You are currently viewing Língua portuguesa – Foco narrativo

Língua portuguesa – Foco narrativo


FONTE: Pixabay.com Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/livros-fantasia-biblioteca-7212455/ Acesso em 07/03/2024.
FONTE: Pixabay.com Disponível em: https://pixabay.com/pt/vectors/cabe%C3%A7a-humano-aprendendo-lendo-5902159/ Acesso em 07/03/2024.

Quando um texto literário se consagra por um determinado tema, o ponto de vista do narrador pode influenciar a maneira como os temas são explorados na história. Por exemplo, um narrador em primeira pessoa pode permitir uma exploração mais profunda dos pensamentos e sentimentos de um personagem em relação a certos temas, enquanto um narrador em terceira pessoa onisciente pode fornecer uma visão mais abrangente dos temas abordados na história. Em resumo, o foco narrativo é uma estratégia poderosa na criação e na interpretação de textos literários, pois influencia a maneira como os leitores se envolvem com a história, compreendem os eventos e se conectam aos personagens.

Como o ponto de vista do narrador influencia a maneira como os eventos são apresentados na história?


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0522) Compreender e analisar as características relacionadas à construção composicional de diferentes gêneros textuais/discursivos dos quatro campos de atuação, considerando a situação comunicativa
Referências:BECHARA, FÁVERO, Leonor Lopes Coesão e Coerência Textuais. 9ª edição, São Paulo: Ática, 2002.  

KOCH, Ingedore G. V. Desvendando os Segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.  

ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto, 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.