You are currently viewing Língua Portuguesa – Estrutura do texto poético

Língua Portuguesa – Estrutura do texto poético

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


FONTE: Pixabay.com. Disponível em: https://pixabay.com/pt/illustrations/menina-lendo-livro-menina-com-livro-982623/ Acesso em 20/09/2023.

ESTRUTURA DO TEXTO POÉTICO

O texto poético é uma das formas escritas mais originais do mundo, e não é à toa que por muitos anos a poesia e a música andaram juntas e durante o período medieval, época em que se consagraram as cantigas. Mas com o passar do tempo a poesia seguiu sua proposta literária sem depender dos sons dos instrumentos musicais, no entanto basta recitar alguns versos para sentir a entonação e a musicalidade presente nas palavras.

Atualmente a estrutura de um texto poético pode variar muito, pois a poesia é uma forma de expressão artística que oferece grande liberdade criativa, porém existem algumas características comuns que muitas vezes são encontradas em textos poéticos. Observe agora alguns elementos fundamentais da estrutura de um texto poético:

Versos

  Cada linha do poema é chamada de verso. Os versos podem ter uma variedade de comprimentos e ritmos, e não há uma regra fixa sobre o número de sílabas em cada verso.

Estrofes

   A maioria dos poemas é dividida em estrofes, que são grupos de versos. As estrofes podem ter diferentes números de versos e podem seguir padrões variados.

Ritmo e Métrica

   A métrica se refere ao padrão de ritmo que os versos seguem. Alguns poemas têm um ritmo regular, enquanto outros têm um ritmo mais livre. A métrica é a medida de cada verso, formando assim sua metrificação.

Rima

   A rima é a repetição de sons no final das palavras. Os poemas podem ter uma variedade de esquemas de rima, alguns podem apresentar rimas alternadas e outros podem apresentar rimas emparelhadas ou mesmo intercaladas. No entanto é válido lembrar que certos poemas também podem não ter rima alguma (rima livre).

Tema e Mensagem

   Um poema pode tratar de uma ampla gama de temas, desde emoções e sentimentos pessoais até reflexões sobre a natureza, sociedade e a condição humana. O poeta utiliza as palavras de forma criativa para transmitir uma mensagem ou provocar uma resposta emocional no leitor.

Título

   O título muitas vezes fornece uma pista sobre o conteúdo ou tema do poema. Às vezes, o título pode ser diretamente relacionado ao texto, enquanto em outros casos pode ser mais enigmático. Lembrando que o título não é visto como parte necessária, tendo em vista que muitos poemas não apresentam títulos.

  Considerando a importância de cada estrutura que compõe um texto poético é importante lembrar que a poesia é uma forma de arte, e os poetas têm liberdade para experimentar e inovar com as estruturas. Não existem regras que um poema deva seguir, e muitas vezes a beleza está na originalidade e na capacidade do poeta de transmitir emoção e significado de maneira única.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Escolha um objeto comum (como uma maçã, uma cadeira, uma vela ou mesmo um pertence pessoal) e escreva um poema que o descreva de uma maneira que revele emoções ou pensamentos mais profundos. Lembre-se, a poesia é uma forma de arte   criativa, e não há respostas “certas” ou “erradas”. Você poderá fazer uso de rimas e musicalidade ou apenas versos livres.

QUESTÃO 2

Avaliando a estrutura poética, seja de uma música ou de um poema, como podemos definir a métrica e o ritmo de um texto poético?

QUESTÃO 3

Revisando os conceitos sobre as estruturas poéticas, o que caracteriza um poema livre?

(A) O uso de estrofes e versos estruturados.

(B) A ausência de rima e métrica regulares.

(C) A presença de metáforas em cada linha.

(D) O uso exclusivo de palavras difíceis de entender

QUESTÃO 4

Qual termo refere-se ao padrão de ritmo em um poema?

(A) Métrica

(B) Rima

(C) Estrofe

(C) Aliteração

QUESTÃO 5

A rima é um recurso estilístico muito comum nos textos poéticos, aponte a alternativa que melhor define o seu conceito:

(A) A rima é a repetição de sons no final das palavras.

(B) A rima é a repetição de vogais no final das palavras.

(C) A rima é a repetição de consoantes no final das palavras.

(D) A rima é a repetição de semivogais no final das palavras.


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJALP0425) Compreender a organização de ideias e sua divisão em parágrafos, objetivando a coerência do texto
Referências bibliográficas:CULLER, J. Teoria Literária: uma introdução. São Paulo: Beca, 2001.  

CUNHA, H. P. Os gêneros literários. In: Portela, E. Teoria Literária. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976, p.93-131.  

D’ONOFRIO, S. O texto literário: teoria e aplicação/ Salvatore D’onofrio. São Paulo:Duas Cidades, 1983