You are currently viewing Língua Portuguesa – Fato, opinião e crítica

Língua Portuguesa – Fato, opinião e crítica

Olá! Esta aula de Língua Portuguesa é destinada a estudantes da 7ª Série da Eaja.

Temática – Língua Portuguesa – Fato, opinião e crítica. Disponível em: <pixabay.com/pt/photos>. Acesso em: 09 de Dezembro de 2021.

A aula de hoje abordará a distinção significativa entre fato e opinião. Sabemos que muitas vezes a notícia gera polêmicas e discussões, mas é muito importante separar o fato das opiniões que o cercam. Afinal a notícia tem um compromisso com a verdade e a imparcialidade, no entanto as opiniões devem ser respeitadas como senso democrático e não podem ser vistas como uma extensão do fato.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – Língua Portuguesa – Fato, opinião e crítica

LÍNGUA PORTUGUESA | 7ª SÉRIE | Eaja | PROF.ª: REGINA

Fato, opinião e crítica

Hoje, iremos estudar o gênero jornalístico e seus desdobramentos em fato, opinião e crítica, vamos compreender a diferença entre  opinião e crítica. Sabemos que muitas vezes um fato pode gerar polêmicas e discussões, mas até que ponto podemos opinar ou criticar sobre um fato? Bom, antes de mais nada o fato não se discute pois é imutável enquanto a opinião sim, deve ser discutida. Observe agora as diferenças:

FATO

Fato é algo determinado como um acontecimento, e portanto, pode ser comprovado, com registros  ou  documentos, números ou dados. O fato é uma ocorrência que não será alterada, aquilo que acontece e não poderá ser revertido.

OPINIÃO

A opinião é uma consideração, um ponto de vista a respeito de um determinado fato. Ela não é, portanto, um acontecimento. Trata-se de um julgamento pessoal, de um pensamento em relação a algo, é uma maneira de avaliar e pensar sobre o fato, e por mais adequada que seja uma opinião ela não é capaz de mudar o fato.

CRÍTICA

A crítica é fazer uma análise, salientar as qualidade e/ou os defeitos de algo ou de alguém, que porventura esteja envolvidos no fato, muitas vezes sua expressão pode caminhar para um senso de valor, podendo ser construtiva ou destrutiva.

Considere agora alguns fatos atuais que modificaram a opinião das pessoas: As queimadas nas florestas brasileiras, a crise econômica diante da pandemia de Covid 19, o aumento dos combustíveis e fontes de energia, a crise hídrica. Após considerar tais fatos, imagine agora as inúmeras opiniões sobre cada fato, não será difícil perceber que cada fato pode gerar controvérsias, mas nenhum fato poderá ser revertido ou alterado, será mantido com seus dados e contexto.

Diante das definições sobre fato, opinião e crítica: vamos refletir apenas sobre a opinião e considere que emitir opinião ou opiniões sobre um fato envolve mais que liberdade de expressão; envolve a responsabilidade sobre o que se diz, pois uma opinião pode desencadear inúmeros erros quanto o assunto é um juízo de valor, por essa razão é bom limitar um distanciamento entre o fato e suas possíveis opiniões.

Tomando como exemplo distinto entre fato e opinião, vamos abordar a notícia, o texto jornalístico em sua essência deve ser neutro, o principal objetivo de uma notícia é informar o leitor de fatos ocorridos da forma mais imparcial possível, e o jornalista não deve emitir suas opiniões nesse tipo de texto, relatando apenas o ocorrido.

A prioridade do texto jornalístico é seu compromisso com a verdade. Por isso, desde o título, é preciso deixar claro o imediatismo do assunto: a objetividade do fato deve ser o alvo da notícia.

Muitos jornais ou revistas para darem maior credibilidade às suas notícias publicadas, mantém semanalmente ou mesmo diariamente uma coluna destinada a críticas ou opiniões de seus leitores é claro que em alguns editoriais os jornalistas também podem emitir suas considerações, mas é válido lembrar que mesmo em divergência opiniões e críticas jamais poderam alterar o fato e suas consequências.

Atividades

Questão 01 – Você costuma checar as fontes sobre as opiniões direcionadas em jornais e revistas? Muitas fontes são válidas, outras não são confiáveis. Troque ideias com seus amigos e familiares sobre a origem das fontes, podem ser de jornalismo escrito ou televisivo.

Questão 02 – Pensando no papel da notícia e no seu compromisso com a verdade. Comente uma notícia que tenha gerado muitas opiniões, pode ser uma notícia corriqueira ou impactante, lembre-se de citar a data e o local da notícia.


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJALP0705) Discernir fato e opinião em textos jornalísticos.
(EAJALP0627) Realizar procedimentos de leitura (antecipação, inferência, checagem).
Referências:Notícia ou opinião, disponível em https://www.dicionarioinformal.com.br/diferenca-entre/not%C3%ADcia/opini%C3%A3o/ acessado em 06/12/2021