You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – ESTRATÉGIA DE LEITURA: ANTECIPAÇÃO

LÍNGUA PORTUGUESA – ESTRATÉGIA DE LEITURA: ANTECIPAÇÃO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Acervo pessoal Ana Cristina Diniz – imagem gerada por Midjourney

ESTRATÉGIA DE LEITURA: ANTECIPAÇÃO

PARA MELHOR COMPREENDER E INTERPRETAR OS TEXTOS QUE LEMOS, PODEMOS USAR AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA. A ANTECIPAÇÃO É UMA DELAS.

A ESTRATÉGIA DE LEITURA ANTECIPAÇÃO DIZ RESPEITO À CAPACIDADE DO LEITOR DE UTILIZAR SEUS CONHECIMENTOS, INFORMAÇÕES, PALAVRAS JÁ CONHECIDAS E AS SUAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS, PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO DO TEXTO QUE SERÁ LIDO.

USAR A ANTECIPAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE LEITURA PERMITE AO LEITOR ORGANIZAR O PENSAMENTO E CRIAR EXPECTATIVAS A RESPEITO DO QUE PODERÁ ENCONTRAR NO TEXTO QUE VAI LER. SÃO ESSAS EXPECTATIVAS QUE TE DEIXAM ENVOLVIDO NA LEITURA E TAMBÉM COM VONTADE DE CHEGAR AO FINAL DO TEXTO, DA HISTÓRIA. ELA PERMITE AINDA QUE O LEITOR DÊ SENTIDO E ATRIBUA SIGNIFICADO À LEITURA.

POR FIM, AO UTILIZAR A ESTRATÉGIA ANTECIPAÇÃO, VOCÊ SE TORNA MAIS ATIVO E ENGAJADO NA ATIVIDADE DE LEITURA. E ISSO É MUITO IMPORTANTE PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA.


QUESTÃO 1

QUAL É O OBJETIVO DA ESTRATÉGIA DE LEITURA CHAMADA “ANTECIPAÇÃO”?

A) AUXILIAR NA COMPREENSÃO DO TEXTO QUE SERÁ LIDO.

B) IDENTIFICAR PALAVRAS DESCONHECIDAS.

C) MEMORIZAR DETALHES IRRELEVANTES.

D) IGNORAR A LEITURA DO TEXTO.


QUESTÃO 2

OBSERVE A CAPA DO LIVRO “QUANTO TEMPO AINDA TENHO?” DE ANA DINIZ. AS INFORMAÇÕES VISUAIS E O TÍTULO DO LIVRO PODEM TE AJUDAR A ANTECIPAR O QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NA OBRA? COMO SE CHAMA ESSA ESTRATÉGIA DE LEITURA?

FONTE:https://www.canva.com/design/DAFknG8Qndw/7k5gLbm0iju0Nm8HZTjRkg/edit?analyticsCorrelationId=51e8a3ed-330f-442f-aebb-cdc507ca8089

QUESTÃO 3

EM NOSSO DIA-A-DIA, PERCEBEMOS A PRESENÇA DE DIFERENTES TIPOS DE MATERIAIS: NATURAIS (SÃO ENCONTRADOS NA NATUREZA, SEM A INTERVENÇÃO HUMANA: PEDRA E MADEIRA), MANUFATURADOS (SÃO PRODUZIDOS A PARTIR DE PROCESSOS INDUSTRIAIS OU TÉCNICAS HUMANAS: VIDRO, PLÁSTICO, ENTRE OUTROS) E OS MATERIAIS COMPOSTOS (SÃO COMPOSTOS POR DIFERENTES MATERIAIS COMBINADOS PARA OBTER AS PROPRIEDADES DESEJADAS: CONCRETO, CERÂMICA)

QUAIS SÃO OS TIPOS DE MATERIAIS MENCIONADOS NO TEXTO?

A) NATURAIS, SINTÉTICOS E RECICLÁVEIS.

B) ORGÂNICOS, INORGÂNICOS E BIODEGRADÁVEIS.

C) NATURAIS, MANUFATURADOS E COMPOSTOS.

D) METÁLICOS, LÍQUIDOS E GASOSOS.


QUESTÃO 4

POR QUE É IMPORTANTE USAR A ESTRATÉGIA DE LEITURA ANTECIPAÇÃO?

A) PARA IDENTIFICAR PALAVRAS DESCONHECIDAS.

B) PARA IGNORAR A LEITURA DO TEXTO.

C) PARA SE TORNAR MAIS ATIVO E ENGAJADO NA LEITURA.

D) PARA MEMORIZAR DETALHES IRRELEVANTES.


QUESTÃO 5

OS MATERIAIS MANUFATURADOS SÃO PRODUZIDOS A PARTIR DE PROCESSOS INDUSTRIAIS OU TÉCNICAS HUMANAS. SÃO EXEMPLOS DE MATERIAIS MANUFATURADOS: VIDRO, PLÁSTICO E TECIDO SINTÉTICO.

PENSANDO SOBRE A ESCRITA DAS PALAVRAS…

IDENTIFIQUE TRÊS PALAVRAS RELACIONADAS AOS MATERIAIS MENCIONADOS. SEPARE CADA PALAVRA EM SÍLABAS E, EM SEGUIDA, LISTE OS FONEMAS (SONS) PRESENTES EM CADA SÍLABA DAS PALAVRAS SELECIONADAS.

AUTORIA:ANA CRISTINA PEREIRA DINIZ
FORMAÇÃO:PEDAGOGIA
COMPONENTES CURRICULARES:LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:(EJALP0113) Desenvolver antecipações de hipóteses textuais, com base em conhecimentos prévios, informações implícitas ou suposições
(EJALP0154) Compreender a consciência de palavras, sílabas e fonêmica em situações significativas
(EJACI0105) Identificar e diferenciar as características dos diferentes materiais que compõem objetos de uso cotidiano
REFERÊNCIAS:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiânia. Documento Curricular EJA – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022