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Língua Portuguesa – Fake News e a investigação

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


FAKE NEWS

 Nos últimos anos a expressão de origem inglesa Fake news ganhou força e notoriedade, também conhecida  como notícias falsas, as Fake news tomaram o gosto popular, pois qualquer pessoa pode produzir ou fabricar uma notícia falsa e causar um grande estrago social. De forma espontânea ler uma fake news é como ler uma mentira, seus dados não tem validade e suas informações são fruto de grandiosa especulação.   Alguns historiadores comentam que esse hábito de espalhar notícias falsas já existe há muito tempo. E algumas difamações já destruíram impérios e assassinaram inocentes. Portanto as fake news são um veneno mortífero diante do povo. O conceito de Pós-verdade foi  usado pela primeira vez pelo dramaturgo sérvio-americano Steve Tesich, em 1992. Foi empregado para se referir a  fatos objetivos que têm menos influência em moldar a opinião pública, portanto é mais fácil crer em histórias inventadas do que em dados reais pautados pela credibilidade da ciência. No ano de 2016 o termo ganhou popularidade com as eleições presidenciais nos EUA.  Neste ano, inúmeros conteúdos falsos foram disparados e de uma forma geral favoreceram a eleição do ex-presidente Donald Trump. As Fake News, em sua maioria, também são parte da estratégia das equipes especializadas nesse serviço, e os contratantes deste serviço mentiroso investem caro no sigilo evitando pistas e dificultando a investigação.

Como combater as fake news?

O primeiro passo é  buscar fontes de notícias com maior credibilidade, que estejam vinculadas geralmente por grandes portais de notícias, embora outros portais menores também estejam construindo um excelente jornalismo e possuam grande confiança. Checagem das fontes e dados é fundamental para sanar qualquer equívoco ou conteúdo enganoso.


RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Sabendo que as fake  news é um conteúdo nocivo, fruto da desinformação. Comente aqui suas experiências com as notícias falsas. Você já foi vítima de um conteúdo falso? Como você reagiu após a descoberta desta informação enganosa?

QUESTÃO 2

Durante a pandemia de Covid 19, muitas notícias falsas foram disparadas, em especial sobre o uso de medicamentos ou remédios caseiros. Em sua opinião, o que mais fortaleceu este tipo de conteúdo:  o período de isolamento ou as redes sociais?

Fonte: Flickr. Disponível em: < https://www.flickr.com/photos/agenciasenado/48649531416>. Acesso em: 20 de junho de 2022.

QUESTÃO 3

As fake news são extremamente prejudiciais para a educação e para a ciência. Com base nesta afirmação, responda: Por que as pessoas compartilham fake news?

Fonte: Ccnull.de. Disponível em: <https://ccnull.de/foto/fake-news-under-magnifying-glass/1084705>. Acesso em: 20 de junho de 2022.

QUESTÃO 4

No ano de 2016 o termo fake news ganhou popularidade com:

(A) as eleições presidenciais na Alemanha

(B) as eleições presidenciais nos EUA

(C) as eleições presidenciais no Brasil

(D) as eleições presidenciais na Argentina

QUESTÃO 5

Entre os tipos de tipos de fake news, aquele que apresenta informações enganosas sobre uma pessoa ou assunto, é conhecido como:

(A) Conteúdo manipulado

(B) Conteúdo fabricado

(C) Conteúdo enganoso

(D) Falsa conexão  


SAIBA MAIS

Com a intenção de abordar o assunto: fake news e a investigação , assista ao vídeo que menciona algumas situações curiosas que envolvem as fake news e a verdade dos fatos.

Canal regina cácia “Fake news e a investigação”. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=WAeuvGcTErg>. Acesso em: 20 jun 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-6a-serie/


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0518) Ler para estudar, divertir-se, informar-se, instruir-se, emocionar-se; passar o tempo; recitar; compartilhar informações; apreciar; vivenciar diferentes situações de leitura
 
(EJALP0521) Identificar elementos que indicam a veracidade ou a imprecisão do fato pesquisado
  Referencial teórico BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Da ciência ao mercado, a informação em tempo  real. Tese de doutorado. UNB, p.38, 1999.

CARVALHO, Luís Grandinetti. Liberdade de Informação e o Direito Difuso À  Informação Verdadeira. Renovar: 1997.

BOBBIO, Norberto. A era dos Direitos. Turim, Itália: 1992. Trad. Carlos Nelson  Coutinho. São Paulo: Ed. Campus, 1990.