Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
FOCO NARRATIVO
O foco narrativo, também conhecido como ponto de vista, refere-se à perspectiva através da qual uma história é contada. É a posição a partir da qual o narrador relata os eventos e as experiências dos personagens. Para a literatura o foco narrativo é uma estratégia linguística que muitas vezes envolve toda a trama, assumindo assim o seu direcionamento. Existem dois tipos principais de foco narrativo:
Primeira pessoa
Neste caso, a narrativa é contada por um personagem que participa ativamente da história, usando pronomes como “eu” e “meu”. O narrador tem um conhecimento limitado dos eventos, pois só pode relatar o que percebe, pensa ou experimenta diretamente. Isso pode criar uma conexão íntima entre o leitor e o narrador, mas também reduz o conhecimento sobre outros personagens e eventos.
Terceira pessoa que pode apresentar visões diferentes de uma narrativa, como narrador:
Observador: é aquele que está fora da história, utilizando pronomes como “ele”, “ela” e “eles”, mas focando em um único personagem principal. O narrador tem acesso aos pensamentos e sentimentos desse personagem, mas não aos de outros, o que permite ao leitor uma visão mais ampla dos eventos do que na primeira pessoa, mas ainda com uma perspectiva limitada.
Onisciente: Neste caso, o narrador é externo à história e possui conhecimento completo de todos os eventos, pensamentos e sentimentos de todos os personagens. O narrador pode mudar o foco de um personagem para outro e até mesmo fornecer informações sobre eventos passados ou futuros que os personagens não conhecem. Isso oferece ao leitor uma visão mais completa e objetiva dos eventos, mas pode diminuir a identificação emocional com os personagens.
Quando um texto literário se consagra por um determinado tema, o ponto de vista do narrador pode influenciar a maneira como os temas são explorados na história. Por exemplo, um narrador em primeira pessoa pode permitir uma exploração mais profunda dos pensamentos e sentimentos de um personagem em relação a certos temas, enquanto um narrador em terceira pessoa onisciente pode fornecer uma visão mais abrangente dos temas abordados na história. Em resumo, o foco narrativo é uma estratégia poderosa na criação e na interpretação de textos literários, pois influencia a maneira como os leitores se envolvem com a história, compreendem os eventos e se conectam aos personagens.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Leia o trecho da obra “Vida Secas” de Graciliano Ramos e responda:
“A mulher, de nome Sinhá Vitória, (vitória só no nome), a resmungar, nada consegue falar. Emite alguns sons guturais, sufocados pelos latidos da cachorra.”
Qual é o foco narrativo predominante no trecho fornecido?
QUESTÃO 2
Como o ponto de vista do narrador influencia a maneira como os eventos são apresentados na história?
QUESTÃO 3
Se você assumisse o papel de um escritor, em qual perspectiva contaria uma história, primeira ou terceira pessoa? Justifique.
QUESTÃO 4
Assinale a alternativa que apresenta uma característica do foco narrativo em primeira pessoa
(A) está fora da história, utilizando pronomes como “ele”, “ela” e “eles”.
(B) tem acesso aos pensamentos e sentimentos das personagens.
(C) a narrativa é contada por um personagem que participa da história.
(D) permite ao leitor uma visão mais ampla dos eventos.
QUESTÃO 5
De acordo com a teoria literatura o foco narrativo é
(A) uma estratégia linguística que nem sempre envolve toda a trama.
(B) uma estratégia linguística que muitas vezes envolve toda a trama.
(C) uma estratégia linguística que sempre envolve toda a trama.
(D) uma estratégia fictícia que muitas vezes envolve toda a trama.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0522) Compreender e analisar as características relacionadas à construção composicional de diferentes gêneros textuais/discursivos dos quatro campos de atuação, considerando a situação comunicativa |
Referências: | BECHARA, FÁVERO, Leonor Lopes Coesão e Coerência Textuais. 9ª edição, São Paulo: Ática, 2002. KOCH, Ingedore G. V. Desvendando os Segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002. ELIAS, Vanda M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto, 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2007. |