis exibir assim sem um manto, este ser impuro, a quem nem a chuva, nem a luz podem beneficiar. Conduzi este homem, imediatamente, ao interior do palácio; só entre os parentes, e deles tão-somente é que há sentimentos de piedade ao ver e ouvir os males dos que lhes são caros.

ÉDIPO

Em nome dos deuses! Visto que, contra minha expectativa, mostrar tanta generosidade para com o maior dos criminosos, escuta-me! É no teu interesse que vou falar.

CREONTE

E que queres tu obter de mim?

ÉDIPO

Manda-me para fora deste país o mais depressa possível! Para um lugar onde ninguém me veja, nem possa dirigir a palavra a nenhum ser humano!

Neste momento da tragédia, Édipo já sabe de todos os seus erros, como ter matado o próprio pai e ter se casado com a sua mãe, com a somatização de seus erros veio a descoberta de sua origem, pois no princípio da história Édipo acredita ser um nobre que por sua bravura torna-se príncipe, no entanto sua verdadeira origem foi o abandono dos pais até tornar-se filho adotivo de uma família de nobres mercadores. O ponto máximo de tensão desta tragédia é o momento em que o herói e protagonista Édipo não suportando a verdade de seus atos, fura os próprios olhos com um punhal e termina a cena sendo guiado por suas filhas até um lugar de total abandono.

Os textos dramáticos são verdadeiros legados de conhecimento das nossas próprias emoções, sendo as máscaras um símbolo do teatro de revelações, pois não é à toa que muitos conceitos da obra de Édipo Rei são fortemente aproveitados na psicanálise como fonte inesgotável de autoconhecimento, afinal conhecer a si mesmo antes de tudo é o verdadeiro ensinamento da obra de Sófocles.

Atividades

Questão 01 – O gênero dramático é de fato muito marcante em seus conceitos, depois de conhecer suas características, cite duas histórias dramáticas que tenham causado em você uma profunda tristeza ou reflexão, vale citar filmes ou séries que você assistiu ou está assistindo.

Questão 02 – Agora chegou a sua vez, comente e discuta com seus amigos e familiares sobre o tema principal abordado na tragédia de Édipo Rei: o autoconhecimento. Será que nos conhecemos bem? Sabemos a nossa verdadeira origem? E a origem de nossos pais, ela é familiar para nós?


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJALP0639) Planejar e elaborar textos do gênero dramático (adaptação de outros gêneros textuais/discursivos). 
(EAJALP0640) Criar textos em versos com rimas, recursos visuais, semânticos e sonoros.
Referências:Sófocles – Rei Édipo – Páginas 69 e 70 – Site Domínio Público  Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000024.pdf acessado em 29/11/2021